terça-feira, 24 de agosto de 2021

Especial Super Nintendo: 30 jogos para se conhecer (Parte 2)

No post de hoje, continuamos a lista dos 30 jogos de Super Nintendo para se conhecer, comemorando os 30 anos de lançamento do console no ocidente.
Links relacionados:

Final Fantasy 6



Final Fantasy
é uma das series de games mais conhecidas e longevas da historia. Produzida e distribuída pela Square Enix (inicialmente chamada Square Soft), essa serie se tornou sinônimo dos RPGs japoneses; teve seu primeiro jogo lançado em 1987 e está no seu 15º numerado principal, sem falar de diversos spin-off. No SNES, um dos títulos da serie que mais chamou a atenção e é considerado um dos melhores da serie, é Final Fantasy 6; lançado em 2 de Abril de 1994 no Japão e 11 de Outubro de 1994 na América do Norte. Se passando em um mundo fantástico que mistura magia com uma tecnologia equivalente da Segunda Revolução Industrial, a historia se foca num grupo de rebeldes que procuram derrubar uma ditadura imperial. Durante uma guerra ocorrida a mil anos atrás, os deuses concederam poderes e magias para seres humanos que acabaram sendo conhecidos como Espers. Ao fim dessa guerra, os Espers se isolaram do resto da humanidade em um mundo próprio, e assim a magia foi abolida e os seres humanos voltaram a usar a tecnologia ao seu favor. O imperador desse mundo, juntamente com seus generais, estavam tentando ressuscitar a magia, sugando o poder dos Espers; durante uma invasão a esse mundo, o imperador encontra Terra (protagonista desse jogo), que é filha de uma humana com um Esper. Ela foi capturada e mantida sobre os olhos do império, sendo treinada para lutar ao lado deles. Durante uma missão, ela se liberta desse domínio e se junta aos rebeldes para acabar com todo o mal que esse império tem feito, principalmente todas as atrocidades que o general Kefka (principal antagonista) fez durante anos. O jogo possui 14 personagens jogáveis, cada um tendo uma classe e habilidades distintas; a party principal para as batalhas é formada por 4 personagens e podem ser trocados a qualquer momento do jogo. Apenas 2 personagens podem usar magia com naturalidade, mas os outros personagens aprendem a usar magia usando um item chamado Magicite. Esse item são restos cristalizados dos Espers e podem ser equipados pelos membros da equipe para aprender magias e fazer invocações de monstros. As batalhas rodam num sistema chamado chamado Active Time Battle, no qual todos os envolvidos na batalha esperam um tempo para atacar ou realizar uma ação. Durante a batalha, o jogador tem em suas opções atacar, usar item, usar magia ou usar habilidade única. Ao fim do combate, os personagens ganham experiência, dinheiro e as vezes itens deixados pelos inimigos derrotados. Na América do Norte, o jogo recebeu a numeração 3 em seu lançamento, pois os títulos Final Fantasy 3 e 5 não foram lançados fora do Japão. Depois de muitos anos e vários relançamentos, este titulo foi oficializado com o numero 6 em todo mundo. Muito aclamado pela critica e fãs, o jogo vendeu no SNES cerca de 3,42 milhões de copias, recebeu diversos relançamentos e está constantemente em diversas listas de melhores jogos de todos os tempos, melhores RPGs e melhores FF da serie.

Super Street Fighter 2: The New Challengers



O primeiro Street Fighter foi lançado nos arcades em Agosto de 1987 pela Capcom, mas acabou passando meio batido sendo pouco lembrado hoje em dia. Já em 1991, a Capcom lançou Street Fighter 2: The World Warrior nos arcades e se transformou num dos jogos mais influentes de todos. Com esse jogo, os jogos de luta se popularizaram e ajudou a ditar vários aspectos e inspirou diversos jogos que saíram futuramente. Seu port para SNES foi lançado em Junho de 1992 e ajudou a alavancar as vendas do console. Diversas atualizações do jogo foram lançadas para arcades e alguma dessas foram portadas para SNES, e uma das ultimas delas foi Super Street Fighter 2: The New Challengers; lançado em 24 de Junho de 1994 no Japão, 18 de Julho na América do Norte e 24 de Agosto de 1994 na Europa. Nesta versão, o jogo recebeu diversas melhorias como balanceamento de personagens, adições de novos golpes, uma nova sequencia de abertura, novos modos, novas opções de cores para os personagens e adição de personagens. Além dos 12 personagens já vindo das outras versões (Ryu, Ken, Chun-li, Guile, Blanka, Dhalsim, Zangief, Honda, Balrog, Vega, Sagat e Bison), foram adicionados Cammy, T.Hawk, Fei Long e Dee Jay. Apesar dessas adições, o modo single player continuou com 12 oponentes, sendo os 8 iniciais aleatórios, seguido pelos 4 chefes (Balrog, Vega, Sagat e Bison). O jogo foi bem elogiado, sendo um dos jogos mais populares e jogado na época de seu lançamento. O jogo ainda recebeu uma ultima atualização chamada Super Street Fighter 2 Turbo, mas essa versão não chegou a ser lançada para SNES.

EarthBound (Mother 2)



O primeiro Mother foi lançado para Famicon em Julho de 1989, exclusivamente no Japão; desenvolvido pela Creatures Inc. (na época conhecida como Ape) e distribuído pela Nintendo. É um RPG feito aos moldes de jogos como Dragon Quest, mas com o diferencial de que ao invés de um mundo fantástico, ele se passa num cenário contemporâneo a sua época. O jogo até que chegou a ter um processo de tradução e adaptação para o inglês, mas foi abortado por ser considerado inviável na época. Já para o SNES, a Ape contou com a parceria da HAL Laboratory para desenvolver o Mother 2, lançado no dia 27 de Agosto de 1994. Ao contrario do primeiro jogo, esse recebeu uma localização para a América do Norte lançada no dia 5 de Junho de 1995; mas para não causar confusão com o fato de ser uma continuação de um jogo que não foi lançado nessa região, seu nome foi mudado para EarthBound. A historia se passa na cidade de Onett, onde vivi o protagonista Ness, um garoto normal que durante uma noite, ouve um barulho de um meteorito caindo nas redondezas do bairro. Ele descobre que um inseto chamado Buzz Buzz venho do futuro para impedir uma força alienígena chamada Giygas, de espalhar o mal e governar o mundo. Para isso, Ness deve buscar por oito santuários, coletar suas melodias para poder deter essa força. Durante sua jornada, Ness conta com a ajuda de sua amiga Paula, Jeff que estava em um internato e acabou recebendo um pedido de ajuda de Paula, e Poo um monge que acabará de passar por um treinamento para ajuda-los em sua jornada. O jogo tem muitas características próprias, como o fato de se passar num cenário contemporâneo e seus itens e armas serem coisas do cotidiano; como um taco de beisebol, oi-oi, panela e coisas do tipo. Os inimigos começam com coisas familiares, como corvos, cães, insetos, pessoas; e vai para coisas surreais como placas, veículos, coisas abstratas e alienígenas mandados por Giygas. No primeiro jogo, os encontros eram aleatórios, nesse os inimigos aparecem na tela e pode ser evitados ou não. Se você avança no inimigo pelas costas, você tem prioridade no primeiro ataque, e ele tem prioridade se ele te ataca pelas costas. Caso o inimigo tenho um nível muito abaixo que a do jogador, automaticamente a batalha é vencida, sem o menu de batalha. Para salvar o jogo, é utilizado o telefone no jogo, onde Ness entra em contato com seu pai, que também é responsável pode mandar dinheiro para ele. O dinheiro que ele manda, depende da quantidade de inimigos e experiência que ganhou nas batalhas. Para sacar esse dinheiro, é necessário acessar caixas eletrônicos encontrados nas cidade. O jogo é cheio de piadas, referencias a cultura pop e muitas quebras da quarta parede, falando diretamente com o jogador. No Japão, o jogo teve uma boa vendagem, mas nos Estados Unidos o jogo não teve uma boa recepção. Muito disso, venho de seu marketing, que vinha com coisas como: "Esse jogo fede". Sem falar que teve muitas criticas a respeito de seus gráficos e do desinteresse das pessoas por esse tipo de jogo. Muito tempo depois, o jogo foi revisitado pelas pessoas, e ele acabo se tornando um titulo cult, sendo considerado um dos melhores e mais criativos jogos de SNES. Até mesmo seu cartucho acabou super valorizando e sendo um dos jogos mais caros de se conseguir originalmente. Uma das coisas que ajudaram, foi o fato do personagem Ness estar presente no jogo Super Smash Bros de N64. O jogo depois teve uma continuação chamada Mother 3, lançado para GBA em 2006, mas até hoje não recebeu uma versão oficial em inglês para o ocidente.

Chrono Trigger



Desenvolvido e distribuído pela Square, Chrono Trigger é um RPG lançado em 11 de Março de 1995 no Japão e em 22 de Agosto de 1995 na América do Norte. O jogo se passa num mundo semelhante a Terra, no ano de 1000 AD, tendo como protagonista o garoto Chrono. Ele e seus amigos acabam viajando por diferentes eras do tempo e descobrem um futuro pós-apocalíptico, onde um ser alienígena chamado Lavos havia causado uma destruição. Essa criatura caiu no planeta ainda nos primórdios da civilização, e ficou escondida absorvendo DNA e energia dos seres vivos, até atacar o planeta por volta de 1999. Agora, Chrono, seus amigos e aliados encontrados durante essas viagens, devem arranjar um jeito de evitar a destruição do mundo pelas mãos de Lavos. Além de Chrono, o jogador conta com Lucca (amiga de Chrono e uma gênia da mecânica, Marle (a princesa de Guardia) Robo (uma maquina que venho de 2300 AD, com personalidade quase humana), Ayla (líder de uma tribo oriundo de 65.000.000 BC), Frog (um cavaleiro de 600 AD, que foi transformado em um sapo antropomórfico) e Magus (um ser que venho ainda criança do período 12000 BC para 600 AD e começa a historia como inimigo e depois se junta a equipe). O jogo é conhecido por ter o chamado "Time dos sonhos", pois contou com Hironobu Sakaguchi (produtor da serie Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da serie Dragon Quest) e Akira Toriyama (mangaka famoso por Dragon Ball e Dr. Slump). A gameplay é uma versão melhorada do Active Time Battle presente da serie Final Fantasy: o jogador forma uma equipe com 3 personagens, cada um com suas próprias habilidades e armas, sendo possível criar combinações de técnicas que variam dependendo dos membros da equipe. Ao contrario de Final Fantasy, os encontros não são randômicos, geralmente os inimigos ficam visíveis na tela e até podem ser evitados algumas vezes. Uma coisa que chamava a atenção, era o fato dos seus múltiplos finais, contendo ao todo 12 finais únicos. Chrono Trigger tornou-se um grande sucesso, vendendo cerca de 2,65 milhões de copias e sendo o terceiro jogo mais vendido de 1995. Se tornou referencia no universos dos games, sendo muito elogiado por todos os seus aspectos: historia, gameplay, gráficos, trilha sonora, fator de replay. Constantemente, Chrono Trigger figura na lista dos melhores jogos já feitos e dos melhores RPG já criados.

Mighty Morphin Power Ranger The Movie



Baseado nos Super Sentai japoneses, a serie Power Ranger perdura até hoje, sendo um grande sucesso. Com o grande sucesso, o primeiro filme foi lançado em 1995, baseado nas primeiras temporadas da serie e desse filme foi feito um jogo lançado para as plataformas SNES, Gameboy, Mega Drive e Game Gear. A versão de SNES foi produzida pela Natsume Co. Ltd. e distribuída pela Bandai, nem tem registro da data certa de lançamento, mas deve ter sido próximo ao lançamento do filme em Junho de 1995. O jogo é um Beat em Up, onde jogador escolhe entre os 6 Rangers: Rocky (vermelho), Billy (azul), Adam (preto), Kimberly (rosa), Aisha (amarela) e Tommy (branco). Contendo 7 estágios, alguns são inspirados no próprio filme, outros são inspirados em alguns episódios da temporada do seriado e alguns são originais para o jogo. Ao começo de cada fase, o jogador começa com o personagem sem estar transformado, conforme vai avançando, vai pegando itens em forma de raio que vai enchendo uma barra na tela. Assim que essa barra fica cheio, o personagem pode fazer sua transformação para Ranger; caso não se transforme durante a fase, ao chegar no chefe ele se transforma automaticamente. Após transformado, quando a barra volta a ficar cheia, isso dá a possibilidade do personagem das golpes com sua arma (que são mais fortes) e usar uma habilidade especial que causa um dano grande a ponto de derrotar vários inimigos ao mesmo tempo. Cada personagem, tem sua própria arma e habilidade especial e usar esse especial consome por completo a barra. Apesar de algumas criticas o chamarem de medíocre, algumas criticas elogiaram sua gameplay, gráficos e multiplayer, considerando um bom jogo para os fãs da serie.

Castlevania: Dracula X



Desenvolvido e distribuído pela Konima, Castlevania: Dracula X foi lançado em 21 de Junho de 1995 no Japão, Setembro de 1995 na América do Norte e 22 de Fevereiro de 1996 na Europa. Um side-scrolling 2D, ele é uma conversão de Castlevania: Rondo of Blood, lançado para PC Engine em 1993, exclusivamente no Japão. O jogo se passa na Transilvânia medieval, centenas de anos depois do lendário Simon Belmont derrotar Conde Drácula e o aprisiona-lo, que deveria ser por toda a eternidade. Só que pessoas mal-intencionadas acabaram restaurando Drácula a sua forma antiga, e agora quer buscar vingança contra os atuais membros da família Belmont. Agora Ritcher Belmont deve usar a arma passada de  geração em geração pela família, o Vampire Killer, para ir até o castelo do Drácula e por um fim em tudo. Apesar de compartilhar o enredo de Rondo of Blood, ele apresenta fases redesenhadas, alguns caminhos alternativos removidos, um estilo visual diferente e não ter a possibilidade de jogar com Maria. As criticas foram mistas, pelo fato da comparação com o Rondo of Blood. Muitas criticas envolvem o gráfico inferior, coisas cortadas da versão original, gameplay pouco inovador e pouca originalidade. Sendo revisitado anos depois, muitas criticas referiram como um dos melhores Castlevanias ao estilo clássico, mas com uma inteligência artificial fraca e designer de fases mediano. Esse foi o ultimo jogo da serie lançado para SNES, sendo relançando em algumas coletâneas e disponibilizado em serviços onlines de alguns consoles.

Yoshi's Island



Desenvolvido e distribuído pela Nintendo, Super Mario World 2: Yoshi's Island foi lançado em 5 de Agosto de 1995 no Japão, 5 de Outubro de 1995 na América do Norte e 5 de Fevereiro de 1996 na Europa. Um jogo side-scrolling 2D, é uma prequela de Super Mario World e é o primeiro jogo mais focado no personagem Yoshi, com Mario ainda bebe. Quando Mario e Luigi estava sendo levados pela cegonha, foram atacados por capangas do mago Kamek; Luigi e a cegonha foram levados para o castelo de Baby Bowser, enquanto Mario caiu em uma ilha cheia de Yoshis. Eles se juntam para levar Baby Mario até o Baby Luigi, resgata-lo juntamente a cegonha, derrotar Kamek e Baby Bowser, para que a cegonha leve os bebes em segurança para sua casa. A primeira coisa que chama atenção nesse jogo, é seu estilo gráfico que lembra pinturas feitas em giz e aquarela, desenhado a mão. Inicialmente, a Nintendo queria um jogo do Yoshi com gráficos pré-renderizados ao estilo de Donkey Kong Country, mas Shigeru Miyamoto queria um estilo diferente, e depois de muita insistência ele conseguiu fazer o jogo da maneira que queria. Apesar de ser um jogo da franquia Mario, ele tem muitas características próprios, como o fato de não ter tempo limite para terminar as fases, que dava a possibilidade de explorar mais os cenários. As habilidades de Yoshi que diferencia de Mario, como poder engolir inimigos e transforma-los em ovos, para atirar nos inimigos ou em coisas do cenário. Graças ao microchip Super FX 2 presente no cartucho, foi possível fazer os gráficos e efeitos visuais que o jogo possui. O jogo foi um sucesso instantâneo, sendo muito elogiado pela sua gameplay inovadora e intuitiva e seus belos gráficos bem trabalhados. O jogo vendeu cerca de 4,12 milhões de copias, recebeu diversos ports e deu origem a uma subsérie dentro da serie Mario. Se quiser saber mais sobre este jogo, aqui tem um link para uma matéria especial no blog.

Killer Instinct



Killer Instinct
é um jogo de luta 2D produzido pela Rare e distribuído pela Midway inicialmente nos Arcades em Outubro de 1994. O jogo chamava até por seus gráficos pré-renderizados bastante detalhados, cenários com um efeito de paralaxe e 3D, movimentação de personagens que foi feito com captura de movimento e um elenco com 11 personagens diversos e únicos. Tendo uma atmosfera bastante inspirada em Mortal Kombat, o enredo conta sobre um futuro distopico, onde grandes corporações controlam o mundo. Uma dessas corporações que se sobressai é a Ultratech, organiza um torneio televisionado chamado Killer Instinct, onde diversos lutadores participam e a Ultratech se aproveita para testar diversos experimentos que a corporação faz. O jogo contia mecânicas únicas e inovadoras, como algumas sequencias de combos automáticas, o Combo Breaker (onde o jogador interrompe um combo do adversário), o Ultra Combo (uma maneira de finalizar o personagem com uma sequencia de golpes longos, ultrapassando 20 golpes) e finalizações parecidas com os Fatalities de MK. Fazendo uma parceria com a Nintendo, inicialmente o jogo receberia uma conversão para o N64 (na época ainda chamado de Ultra 64), mas devido o adiamento do lançamento do console, o jogo foi convertido para SNES. O lançamento para o console, foi feito em 30 de Agosto de 1995 na América do Norte e 21 de Setembro de 1995 na Europa. Devido as limitações do console, muitas coisas foram alteradas no jogo; como alguns efeitos gráficos e se utilizando do Mode 7 do console, downgrade nos gráficos, efeitos sonoros e trilha sonora, sprites menores dos personagens e cenários redesenhados. Para o lançamento no SNES,  cartucho vinha com uma cor preta e as primeiras unidades venham com um CD contendo a trilha sonora completa do jogo. O jogo foi um sucesso comercial, apesar de sua versão de SNES ser um pouco inferior ao de Arcade, ele foi bastante elogiado; rivalizando com lançamentos como Mortal Kombat 3. Ele ainda recebeu uma versão para Gameboy, mas foi duramente criticado por suas limitações. A serie ainda teve uma continuação em 1996, chamada Killer Instinct 2 nos arcades e uma conversão para N64 chamada Killer Instinct Gold. E durante muitos anos sem um jogo novo, em 2013 foi lançado um novo Killer Instinct exclusivo para Xbox One, desenvolvido pela Double Helix Games e Iron Galaxy Studios, que continha uma versão clássica do primeiro jogo.

International Super Star Soccer Deluxe



Desenvolvido e distribuído pela Konami, International Super Star Soccer Deluxe foi lançado para SNES em 22 de Setembro de 1995 no Japão, Novembro de 1995 na América do Norte e 25 de Janeiro de 1996 na Europa. Um jogo de futebol, sendo uma atualização de Super Star Soccer, lançado um ano antes. Contendo 36 seleções, o jogo conta com diversos modos de jogo: modo amistoso para partidas rápidas com a CPU ou outro jogador, cobranças de pênalti, um modo Copa do Mundo indo desde as eliminatórias até a Copa em si, um modo de Liga onde todos as seleções competem entre si, modo de treino e um modo cenário onde um jogo histórico está em andamento e o jogador deve virar o placar a seu favor. Como a Konami não conseguiu licenciar os nomes oficiais dos jogadores, todos eles tem nomes fictícios e aparecias inspiradas em jogadores reais. Um desses que se destacou muito (principalmente no Brasil), foi o jogador Allejo, que foi modelado em cima da aparência do atacante brasileiro Bebeto. Ele era um jogador habilidoso no jogo, fazendo ótimas jogadas e fazendo muitos gols; era considerado um dos melhores jogadores do game e virou um fenômeno entre os brasileiros fãs de futebol. O jogo foi muito bem elogiado pela critica, que apesar de fazer comparações com o concorrente FIFA Soccer, era considerado um jogo bom e divertido. No Brasil, ficou muito conhecida versão alternativas não-licenciadas com times brasileiros; as mais conhecidas são Super Campeonato Brasileiro e Ronaldinho Soccer 96.

Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest



Numa parceria com a Rare, a Nintendo queria trazer de volta o personagem Donkey Kong, que estava a mais de 10 anos sem receber um jogo. Nessa parceria, nasceu a trilogia Country para SNES, que se tornou um grande sucesso. A serie chamava a atenção pelos seus gráficos, que eram feitos em CGI pré-renderizada em 3D e depois transformava-os em sprites 2D, dando um alto grau realismo e detalhismo  para o jogo. Fora sua trilha sonora incrível, que foi feito pelo compositor David Wise, programadas no próprio chip sonoro do cartucho. Dos 3 jogos, o que mais se destacou foi o segundo jogo, Diddy's King Quest; que foi lançado em 21 de Novembro de 1995 no Japão, 1 de Dezembro de 1995 na América do Norte e 14 de Novembro de 1995 na Europa. Após Donkey Kong derrotar King K. Rool e recuperar seu estoque de bananas, ele estava relaxando na ilha dos Kongs, quando os capangas de K. Rool chegam e o sequestram, levando para a Crocodile Isle. Agora, Diddy Kong e sua namorada Dixie Kong devem ir até essa ilha, derrotar os capangas de K. Rool e resgatar Donkey Kong. Jogando com Diddy e Dixie, o jogador passa por 47 níveis diferentes, em 8 mundos variados, com um chefe no final de cada. Diddy corre mais rápido e é mais ágil, enquanto Dixie pula mais alto e usa seu cabelo rabo de cavalo para planar. Além disso, eles conta com a ajuda de animais para serem montados, como o rinoceronte Rambi, o peixe-espada Enguarde, a cobra Rattly, a aranha Squitter, o papagaio Squawks e muitos outros. A sequencia foi projetada para ser mais desafiadora, devido as reclamações de jogadores mais experientes que acharam o jogo anterior pouco desafiador. Além disso, as fases foram melhor trabalhadas, colocando mais bônus e áreas secretas, para incentivar mais a exploração e fator replay do jogo. A trilha sonora continuo a surpreender e agradar o publico, com destaque para a canção "Stickerbush Symphony", que tocava em fases cheias de vinhas e galhos espinhentos. O jogo foi bastante aclamado, sendo elogiado em vários aspectos; teve uma vendagem de aproximadamente de 4,37 milhões de copias, sendo o segundo jogo mais vendido de 1995. Ele ainda recebeu uma conversão para GameBoy Advance e disponibilizado nas lojas online da Nintendo em vários consoles futuros.

The Magical Quest 3 Starring Mickey & Donald



Numa parceria com a Disney, a Capcom produziu diversos jogos com as IPs da empresa. Além dos jogos Aladdin e Goof Troop (já citados na publicação anterior), a Capcom também produziu a serie The Magical Quest; um jogo de plataforma 2D, tendo como principal protagonista Mickey Mouse. O primeiro jogo da serie foi lançado no final de 1995 e se tornou um grande sucesso, rendendo no total 3 jogos. Ultimo jogo, chamado The Magical Quest 3 Starring Michey & Donald foi lançado no Japão no dia 8 de Dezembro de 1995, e ficou sendo exclusivo naquela região, até ser relançado no GBA em 2003 na América do Norte e 2005 na Europa. Especulasse que o jogo não saiu fora do Japão para o SNES, pelo fato de o lançamento do N64 estava próximo e o foco estava maior no novo console da Nintendo. Enquanto no primeiro jogo, Mickey era o único personagem controlável, e no segundo tínhamos ele e Minnie; neste aqui temos Mickey e Donald como os personagens principais. No enredo, os sobrinho de Donald são capturados pelo Rei Pete e levados para dentro de um livro de contos de fadas; então Donald e Mickey vão ao seu resgate e derrotar o Rei, com a ajuda de uma fada que venho desse livro. Contendo 7 fases e 2 chefes por cada fase (tirando exceções de algumas fases que tem 1 chefe), durante a jornada os personagens ganham roupas que dão habilidades diferentes para cada um. Desde uma armadura com uma lança para Mickey e um barril com um martelo para Donald, até uma roupa de magico para Mickey e uma lâmpada magica para Donald. Apesar da versão de SNES nunca ter recebido uma localização para fora do pais, hoje em dia é possível achar roms de emulador traduzidas para o inglês e outras línguas.

Mrs. Pac-Man



O primeiro jogo de Pac-Man foi lançado em 1980 para arcades. Desenvolvido e distribuído pela Namco, o jogador controlo o personagem Pac-Man, que deve comer todas as pastilhas que aparecem num labirinto e evitar ser pego por 4 fantasmas que estão presentes no cenário. Com uma dificuldade progressiva, o jogo se popularizou e ganhou diversas ports e versões para diversos consoles. Também tiveram diversos spin-off com outros personagens e outros estilos de jogo; um desses, foi Mrs. Pac-Man, que se tratava de um jogo com a esposa do Pac-Man. Sua primeira versão foi lançada para arcades em 1982, mas não era produzindo pela Namco, e sim pela Midway. O jogo também foi bem elogiado, chegando até a ser considerado melhor que o Pac-Man original, devido a muitas melhorias e novidades que essa versão apresentava. A versão para SNES, foi produzida pela Digital Eclipse e foi publicada pela Williams na América do Norte em Setembro de 1996 e pela THQ na Europa em Março de 1997. Além de jogar com Mrs. Pac-Man, o jogador também pode jogar com Pac-Man e tem opção de multiplayer para 2 jogadores. É possível escolher por diversos estilos de progressão do jogo; desde de cenários iguais que só mudam a dificuldade e alguns detalhes, até cenários que mudam seu tamanho, forma e cores. Hoje em dia, a personagem é de propriedade da Bandai Namco.

Ultimate Mortal Kombat 3



Se tratando de uma atualização para MK3 lançado em Abril de 1995 nos Arcades, Ultimate Mortal Kombat 3 foi produzindo e distribuído pela Midway, inicialmente nos Arcades em Novembro de 1995. Esse versão trazia diversas melhorias em sua gameplay e acréscimo de personagens, cenários, golpes e extras. Seu enredo continua o mesmo que o do original, só com alguns acréscimos de informações e dos novos personagens na historia. Após ser derrota no MK2, Shao Kahn decide quebrar as regras dos Elder Gods e decidi invadir a Terra para conquista-la. Para isso, ele revive a Rainha Sindel na Terra, para poder atravessar entre as dimensões para resgata-la e com isso, consegui assimilar um pouco de Outworld a Terra. Isso faz com que muitas catástrofes aconteçam e diversas pessoas na Terra morram; com isso, o Deus da Terra, Raiden, precisa reunir os remanescentes para lutar contra Shao Kahn e seu exercito para que tudo volte ao normal. Essa atualização, venho muito por causa das criticas dos fãs que não gostaram no elenco inicial do jogo, que tinha muitos personagens novos sem carisma e falta de alguns personagens que os fãs gostaram. De personagens selecionáveis, tivemos o acréscimo de Jade, Kitana, Reptile e Scorpion. Ainda tem 3 personagens desbloqueáveis via Kombat Kode: Sub-Zero Classico, Mileena e Ermac. Outros 2 personagens não era selecionáveis, mas era possível jogar contra eles: Rain e Noob Saibot. Novos modos foram colocados, como luta de 2 contra 2, um modo torneio com 8 personagens e o tesouro do Shao Kahn, onde dependendo da escolha do jogador, poderá ver o final do personagem, fazer uma luta especial ou ver uma demonstração de todas as finalizações. A versão de SNES foi lançada em Junho de 1996 na América de Norte e Novembro de 1996 na Europa; desenvolvido pela Avalanche Software e distribuído pela Williams Entertainment. Devido as limitações do console, alguns cortes e modificações foram feitas nessa versão. A personagem Sheeva foi cortada dessa versão, mas todos os personagens secretos estão habilitados para serem selecionados, Rain e Noob Saibot tem seus próprios golpes, mas não possuem nenhuma finalização. Os Animalities foram retirados, mas foi incluído os Brutalities, finalização onde o vencedor faz vários combos seguidos, até o adversário explodir de tantos socos e chutes dados. O narrador não pronuncia o nome dos personagens,  alguns Fatalities foram alterados e o Tesouro do Shao Kahn possui 10 opções de escolha, sendo que do arcade tem 12. Apesar dessas mudanças e cortes, o jogo teve uma boa recepção, mas para a produtora as vendas das versões de SNES e Mega Drive foram decepcionantes, devido ao atraso do lançamento dessas versões.

Pinocchio



Pinocchio
é uma animação feita pela Disney e lançada originalmente em 1940. A animação se inspirada na clássica fabula do velho carpinteiro Geppetto, que logo após esculpir um boneco de madeira (no estilo marionete), ele deseja que esse boneco fosse um menino de verdade. O boneco ganha vida (ainda sendo um boneco) com a magia de uma fade, e ela diz que se ele se provar corajoso, sincero e generoso, se tornará um menino de verdade. Ao desenrolar da historia, Pinocchio tenta ir para escola, mas acaba desviando seu caminho e indo parar num show, se apresenta e sendo aplaudido. Depois disso, ele ainda vai para numa ilha, onde diversas crianças malcriadas vão parar e acabam se transformando em burros. Ao escapar, ele acaba descobrindo que Geppetto foi engolindo por uma baleia enquanto navegava procurando por ele. Pinocchio vai até as profundezas do mar e consegui encontrar a baleia que o engoliu e com muito esforço e coragem consegue resgata-lo e ao final de tudo, finalmente consegue se tornar um menino de verdade. Um jogo de plataforma 2D foi produzido pela Virgin Interactive Entertainment e distribuído pela Nintendo em Outubro de 1996 na América do Norte e em Dezembro de 1996 na Europa. É um tipo jogo de plataforma 2D, com fazer inspiradas em diversos momentos do jogo; e entre as fases, usa paginas de um livro para contar a historia do filme. O jogo ainda recebeu versões para Mega Drive e Gameboy, tendo a versão de SNES sendo a mais elogiado pelos críticos.

Super Bomberman 5



Para terminarmos, vamos citar um jogo da serie Bomberman. Produzido e distribuído pela Hudson Soft, Super Bomberman 5 foi lançado em 28 de Fevereiro de 1996. Assim como seu antecessor, o jogo foi lançado oficialmente apenas em território japonês, e foi o ultima da serie lançado para SNES. Em seu enredo, um ser do mal chamado Imperador Terrorin, libertou diversos criminosos perigosos de suas prisões que ficavam em orbita do planeta. Com isso, o tempo e espaço fica distorcidos ,restando aos protagonistas terem que ir atrás dessas criminosos, derrota-los e trazer a paz de volta ao seu lar. No Normal Mode, o jogador passa por diversas fases, divididos em 5 zonas distintas. Cada zona, vem com fazes reaproveitadas dos jogos anteriores (Zona 1, do Super Bomberman; Zona 2, Super Bomberman 2, e assim por diante). Sendo que a Zona 5, é a única com fases totalmente novas. Quando a fase é concluída, alguns portais aparecem no cena, o portal azul leva a alguma fase anterior e o dourado leva para uma fase nova. Se concluído com 100%, habilita um modo plus, onde refaz todas as fases com algumas alterações e pode acumular 200%. Já o Battle Mode, é uma modo para um ou mais jogadores, onde até 5 personagens, deve batalhar entre si, até sobrar apenas um. São 9 personagens e 13 estágios disponíveis; além de um modo onde o jogador pode escolher quais itens estarão disponíveis no cenário e quais os itens os personagens já começam. Neste jogo, estão presentes os Louies, que são cangurus que podem ser achados em ovos e servirem de montaria para o personagem. Cada um tem uma habilidade diferentes: Gyarooi que pode chutar os blocos, Hanerooi que pode pular os blocos, Kerroi que pode chutar as bombas, Magicarroi que pode colocar múltiplas bombas ao mesmo tempo, Marroi que saia rolando rápido e Nagurroi que dava socos nos adversários para deixa-los atordoados por um tempo.

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