terça-feira, 2 de junho de 2020

Lista: 30 músicas do Skank para escutar (Parte 1)

Foi em meados de 1991, na cidade mineira de Belo Horizonte, que Samuel Rosa de Alvarenga (voz, guitarra, violão), Antonio Henrique Rocha Portugal (voz, teclado, violão, guitarra), Marco Aurelio Moreira Zanetti, mais conhecido como Lelo Zanetti (voz e contra-baixo) e Haroldo Júlio Ferretti de Souza (bateria), formaram a banda Skank. Tendo o nome do grupo inspirado em uma canção de Bob Marley chamada "Easy Skanking", a banda também tinha um acompanhamento de metais que inicialmente contava com João Vianna (trompete) e Chico Amaral (Saxofone). Inclusive, Chico Amaral é muito importante para a banda, pois ele é quem dividi grande parte das composições da banda até hoje, ao lado de Samuel Rosa, e eventualmente participa de alguns shows com a banda. Seu primeiro álbum de 1992 foi lançado de forma independente, mas logo em seguida assinaram com uma gravadora e sua fama só cresceu no meio dos anos 90 para cá. Seus primeiros álbuns são bem mais focados nos estilos jamaicanos (Reggae, Ska, Dancehall), mas a partir do começo dos anos 2000, a banda foi mudando um pouco sua sonoridade para algo mais Pop Rock, Rock Alternativo, mas sem deixar suas raízes no reggae. Em shows, eles ainda contam com os músicos Doca Rolim (guitarra, violão, voz), Vinicius Augustus (saxofone), Paulo Marcio (Trompete) e Pedro Aristides (trombone). Recentemente, a banda anuncio que estará entrando em um hiato, sem previsão de retorno, mas que irá fazer uma turne de despedida no ano de 2020. E com isso, venho aqui volta com a serie de 30 músicas para escutar, em homenagem ao Skank que é uma banda que pessoalmente gosto muito é uma das minhas favoritas.
Caso queira vez mais desses posts, fica aqui o link para outras listas que fiz seguindo esse mesmo formato:
30 músicas dos Titãs para escutar (Parte 1)
30 músicas dos Titãs para escutar (Parte 2)
30 músicas dos Beatles para escutar (Parte 1)
30 músicas dos Beatles para escutar (Parte 2)
Agora vamos para o post da vez e aprecie cada música selecionada por mim.

In(Dig)Nação
Álbum: Skank (1992)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
O primeiro álbum da banda, foi lançado de forma independente em Outubro de 1992, com uma tiragem única de 3 mil copias. Já em Fevereiro de 1993, a banda assinou com a Sony Music e em Abril daquele mesmo ano, relançaram o álbum; tendo uma vendagem de 250 mil copias. Repleto de canções no genero Ska e Reggae, uma das primeiras canções que destaco, é "In(Dig)Nação". Com uma letra bem politizada, essa canção foi um dos primeiros sucessos da banda; tanto que ela foi usada pelos caras-pintas durante diversas manifestações ao Impeachment do presidente Fernando Collor. A canção fez parte da setlist do MTV Ao Vivo de 2001, que comemorava os 10 anos da banda, e do mais recente projeto da banda chamado "Os Tres Primeiros", onde eles revisitam algumas canções dos 3 primeiros álbuns. Durante o Rock in Rio 2017, a banda tocou essa canção, como uma forma de protesto ao então governo de Michel Temer.




Tanto (I Want You)
Álbum: Skank (1992)
Compositor: Bob Dylan - Versão em português: Chico Amaral
"Tanto" é uma versão feita por Chico Amaral para a canção "I Want You" de Bob Dylan, lançado originalmente no álbum Blonde on Blonde de 1966. De uma Folk Rock, a banda deu seu toque mais reggae para a nova versão da canção. Apesar de achar essa versão boa, eu particularmente gosto mais do novo arranjo dado a canção presente nos álbuns MTV Ao Vivo de 2001 e Multishow Ao Vivo de 2010. A canção se fez presente também no projeto "Os Tres Primeiros", com seu arranjo original do primeiro álbum.






Jackie Tequila
Álbum: Calango (1994)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
O segundo álbum da banda foi lançado em Outubro de 1994 e foi responsável por trazer fama ao Skank, vendendo cerca de 1,2 milhões de copias e rendeu certificado de diamante. Neste álbum, está presente grandes sucessos da banda e que são recorrentes em suas setlists dos shows. Uma dessas canções, é "Jackie Tequila", que segundo foi contado nos extras do DVD MTV Ao Vivo de 2001; a canção surgiu depois que Chico Amaral havia assistindo um filme adulto, onde a protagonista tinha um nome parecido com a personagem da canção. Inspirado nisso e numa melodia que Samuel havia feito, ele escreve a letra deste grande sucesso da banda. Uma curiosidade, é que essa é a única canção da banda, na qual Samuel Rosa canta sem tocar nenhum instrumento nos shows.




Te Ver
Álbum: Calango (1994)
Compositores: Samuel Rosa, Lelo Zanetti, Chico Amaral
Outro grande sucesso da banda, "Te ver" é uma baladinha reggae simples, com uma letra bem poética e romântica. Presente até hoje nos shows da banda, foi a primeira música na qual o baixista Lelo teve contribuição na letra. A canção esteve presença na novela "Carinha de Anjo" exibida no SBT entre 2016 e 2018.




Pacato Cidadão
Álbum: Calango (1994)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
Ultima faixa do álbum, "Pacato Cidadão" é uma critica as pessoas que vivem suas vidas, sem nenhuma preocupação e muito conformadas; fingindo viver numa utopia, sem se questionarem. A canção fez bastante sucesso e foi parar na trilha sonora da novela "A Proxima Vitima", exibida na Globo em 1995. A canção teve uma busca alta em meados de 2019, após um comentário de uma pessoa no Instagran de Samuel Rosa, confundindo o nome da música, chamando-a de "Macaco Cidadão".




É Uma Partida de Futebol
Álbum: O Samba Poconé (1996)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
O álbum "O Samba Poconé", foi responsável por tornar o Skank uma das maiores banda do Brasil e alcançar um grande sucesso internacional. O álbum vendeu perto das 2 milhões de unidades; nele a banda começou a misturar mais generos musicais com seu já clássico reggae e contém grandes clássicos da banda. Abrindo o álbum, temos a canção "É Uma Partida de Futebol", uma composição feita entre Samuel Rosa e Nando Reis (na epoca, ainda nos Titãs). A ideia da parceria, surgiu quando as duas bandas se encontraram no campeonato de músicos da MTV, o Rockgol. A canção fala da paixão pelo futebol e todas as nuances e jargões futebolísticos. A canção se tornou um grande hit e um dos carros chefes do álbum; tão popular, que entrou no disco oficial da Copa do Mundo FIFA de 1998. O videoclipe desta canção, foi gravada durante uma partida do Campeonato Mineiro, entre Cruzeiro e Atletico-MG (sendo que Samuel e Henrique são cruzeirense, e Haroldo e Lelo são atlticanos). Com esse clipe, a banda ganhou o premio de Melhor Clipe Pop, Melhor Edição e Escolha da Audiência no MTV VMB de 1997. E essa foi uma das primeiras de tantas parcerias que Samuel Rosa e Nando Reis tiveram.




Garota Nacional
Álbum: O Samba Poconé (1996)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
Outra canção que impulsionou o sucesso da banda e do álbum, foi "Garota Nacional"; um grande hit importante para a banda e nunca falta nos seus shows. A canção chamava tanto atenção, que diversos artistas e bandas queria saber como foi feito o sampler da batida da música, que era muito interessante. O sucesso da canção foi tão grande, que a banda gravou uma versão dele em espanhol, focado para o mercado musical de países com essa língua e ela ficou em primeiro lugar na Espanha; tanto com sua versão em espanhol, quanto com a versão em português. Com esta canção, o Skank ganhou os premios de Clipe Pop e Escolha da Audiência no VMB de 1996. Seu clipe chamava atenção por ter a participação de algumas atrizes que estavam em ascensão na época, além de mostrar algumas cenas de nudez explicita. A canção ficou tão famosa, que foi a unica canção brasileira a fazer parte de um box comemorativo de 100 anos da Sony Music.




Resposta
Álbum: Siderado (1998)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
Com o álbum "Siderado", a banda começou a fazer uma transição do seu estilo musical; ainda seguindo com o reggae, mas começando a entrar num mix de Pop Rock com Rock Alternativo. O álbum foi lançado em 1998 e foi o primeiro de uma banda brasileira a ser mixado nos estudios Abbey Road, da famosa e clássica banda The Beatles. A primeira canção em destaque e que demonstra essa mudança da banda, é "Resposta". A segunda canção feita entre parceria de Samuel e Nando, ela foi escrita por Nando Reis inspirado no termino de seu namoro com Marisa Monte. A canção é uma das primeiras da banda que tem uma levada de violão e iniciou as baladinhas românticas que a banda faria dali pra frente. Alguns anos depois, Nando Reis gravaria essa canção no álbum "Infernal", lançado em 2001.




Mandrake e os Cubanos
Álbum: Siderado (1998)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
Apesar de ser mais tão presente assim nos seus shows, "Madrake e os cubanos" também é uma excelente canção da banda. Com uma letra bem diferente e um ritmo bem anime (mais puxado para o Funk Music), o que chama atenção é seu clipe bem engraçado que teve como protagonista o baterista Haroldo Ferretti interpretando diversos personagens. Esse clipe rendeu a banda o premio de Melhor Clipe Pop e Clipe do Ano no VMB de 1999. A canção este presente na trilha sonora da "Malhação" durante as temporadas de 1999 e 2000. Alguns acabaram reparando uma certa semelhança dessa canção com a "Coming Up" de Paul McCartney lançada em 1980.




Saideira
Álbum: Siderado (1998)
Compositores: Samuel Rosa, Rodrigo F. Leão)
Ultima canção do álbum, "Saideira" foi a primeira parceria que Samuel Rosa teve com o compositor e instrumentista Rodrigo F. Leão. Além de ser realmente ser a "saideira do álbum", ela é uma canção que descreve aquele momento no final do dia, depois de uma longa jornada de trabalho, se juntar no bar com os amigos e jogar conversa a fora, enquanto esquece os problemas da vida. A música se tornou um grande sucesso, uma das mais animadas da banda e sempre presente em seus shows; seu clipe ganhou melhor Direção de Arte no VMB de 1999. Em 2014, o guitarrista mexicano Carlos Santana convidou Samuel Rosa para gravar uma versão de "Saideira" no seu disco "Corazón".






Balada do Amor Inabalável
Álbum: Maquinarama (2000)
Compositores: Samuel Rosa, Fawcett
A gradual mudança de estilo da banda, agora ficou bem mais perceptível com este álbum; com "Maquinarama" a banda deixou de lado o reggae do começo da carreira e partiu para uma mistura de Pop Rock, Rock Alternativo e baladinhas rock, deixando até de lado os acompanhamentos de metais das músicas. Começando, nós temos "Balada do Amor Inabalavel", composição de Samuel Rosa em parceria com o musico, escritor e dramaturgo carioca Fausto Fawcett. A muito tempo, Samuel queria fazer uma musica em parceria com Fausto, mas nunca consiga uma brecha; até que próximo das gravações desse álbum, Fausto mandou uma letra para Samuel musicar. Sendo Samuel, essa a canção mais carioca que uma banda mineira poderia ter feito. A canção foi um grande sucesso, sempre presente nos shows, ganhou videoclipe e foi trilha sonora da novela "Laços de Família" exibida na Globo entre 2000 e 2001.




Canção Noturna
Álbum: Maquinarama (2000)
Compositores: Lelo Zanetti, Chico Amaral
Pode até não ser um dos grandes sucessos da banda, mas "Canção Noturna" é uma balada rock muito bonito e teve uma certo sucesso razoável e vez ou outra está presente no setlist da banda. Um pouco depois do lançamento dessa álbum, a banda disse que até tinha ideias de levar essa música as rádios, como um single, dentre as principais musicas de trabalho do álbum, e até pensaram em fazer um clipe dela, pois sabiam que haviam muitos fãs dessa canção. No fim das contas, outras músicas do álbum acabaram tendo mais atenção na divulgação desse trabalho. Esta é outra canção na qual o baixista Lelo é creditado na composição e uma das poucas na qual Samuel não participou da composição.




Rebelião
Álbum: Maquinarama (2000)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
Apesar de não ser uma canção muito lembrado pelos fãs e pouco presente atualmente nos shows da banda, "Rebelião" chama atenção por ser umas das canções do Skank mais pesada que fizeram. Ele é bem Rock n Roll, num estilo Hard Rock, tendo em sua temática alguns criticas sociais, tendo como tema base o abandono de crianças no país e a violência pratica na Febem. Para essa música, a banda contou com a participação do guitarrista da banda brasileira de Heavy Metal Sepultura, Andreas Kisser.


Ali
Álbum: Maquinarama (2000)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
Como ultimo destaque deste álbum, "Ali" é a penultima canção do "Maquinarama" e mais uma composição da parceria entre Samuel Rosa e Nando Reis. Mais uma balada rock romântica, bem ao estilo da banda; essa era uma canção que eu não ligava muitos, mas depois de estuda-la diversas vezes e diversas versões da música, eu criei bastante gosto pela música. Não é o maior sucesso da banda, mas volta e meia está presente no setlist dos seus shows.




Acima do Sol
Álbum: MTV Ao Vivo (2001)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
Para fecharmos essa primeira parte, chegamos ao álbum MTV Ao Vivo, onde a banda gravou um show na cidade de Ouro Preto, MG, nos dias 7 e 8 de Julho de 2001 para comemorar os 10 anos da banda. Todo o setlist foi escolhido pelos fãs através de votação no site da banda; sendo assim, o DVD ficou com 25 músicas, enquanto o CD tem 17 faixas. Dentre diversos sucessos da banda, há 2 músicas inéditas: "Estare Prendido En Tus Dedos" (uma versão em espanhol da canção "Wrapped Around Your Finger" da banda The Police, que foi gravada para um álbum tributo a banda) e "Acima do Sol". E essa ultima citada que incluo nessa lista; uma canção que segundo a banda, mistura as duas épocas do Skank: o inicio mais puxado para o Reggae e o atual momento mais Pop Rock. Segundo Chico Amaral, a letra foi pensada em um amigo que precisava valorizar mais mulher que vivia com ele. Por causa dessa temática de valorizar mais as mulheres, a canção foi escolhida em 2019 para uma campanha para o dia internacional da mulher. A canção se tornou bem popular e este presente na trilha sonora da novela "As Filhas da Mãe" exibida na Globo entre 2001 e 2002.




Com isso, nós terminamos a primeira parte deste post; fiquem no aguardo que em breve teremos a segunda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário