domingo, 9 de setembro de 2018

Lista: 30 musicas dos Beatles para escutar (Parte 1)


Formado inicialmente com o nome de The Quarrymen no ano de 1957 em Liverpool, e mudado em 1960 para o nome a qual ficou conhecido; The Beatles foi uma das bandas mais importantes da industrial musical, senão a mais importante de todas no mundo.
O que Jonh Winston Lennon ( vocal, guitarra, violão, piano, teclado, gaita), James Paul McCartney (vocal, baixo, piano, teclado, violão, guitarra), George Harrison (vocal, guitarra, violão, sitar) e Richard Starkey, vulgo Ringo Starr (bateria, percussão, vocal) fizeram na historia da musica, era inimaginável. Muitas coisas que hoje são comuns nesta industria e certas tendenciais, foram iniciadas e influenciadas diretamente pelos Beatles. Pra compensar o fato de não poder se apresentar em todos os lugares ao mesmo tempo; vídeos da banda, com uma determinada musica de fundo, era mandado para as emissoras de todo mundo. Nascia assim, o conceito do videoclipe, que se popularizou anos depois, com emissoras como a MTV. O disco Rubber Soul, foi o primeiro disco no qual, não vinha o nome do artista estampado na capa. A primeira banda a misturar o rock com outros ritmos musicais, como a musica indiana; fruto das peregrinações da banda para India. Também trazendo o misticismo como tema de suas canções. Como o show no Shea Stadium (estádio de beisebol em Nova York) em 1965, abrir a tendência de grandes shows realizados em grandes estádios esportivos. O disco Sgt. Peppers se tornou o primeiro álbum a vir com as letras das musicas em seu encarta; sendo também um dos primeiros álbum conceituais lançados (uma opera rock). A primeira banda a fazer uma carreira paralela nos cinemas com filmes e animações. Sem falar na revolução que fizeram, usando novos artifícios e tecnologias em suas gravações em estúdio. E também foi uma das primeiras bandas a se separar, curiosamente.

Com tamanha importância e tamanho talento; é lógico que canções memoráveis e importantes foram compostas e gravadas pela banda. Então, seguindo a mesma linha da lista que fiz anteriormente dos Titãs (que vocês podem conferir aqui e aqui); fazer o mesmo com os Beatles. Listarei 30 musicas (que serão divididas em dois posts) da banda, que devem ser ouvidas. Apesar da banda ter durado relativamente pouco tempo (10 anos para ser exato), eles tem muitas canções marcantes que precisam ter um pouco de atenção; mas eu irei listar as 30 que eu jugo serem essências para se conhecer a banda. E já fica a dica para correr atrás de toda a discográfica da banda, pra virar um Beatlemaniaco, como eu.
Obs: a maioria das musicas são creditadas como "Lennon/McCartney"; mesmo que a composição fosse de maior autoria de um, era sempre creditada aos dois.

I Saw Her Standing There
Álbum: Please Please Me (1963)
Compositores: Jonh Lennon, Paul McCartney

Começando justamente pela primeira musica, do primeiro álbum da banda, lançado em 22 de Março de 1963 na Inglaterra. "I Saw Her Standing There" (algo do tipo, "Eu a vi para lá"), foi inicialmente idealizada por Paul McCartney, originalmente chamada de "Seventeen". Paul havia pensado nas primeiras frases da musica enquanto dirigia, voltando de um dos shows da banda, e mesmo admitiu que o riff dessa canção, foi inspirada numa musica de Chuck Berry, chamada "I'm Talking  About You". A canção foi gravada no Abbey Road Studios (onde a banda gravou todos os seus álbuns), em 11 de Fevereiro de 1963, juntamente com as sessões de gravações do álbum "Please Please Me". A musica começa com a contagem "One-two-three-four!"; geralmente isso era cortado na edição final das gravações de qualquer musica, mas o produtor George Martin (responsável pela produção de quase todos os álbuns da banda), achou tão energético essa introdução que acabou deixando na versão final da canção.

Love Me Do
Álbum: Please Please Me (1963)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Oitava musica do álbum, e primeira do lado B do vinil; foi escrita por Paul entre os anos de 1958-59 em sua escola, e depois John venho a completar com algumas partes. Foi a primeira musica que os Beatles lançaram em single, juntamente com a musica "P.S. I Love You" como lado B, no dia 5 de Novembro de 1962. Atingiu a posição 17 das paradas de sucesso no Reino Unido e foi uma das principais musicas a alavancar a carreira da banda. Apesar de simples em sua letra e arranjos, a banda chegou a demorar quase quatro meses pra chegar a versão final, e quase não vou lançada. A banda chegou a gravar outra musica chamada "How Do You Do It", composta por Adam Faith e Mitch Murray. O produtor George Martin chegou a cogitar essa musica como principal single, por achar que a banda não tinha material próprio o suficiente para divulgação; mas ao perceber o quão excepcional a banda era, descartou esta musica. Mesmo assim, a gravação foi aproveitada e incluída no "Anthology 1" da banda, lançado muitos anos depois. Inicialmente, seria usado um solo de guitarra na musica, mas Martin sabendo que Lennon tocava gaita, sugeriu que o mesmo tocasse o instrumento no lugar da guitarra; e assim foi feito na musica.

Twist and Shout
Álbum: Please Please Me (1963)
Compositores: Phil Medley, Bert Russell

Ultima musica do álbum e ultima musica a ser gravada para o álbum. Com certeza, essa é uma das musicas mais conhecidas e populares da banda. Provavelmente, você já deve ter ouvido essa musica em alguma festa, com setlist de musicas clássicas dos anos 60 à 80. Ou até mesmo em algum filme ou serie por aí. Apesar disso, a musica originalmente não é de autoria dos Beatles; e foi a terceira versão oficial lançada desta musica. Originalmente ela foi gravada pela banda Top Notes em 1961, e depois pela banda The Isley Brothers em 1962. Foi se baseando nesta ultima versão, que os Beatles gravaram sua versão para o primeiro álbum em 1963. Uma curiosidade, é que Jonh Lennon estava gripado e muito desgastado com as gravações anteriores, mas mesmo assim, gravou os vocais do jeito que dava. Teve apenas dois takes dessa musica, mas só o primeiro foi usado; pois no segundo, Lennon não conseguiu gravar mais.

I Want to Hold Your Hand
Single lançado em Novembro de 1963
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Naquela época, e durante muitos anos; era comum bandas e artistas lançarem vinis compactos que continham de 2 a 4 musicas apenas. Era uma forma de divulgar as musicas da banda, antes de um álbum completo ser lançado. E os Beatles tem varias musicas que estiveram presente apenas nesses singles, e nunca foram lançados oficialmente em um álbum. Apenas em coletaneas futuras da banda. "I Want to Hold Your Hand" é uma dessas musicas. Essa musica, teve uma importância grande na carreira da banda, pois foi responsável por levar a fama da banda e a Beatlemania para os Estados Unidos. Lançado primeiro em 29 de Novembro de 1963; era lado A de um compacto com a musica "This Boy" do lado B. Com uma harmonia simples, é uma canção fala sobre uma declaração de amor; e teve seus primeiros versos e acordes feitos no piano, por McCartney. Como o sucesso da canção no Reino Unido; a musica foi lançada no dia 26 de Dezembro de 1963 na América do Norte, só que a musica escolhida para o lado B, foi "I Saw Her Standing There". Com esta musica, os Beatles foram a primeira banda britânica a estourar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos; e com isso fizeram uma turne pelo país, tocando até mesmo no Ed Sullivan Show (programa americano, de maior audiência na época), quebrando recordes de audiência. A banda também fez uma versão desta musica em alemão, com o nome de "Komm, Gib Mir Deine Hand", juntamente com a musica "She Loves You" (Sie Liebt Dich), que foi lançada em 21 de Maio de 1964. Essas foram as únicas musicas que os Beatles gravaram nesse idioma ou em qualquer outro que fosse, além do ingles.

A Hard Day's Night
Álbum: A Hard Day's Night (1964)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Terceiro álbum da banda (eu pulei o segundo álbum, "With  The Beatles", por não ter tantas musicas pra destacar), "A Hard Day's Night" além de canção e álbum, é também um filme protagonizado pela própria banda. A primeira empreitada deles no cinema, com um filme que ilustra o dia-a-dia dos integrantes da banda e a febre da Beatlemania no país. Com certeza, muitas pessoas já viram imagens desse clipe, que foram tiradas diretamente do filme: os integrantes da banda correndo pelas ruas da cidade, fugindo dos fãs enlouquecidos. A musica foi inicialmente idealizada por Lennon após uma frase que Ringo Starr disse depois de um dia exaustivo de trabalho com a banda. O próprio Ringo conta que algumas vezes eles passavam o dia todo em função de gravações, entrevistas e outras coisas; que nem viam o dia passar. Em um desses dias, Ringo virou para a banda e disse: "It's been a hard day...and i looked around and saw it was dark, so i said...night!" ("Foi um dia duro... e eu olhei ao redor e vi que estava escuro, então eu disse,... noite"). O primeiro acorde dessa musica, durante anos, deixou um ar de mistério; pois ninguém conseguia dizer exatamente qual era o verdadeiro acorde feito inicialmente. Apesar de muitas bandas terem feito cover dessa musica, cada uma tocava da sua maneira. Até que após muitos anos, o guitarrista canadense Randy Bachman foi até Londres falar diretamente com o filho de Georde Marte, Giles, que era responsável por cuidar de todas as fitas masters das gravações dos Beatles. E ao escutar as fitas de A Hard Day's Night, foi constatado que, na verdade, o acorde inicial se constituía da junção de 3 acordes feito por cada integrante: um Dsus4 (Ré maior acrescido da nota Sol) feito por John, um Fsus4 (Fá maior acrescido na nota Sol) feito por George numa guitarra de 12 cordas) e um Ré no contra-baixo tocado por Paul.

Can't Buy me Love
Album: A Hard Day's Night (1964)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Paul McCartney escreveu está musica, enquanto estava num hotel em Paris, durante uma turne dos Beatles. Tanto que a gravação desta musica começou ainda na França e foi concluída no Reino Unido. Lançado inicialmente em Março de 1964, num compacto junto com a canção "You Can't Do That" (que também está presente no álbum), foi a primeira musica cantada somente por Paul. A ideia dele, foi escrever uma musica, na qual ele diz que pode comprar tudo com dinheiro; menos amor. Foi a quarta musica dos Beatles a chegar no numero um das paradas da Inglaterra e o terceiro compacto a alcançar 1 milhão de vendas.

Help!
Álbum: Help! (1965)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Quinto álbum da banda (também pulei o quarto disco, "Beatles For Sale", pelo mesma razão do segundo álbum), foi lançado em 1965, juntamente com um filme de mesmo nome, também protagonizado pela banda. A musica em si, escrita por Lennon, é literalmente um pedido de ajuda do próprio Beatle. John estava se sentido muito estressado, pressionado e até um pouco frustrado com o excesso da fama dos Beatles. A musica que compos, foi praticamente um grito de "Socorro" de John. Anos mais tarde, ele considerou, uma das melhores musicas que compos e uma das poucas que fez com coração. Inicialmente, a canção se chamaria "Eight Arms To Hold You", e Paul ajudou John na composição. Foi uma das primeiras letras mais serias da banda, comparada com suas composições convencionais. Chegou a ser lançado num compacto, junto da musica "I'm Down".

Yesterday
Álbum: Help! (1965)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Talvez uma das principais musicas e maiores composições da banda. Para se ter noção disso, ela entrou no Guiness como a musica com mais regravações e execuções na historia: cerca de mil e seiscentas interpretações diferentes desta musica. Composta por McCartney, ele sonhou com está melodia, e ao acordar; foi até o piano e gravou a melodia para mostrar para alguns músicos. Ele estava desconfiado que aquela melodia já existia, e queria tirar as duvidas com amigos. Depois de ter certeza que não havia plagiado alguma composição já existente, ele tomou essa melodia, de sua própria autoria. E então, começou a compor a letra por cima desta melodia. A quem diga, que muito antes do álbum Help!, essa musica já existia, mas os outros integrantes e até mesmo o próprio produtor George Martin, davam atenção a ela. Os integrantes até faziam pouco causo, e apelidaram a musica como "Scrambled Eggs" (ovos fritos). Foi um longo tempo, até Paul chegar a composição final; com letra, melodia e nome. Ele terminou essa musica, enquanto estava com sua noiva, numa viagem de ferias em Lisboa, Portugal. Uma balada melódica, onde Paul foi o único Beatle a gravar a musica; com voz e violão, acompanhado de um quarteto de cordas. Foi uma das primeiras musicas experimentais dos Beatles e que se diferenciava de todo que eles haviam feito antes.

Norwegian Wood (This Bird Has Flow)
Álbum: Rubber Soul (1965)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Sexto álbum da banda, lançado em Dezembro de 1965. Aqui a banda já começou a experimentar mais com suas musicas, e escrever letras mais serias e poéticas. Dentre varias musicas muito boas que esse álbum contém, gostaria de destacar apenas uma: "Norwegian Wood (This Bird Has Flow)". Segunda musica do álbum, foi a primeira onde George Harrison tocou Sitar (instrumento de origem indiana) em uma canção dos Beatles. Naquela época, Harrison começou a se interessar na musica indiana, e resolveu comprar uma Sitar pra aprender a tocar. Quando decidiu gravar o instrumento nesta musica, ele ainda não sabia tocar direito; mas mesmo assim se arriscou. Escrita mais por parte de Lennon, a musica fala secretamente sobre um relacionamento extraconjugal que estava tendo, enquanto ainda estava casado com Cynthia Lennon. Também se inspirou em musicas de Bob Dylan para fazer a melodia. Essa musica acabou sendo bem revolucionaria, pela questão da influencia da musica indiana, e que abriu varios caminhos para banda experimentar em seus álbuns posteriores.

Day Tripper
Single lançado em Dezembro de 1965
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Canção lançada em 3 de Dezembro de 1965, como single junto com "We Can Work It Out". Pressionados para lançar algum single até o natal daquele ano; John trabalhou em boa parte da letra, enquanto Paul trabalhou nos versos dela. Ambas as musicas, foram gravadas durante as sessões de gravações do álbum "Rubber Soul". A musica tem um dos riffs de guitarra mais memoráveis e marcantes da banda e da historia da musica; um riffs que cola de primeira na cabeça. Muita gente já deve ter ouvido pelo menos uma vez. Diz que a musica faz uma referencia clara a uso de drogas; isso porque na mesma época, John e George haviam começado a usar acido e LSD. E a letra em si, faz referencias a viagens (tanto no sentido literal, quanto no sentido figurado da palavra).

Taxman
Álbum: Revolver (1966)
Compositores: George Harrison

Neste álbum, podemos perceber a evolução musical que a banda passou nos últimos anos. Os Beatles se arriscaram na experimentação; mostrando que vinham numa crescente de qualidade e inovação musical, mostrando um amadurecimento da banda. O álbum mostra uma diversidade de generos, experimentações de sons e efeitos, um ar maior de psicologia (influenciado pelo uso de drogas da banda) e também uma maior participação do guitarrista George Harrison nas composições. Como as maiorias das composições eram de Lennon/McCartney; George meio que ficava com suas composições de fora. Ele chegou a ter seu espaço, com gravações como "Don't Bother Me", "I Need You", "Think for Yourself". Só que ele tinha tantas musicas compostas que não puderam ser gravadas para os álbuns dos Beatles; que quando a banda acabou e ele se lançou em carreira solo, seu primeiro álbum foi um álbum triplo. Mas aqui no álbum "Revolver", ele conseguiu implacar 3 composições proprias; dentre elas: "Love You To", I Want To Tell You", e a que eu destaco aqui; "Taxman". Musica de abertura do álbum, George escreveu como uma critica aos altos impostos cobrados pelo governo britânico. Nos trechos em que ele canta "Mr. Wilson" e "Mr. Heath" ele se refere a Harold Wilson ( primeiro ministro ingles do partido trabalhista) e Edward Heath (líder da oposição do partido conservador) políticos da época. O que destaco desta musica, é a distorção usada na guitarra por George.

Eleanor Rigby
Álbum: Revolver (1966)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Segunda musica do álbum, composição feita mais por Paul McCartney. Tem uma letra e uma temática mais seria; falando da solidão. Assim como "Yesterday" foi gravada apenas por Paul, novamente acompanhado por arranjos orquestrados de cordas. Existe muita discussão sobre a verdadeira origem dessa musica. Pois, segundo Paul, "Eleanor Rigby" foi uma personagem fictícia que ele mesmo criou. Inicialmente, com o nome de "Miss Daisy Hawkins", acabou mudando inspirado na atriz que participou do filme Help!; Eleanor Bron. Só que no ano de 1984, foi descoberto um túmulo no cemitério de St Peter's, no subúrbio de Woolton, com o nome de Eleanor Rigby Whitfield. Coincidentemente, Paul e John passavam por esse cemitério algumas vezes, na época em que a banda começou. Então, começou a se criar a teoria de que a tal Eleanor da musica existia de verdade. Chegaram até, a leiloar a escrito desta pessoa que havia morrido, dizendo que foi a principal fonte de inspiração para musica dos Beatles. Apesar disso tudo, Paul sempre disse que Eleanor Rigby era uma personagem fictícia; o máximo que poderia ter acontecido, era dele ter ficado com o nome dessa lapide na cabeça, e involuntariamente ter colocado na musica. Outra curiosidade, é que em 1982 foi esculpida na cidade de Liverpool, uma estátua de uma senhora idosa, homenageando a musica. Isso, seria um símbolo de todas as pessoas  solitárias do mundo.

Yellow Submarine
Álbum: Revolver (1966)
Compositores: John Lennon, Paul McCartney

Sexta musica do álbum, foi lançado também como lado A de um single, juntamente com "Eleanor Rigby". Inicialmente escrita por Paul, ele idealizou a musica para ser simples e ter uma temática mais infantil. Uma canção que ilustraria um marujo, contando suas historias, enquanto navegava num submarino amarelo. Cantada pelo baterista Ringo, acompanhado por varios backing vocals e um grande numero de efeitos sonoros diversos. A musica foi pensada pra Ringo cantar; e os Beatles usaram de tudo quanto é coisa pra colocar de barulhos diversos na musica. Desde barulhos de copos batendo, Lennon fazendo bolhas num balde com agua, arrastar de correntes, sinos, uma banda de metais, latas, buzinas. A canção fez tanto sucesso, que em 1968, foi lançado uma animação de mesmo nome, protagonizada pelos próprios Beatles.

Tomorrow Never Knows
Álbum: Revolver (1966)
Compositores: John Lennon, e Paul McCartney

Apesar de ser a ultima musica do álbum, ela foi a primeira a ser gravada para o álbum. É uma canção, bem psicodelica e considerado uma espécie de avô da musica eletronica; por causa de seus loops, efeitos sonoros e batida rítmica feito por Ringo. Demorou bastante para chegar a versão final dessa musica, e também satisfazer os pedidos que Lennon fez referente aos técnicos de som da banda. Lennon nunca gostou muito da sua voz nas musicas. E para essa musica; John fez um dos pedidos mais peculiares de todos: que sua voz soasse como a do Dhalai Lama cantando no alto de uma montanha a quilómetros de distancia. (???) Os técnicos de som demoraram, mas acharam uma solução: gravar a voz dele, através de um auto-falante Leslie (uma caixa de madeira grande que contém um amplificador e dois conjuntos de auto-falantes rotativos para um Orgão Hammond). Com isso, foi possível fazer o efeito que está presente na canção. Isso foi gravado em cima da musica em looping, acompanhada de batidas fortes de Ringo na bateria. Tudo isso, deu ar bem diferente e psicadélico para musica.

E assim terminamos essa primeira parte. Na segunda parte, entraremos numa das melhores fases dos Beatles. Toda a inovação e revolução de álbuns como Sgt. Peppers, Magical Mistery Tour; mais experimentações musicais, e as ultimas musicas lançadas pela banda entre os anos de 1969-1970. Fiquem no aguardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário