quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Especial Super Nintendo: 30 jogos para se conhecer (Parte 1)

O Super Nintendo foi oficialmente lançado no dia 21 de Novembro de 1990 no Japão (com o nome de Super Famicom); mas na América, o console só chegou no dia 23 de Agosto de 1991. Para aproveitar os 30 anos de seu lançamento no ocidente, trago a vocês uma lista de 30 jogos (dividido em duas partes), do Super Nintendo para se conhecer. E caso queiram saber mais sobre a historia desse grande console, fica aqui um link para uma matéria especial do blog sobre seus 30 anos, com muitas curiosidades e historias.
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Super Mario World



Começamos pelo mais obvio, aquele que é sinônimo dos consoles da Nintendo e da própria empresa, Mario. Super Mario World foi desenvolvido e distribuído pela própria Nintendo e foi lançado juntamente com o console; 21 de Novembro de 1990 no Japão, 13 de Agosto de 1991 na América do Norte e 11 de Abril de 1992 na Europa. Um jogo plataforma 2D side-scrolling, onde os personagens Mario e Luigi devem atravessar a terra dos Yoshis para salvar seus moradores e a princesa Peach (na época, ainda chamada de Toadstool) do Bowser. Além da evolução gráfica, comparado aos jogos anteriores do Nintendinho, o jogo trouxe diversas novas mecânicas, inimigos e power-ups. Ao todo, são 72 fases, contendo 96 saídas no total, varias deles secretas e com possibilidade de repetir as fases quantas vezes quiser. Além dos clássico power-ups do cogumelo e da flor de fogo, temos dois novos: a peninha que dá ao Mario uma capa para voar e planar e um balão que incha o Mario e o faz flutuar por um certo tempo. E a principal novidade desde jogo são os Yoshis, uma montaria que pode ajudar o Mario por diversas fases. A ideia de uma montaria era planejada para o Mario desde os primeiros jogos, mas devido as limitações do hardware, isso só foi possível no jogo do Super Nintendo. O jogo, muitas vezes, era vendido em um bundle, juntamente com o console, tendo o jogo estampado na caixa do Super Nintendo. O jogo foi um best-seller do console, vendendo mais de 20 milhões de unidades e recebendo port futuros para outros consoles da Nintendo, como Gameboy Advance, Wii, Wii U e Nintendo Switch. Se quiser saber mais sobre o jogo, temos aqui uma matéria completa a respeito de Super Mario World.

F-Zero



Outro jogo que também estava disponível no lançamento do console, era F-Zero, um jogo de corrida futurista. Desenvolvido e distribuído pela Nintendo, o game foi lançado em 21 de Novembro de 1990 no Japão, 23 de Agosto de 1991 na América do Norte e em algum momento de 1992 na Europa. O jogo se passa em 2560, onde o contato com formas alienígenas deu origem a um rico mercado intergaláctico. O F-Zero foi uma competição  criada pelos magnatas da época que queriam criar um evento equiparável a Formula 1, mas em escala intergaláctica. O objetivo do jogador, é competir num Grand Prix, chegando nas primeiras posições a fim de não ser desqualificado. São 15 pistas divididas em 3 ligas, além de ter 3 níveis de dificuldades. As pistas possuem armadilhas, plataformas de turbo e pulo, além de uma área de reabastecimento de energia que fica próximo a linha de chagada. O jogador pode escolher entre 4 personagens, cada um com um carro distinto e características distintas. O jogo chamou a atenção, pelo modo que a Nintendo usava uma das funções do seu novo console, o Mode 7. Com essa tecnologia, o jogo conseguia proporcionar movimentações em 3D, usando sprites 2D. Com isso, o cenário de F-Zero rotacionava, dando uma maior imersão no jogo. F-Zero teve uma excelente recepção do publico e dos críticos, vendendo cerca de 2,85 milhões de copias e rendendo algumas sequencias futuramente. Hoje em dia, a franquia anda meio parada, com apenas um dos seus personagens principais, Captain Falcon, sendo um personagem recorrente na franquia Smash Bros.

The Legend of Zelda: A Link to the Past



Outra serie que uma grande marca da Nintendo, Legend of Zelda narra as aventuras de Link para salvar Hyrule e outros reinos que explora. A Link to the Past foi desenvolvido e distribuído pela Nintendo; lançado no dia 21 de Novembro de 1991 no Japão, 13 de Abril de 1992 na América do Norte e 24 de Setembro de 1992 na Europa. Sua historia é uma prequela dos dois jogos lançados para o Famicom, Link de salvar as setes donzelas descendentes dos antigos sábios (uma delas inclusive é a Princesa Zelda), evitar que a entidade Ganon escape do Mundo Sombrio e salvar o reino de Hyrule. Diferente do segundo jogo que era um side-scrolling, esse jogo optou por uma perspectiva isométrica, mais parecida com o primeiro jogo. Um jogo de ação e aventura, com elementos de RPG, Link deve explorar o vasto mapa de Hyrule e do Dark World, lutando contra diversas criaturas, adquirindo novas habilidades, armas e itens que o ajudaram a avançar por diversas dungeons. O jogo teve uma excelente recepção, se tornando um dos favoritos dos fãs da serie. Vendeu cerca de 4,61 milhões de unidades e recebeu ports futuros para GBA, Wii, Wii U, 3DS e disponibilizado no SNES Mini. Esse também é outro jogo que já abordei aqui no blog, se quiser saber mais, fica aqui o link.

Contra 3: The Alien Wars



Contra
é uma serie de games produzida e distribuída pela Konami, um Run and Gun que começou nos arcades e depois se popularizou nos consoles da Nintendo. Variando entre fases em rolagem horizontal e vertical, a sua fama se fez devido ao seu nível de dificuldade elevado, sendo considerado uma das series mais difíceis de se zerar. Contra 3: The Alien Wars foi lançado para SNES em 28 de Fevereiro de 1992 no Japão, 26 de Março de 1992 na América do Norte e 12 de Setembro de 1992 na Europa. O jogo se passa em 2636, dois anos depois de Super Contra (o segundo jogo da serie) e os protagonistas Bill Rizer e Lance Bean são chamados novamente para conter uma invasão alienígena.  Podendo ser jogado sozinho ou até dois jogadores, o jogo é dividido em 6 níveis com um chefe no final de cada fase. É possível carregar duas armas diferentes, que podem ser trocadas coletando outras pelo cenário, além de ter uma habilidade especiais onde uma enorme explosão acontece no cenário, sedo limitado seu uso e coleta. A maioria dos cenários são percorridos numa rolagem horizontal e/ou vertical, tendo como novidade nesse jogo, duas fases onde a visão é área. O jogo possui 3 níveis de dificuldades, na versão japonesa, cada dificuldade terminada mostra um final diferente. Já na versão americana, o final só é mostrado se terminado na dificuldade mais difícil. Contra 3 é considerado por muitos o melhor jogo da serie e o que tem a melhor trilha sonora dentre eles. O jogo ainda recebeu uma versão para Gameboy feita pelo estúdio Factor 5 e posteriormente uma nova versão feita pela Konami para GBA, que fui muito criticado por não ter algumas coisas do jogo original. Também tiveram versão para Virtual Console e outros sistemas online da Nintendo.

Top Gear



Desenvolvido pela Gremlin Interactive e publicado pela Kemco; Top Gear foi lançado exclusivamente para SNES no dia 27 de Março de 1992 no Japão, Abril de 1992 na América do Norte e 19 de Novembro de 1992 na Europa. Um jogo de corrida, onde o jogador participa de um campeonato que ocorre em 8 países diferentes, contendo 4 pistas cada. O objetivo é chegar entre os 5 primeiros colocados em cada corrida, caso contrario o jogador e desclassificado do campeonato. Ao final de cada sessão de corridas em um determinado pais, é dado um password para o jogador poder retornar até aquele ponto caso seja desclassificado ou tenha que parar de jogar. Quatro carros são disponibilizados para escolher e cada um tem suas características: o vermelho é o mais rápido e gasta mais gasolina, o azul e o magenta que tem velocidade e gasto balanceado e o branco que é o mais lento e com o menor gasto de combustível. Além disso, também é possível escolher entre marcha manual ou automática e 3 níveis de dificuldades distintas. Durante as corridas, a tela é dividida no meio, mesmo jogando sozinho, quando não é o player 2 que está embaixo, é colocado uma IA para competir com o jogador. O jogo teve uma recepção meio mista, sendo seus pontos positivos a velocidade do jogo e a trilha sonora e como pontos negativos os seus gráficos e sua repetição. O jogo ainda rendeu mais algumas sequencias para SNES, N64 e PS2, mas seu maior auge foi sua trilogia no próprio SNES. Em outros lugares do mundo, Top Gear não é muito lembrado e celebrado, mas no Brasil o jogo tem um carinho muito grande pelo publico. Tanto que a desenvolvedora gaúcha Aquiris lançou o jogo Horizon Chase em 2018 , muito inspirado em Top Gear e conta com uma trilha sonora feito pelo compositor das trilhas de Top Gear, Barry Leitch.

Striker Gunner S.T.G.



Desenvolvido pela Athena Co. Ltd, Striker Gunner STG é um jogo de nave, no estilo Shoot 'em Up com rolagem vertical, distribuído pela Tecmo para Arcades em 1991. Para o SNES, o jogo foi distribuído pela própria Athena no Japão em 27 de Março de 1992, pela NTVIC na América do Norte em Junho de 1992 e pela Activision na Europa em Novembro de 1992 (neste região, o jogo é chamado de Super Strike Gunner). O jogador está no controle de dois jatos de alta tecnologia chamados Strike Gunner; o player 1 fica no controle da nave vermelha pilotado pela Sargento Jane Sinclair e o player 2 fica no controle da nave azul pilotado pelo Sargento Mark McKenzie. O jogo se passa em 2008, durante uma invasão alienígena, uma guerra toma conta da Terra e os protagonistas são convocados para combater essa invasão. O game é composto de 9 fases, tendo um chefe no final de cada uma. As naves contem um tiro normal e um tiro especial que pode ser escolhido antes do começo da fase. São ao todo, 15 opções de armamentos que só podem ser escolhido uma vez por cada jogador, dando assim, uma estratégia para escolher as melhores armas para as fases certas. Para essas armas especiais, tem uma barra que vai gastando conforme o uso dela, e pode ser recarregado em certos pontos da fase. O tiro normal também pode receber uptade durante o percorrer das fases, mas reseta caso a nave seja destruída. As criticas do jogo foram mais pesada em relação ao seus gráficos serem meio pobres e sua gameplay ser um pouco repetitiva; sua trilha sonora apesar de ser considerada repetitiva, foi muito bem elogiada. É um jogo que acabou passando bastante abatido por muitos e que não é tão inovador assim, mas vale a pena ser citado aqui.

TMNT 4: Turtles in Time



Oriunda das HQs, as Tartarugas Ninja ganharam sua primeira animação em 1987. Com o grande sucesso, diversos jogos foram lançados para Arcade e consoles; um dos que mais se destaca entre todos, é o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles 4: Turtles in Time. Desenvolvido e publicado pela Konami inicialmente para Arcade em Março de 1991; recebeu um port para SNES em 24 de Julho de 1992 no Japão, 15 de Agosto de 1992 na América do Norte e 19 de Novembro de 1992 na Europa. Seguindo a tendência dos jogos anteriores feito pela Konami; ele é um Beat 'em Up, que pode ser jogado por até 2 jogadores (no caso da versão de Arcade, algumas maquinas possibilitavam jogar em até 4 jogadores). Tendo a possibilidade de escolher entre as 4 tartarugas, cada uma tendo suas habilidades, passando por diversas fases, derrotando inimigos baseados na animação e nos filmes lançados na época. O jogo começa mostrando um noticiário onde o Krang rouba a Estatua da Liberdade e logo depois o Shredder (o Destruidor) usa os sinais de TV para provocar as Tartarugas Ninja. Agora, elas entram em ação para acabar com o Destruidor e com o Foot Clan, para trazer ordem novamente a cidade. Em determinado momento do jogo, o Destruidor joga as Tartarugas num túnel do tempo, fazendo elas viajarem por diversas época do passado e futuro. A versão para SNES foi muito bem elogiada, pela sua fidelidade com a de Arcade; apesar de alguns downgrades, como musicas e vozes retiradas ou modificadas, essa versão teve uma fase adicional e a possibilidade de mudar o estilo visual das tartarugas entre o da animação e das HQs. Sua gameplay, gráficos e trilha sonora foram bem elogiadas, a única critica mais negativo foi a respeito de sua dificuldade relativamente fácil. O jogo é considerado um dos melhores dentre todos da franquia e esteve presente via emulação no jogo TMNT 3: Mutant Nightmare lançado em 2005, tendo algumas pequenas alterações. Também houve um remake lançado em 2009 para PS3 e Xbox 360 de forma digital, chamado Turtles in Time Re-Shelled, produzido pela Ubisoft. Essa versão nova teve criticas mistas e teve que ser retirado de circulação em 2011, devido direitos autorais.

Super Mario Kart



Desenvolvido e publicado pela própria Nintendo, Super Mario Kart foi lançado em 27 de Agosto de 1992 no Japão, 1 de Setembro de 1992 na América do Norte e 21 de Janeiro de 1993 na Europa. Inicialmente, foi pensado numa versão multiplayer de F-Zero, mas devido a limitação do console processar duas telas em alta velocidade, o projeto foi mudado para um jogo de kart com corredores padrões. O time de desenvolvimento achava que que os personagens estavam muito parecidos entre si e muito genéricos, foi quando decidiram colocar os personagens e itens da serie Mario, o que acabou dando muito certo. No jogo, estão disponíveis 8 personagens: Mario, Luigi, Princesa Peach, Yoshi, Bowser, Donkey Kong Jr, Koopa Troopa e Toad. O que diferenciava de outros jogos de corrida, era o fato de usar itens de maneira defensiva ou ofensiva para conseguir vencer a corrida. O jogo possuía diversos modo de jogo, um dos principais era o Mario Kart GP; onde o jogador participa de Copas, cada uma contendo 5 pistas com 5 voltas cada. O objetivo é chegar entre os 4 primeiros e terminar a Copa no podium; caso fique abaixo do quarto lugar, o jogador tem que repetir a corrida e tem vidas limitadas para isso. São 3 modalidades: 50cc (fácil), 100cc (médio) e 150cc (difícil). São 3 Copas, sendo que a uma quarta que é só disponibilizada no modo 100cc e 150cc. O Match Race, é um modo de corrida para apenas os dois players, sem a presença de outros competidores, mas com mais obstáculos na pista. Outro modo para 2 jogares é o Battle Mode, onde cada jogador possui 3 vidas e o vencedor é aquele que acaba primeiro com as vidas do adversário. E por últimos temos o modo Time Trial, onde o jogador pode correr sozinhos por todas as pistas, atrás de conseguir um recorde. O jogo vendeu cerca de 8,76 milhões de copias, rendendo diversas novas versões a cada console da Nintendo e deu origem a um novo subgênero de corrida. Diversas franquias fizeram suas próprias versões de corridas de kart, como Diddy Kong Racing, Crash Team Racing, Sonic All-Stars Racing e muitos outros.

Star Fox



Desenvolvido pela Nintendo em parceria com a Argonaut Games, Star Fox é um jogo de batalha de naves espaciais; lançado em 21 de Fevereiro de 1993 no Japão, 26 de Março de 1993 na América do Norte e 3 de Junho de 1993 na Europa (com o nome de Starwing). O jogo se passa num sistema solar fictício chamado Lylat, habitado por seres antropomórficos, como raposas, sapos, coelhos, pássaros, macacos e outros. Um cientista chamado Andross fugiu para o planeta Venom após ser banido do planeta Corneria e declarou uma guerra, causando um caos enorme no sistema solar de Lylat. O comandante das forças de defesa de Corneria, General Pepper, solicita ajuda a equipe Star Fox, que é constituída pelo líder Fox McCloud, Falco Lombardi, Peppy Hare e Slippy Toad, para ajudar a acabar com essa guerra. No controle da nave de Fox, o jogador passará por diversos estágios, derrotando diversos inimigos (naves, robôs, criaturas). Durante o percurso da fase, diversos power-ups estão a disposição para ajudar, além de contar com ajuda dos outros integrantes da equipe. Algumas vezes, eles irão pedir ajuda, pois estarão sendo atacados; você tem a opção de ajuda-los ou não. Caso não ajude, eles serão abatidos, o que irá implicar na pontuação final da fase, além de menos ajuda contra os chefes nos finais das fases. O jogo dá a opção de seguir por 3 rotas diferentes, aumentando o fator de replay do jogo; mas o começo e fim do jogo é sempre em Corneria e Venom. Na época, o game chamou bastante atenção por seus gráficos poligonais 3D, sendo uns dos primeiros jogos feitos dessa maneira. Só foi possível, graças aos computadores avançados da Argonaut Games e o chip Super FX presente no cartucho do SNES. O jogo vendeu cerca de 4 milhões de copias pelo mundo, e foi elogiado pela sua gameplay e pelo seus gráficos avançados para época. Star Fox se tornou uma grande serie da Nintendo, ganhando diversas continuações e participação dos seus personagens da serie Smash Bros.

Rock n Roll Racing



Desenvolvido pela Blizzard Entertainment (na época conhecido como Silicon & Synapse) e distribuído pela Interplay; Rock n Roll Racing foi lançado para SNES em 4 de Junho de 1993 na América do Norte e 31 de Março de 1994 na Europa. Sendo um jogo de corrida e combate veicular, para até dois jogadores, o objetivo é participar de diversas corridas que acontecem em diversos planetas em diversos lugares da galáxia. Com uma visão isométrica, cada corrida contém 4 competidores, tendo diversas armas para destruir os competidores, além de ter diversos obstáculos como óleo, neve, lava, rampas e buracos no percurso. O jogador pode escolher entre diversos modelos de carros, cada um tendo armas e aspectos diferentes; podendo ser mudado suas cores e fazer updates usando dinheiro ganho durante a  corridas. As corridas são narradas por Larry Huffman, um narrados de eventos esportivos (em sua maioria de automobilismo), é conhecido por sua empolgação e velocidade ao narrar. Como o jogo tem inspirações no universo do Rock n Roll, sua trilha sonora é composta por versões MIDI de grandes clássico do Rock e Metal. Dentre sua lista de musicas temos Paranoid (Black Sabbath), Born to be Wild (Steppenwolf), Bad to the Bone (George Thorogood and the Destroyers), Highway Star (Deep Purple) e Petter Gunn Theme (Henry Mancini). O jogo ainda recebeu uma versão para Mega Drive um ano depois e uma versão para GBA em 2003. Em 2021, para comemorar os 30 anos da Blizzard, a empresa lançou para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, uma coletânea chamada Blizzard Arcade Collection; contendo os jogos The Lost Vikings, Blackthorne e Rock n Roll Racing.

Goof Troop



Inspirado no desenho de mesmo nome (conhecido aqui no Brasil como Pateta e Max), Goof Troop foi desenvolvido e distribuído pela Capcom. Lançado exclusivamente para SNES em 11 de Julho de 1993 na América do Norte, 25 de Novembro de 1993 na Europa e 22 de Julho de 1994 no Japão. No enredo, Pateta e Max vão pescar junto com seu vizinho João Bafo-de-Onça e seu filho B.J. Quando surgi um enorme barco pirata e sequestra Bafo e seu filho; nessa hora, Pateta e Max remam atrás deles, até chegar em uma ilha mistério. O jogador escolhe entre Pateta e Max, cada um tendo um estilo de gameplay distinto, e tendo a possibilidade de jogar single player ou multiplayer. Com uma visão isométrica (num estilo parecido com A Link to the Past), e tendo foco na exploração e puzzles; serão 5 fases, cada uma com um chefe no final. Para se defender dos inimigos, os personagens pode atirar objetos neles, juntar blocos em sua direção ou usar um gancho para empurra-los. Esse gancho, também serve para pegar itens a longas distancias ou usa-lo para criar uma ponte entre dois pontos específicos. Além desse item, também temos um sino que chama a atenção dos inimigos, uma vela para iluminar salas escuras, um pedaço de madeira para criar pontes e uma pá para cavar lugares específicos e achar itens. Entre os coletáveis, estão frutas que servem para preencher a saúde, diamantes vermelhos para ganhar vida e diamantes azuis para ganhar continues. Durante varias partes, terão puzzles para resolver e algumas chaves para achar que abrem portas e liberam o caminho a frente. Ao jogar no single player, o personagem pode levar dois itens por vez, enquanto que no multiplayer, cada personagem leva apenas um; e ao pegar outro item com o inventario cheio, ele troca pelo itens que está selecionado atualmente. O jogo teve uma boa recepção, tendo como critica positiva seu modo multiplayer divertido, e como critica negativo, a sua dificuldade relativamente fácil. Uma curiosidade; esse jogo foi um dos primeiros projetados por Shinji Mikami, que depois ficaria muito conhecido por ser o cabeça da serie Resident Evil.

Sunset Riders



Desenvolvido e distribuído pela Konami, Sunset Riders é um Run and Gun 2D, que tem como cenário o Velho Oeste Americano. Inicialmente lançado para Arcades no Japão em Setembro de 1991, recebeu ports para Mega Drive/Genesis em 3 de Março de 1993 e SNES em 6 de Agosto de 1993. O enredo gira em torno de 4 caçadores de recompensa (Billy, Bob, Steve e Cormano), que passam por 8 fases matando inimigos e no final enfrentando um chefe que é mostrado no começo da fase, com um cartaz de "Procurado, vivo ou morto". Cada personagem usa uma arma diferente que proporciona tiros diferentes: Steve e Billy usam revolver, Bob usa um rifle e Cormano uma espingarda de cano duplo. Ao decorrer das fases, os personagem vão coletando power-ups e acumulando pontos para ganhar vidas. Caso perca todas as vidas, tem uma tela de continue que varia a quantidade dependendo da dificuldade. A maioria das fase são side-scrolling lateral, tendo algumas fases a cavalo com rolagem automática. No meio dessas fases, temos duas fases bônus, onde o jogador comanda apenas a mira, enquanto tenta atingir diversos inimigos na tela. Na versão de arcade, eram encontradas versão para dois jogadores e outras para quatro; nas versões de console, era disponível para até 2 jogadores. A versão de SNES foi muito elogiado, por seu port bem fiel; apesar de algumas mudanças e censuras que o jogo teve. Em comparação com a versão de Mega Drive, ela tinha trilha sonora e efeitos melhores; na versão de Mega Drive, tinha algumas fases a menos e só era possível jogar com dois personagens: Billy e Cormano. A versão de arcade, ganhou ports para PS4 e Switch dentro da linha Arcade Archives.

Disney's Aladdin



A animação Aladdin, da Disney, teve dois jogos diferentes lançados, um para Mega Drive desenvolvido pela Virgin Games, e um para SNES desenvolvido pela Capcom. A versão de SNES, feita pela Capcom foi lançada em 21 de Novembro de 1993 na América do Norte, 26 de Novembro de 1993 no Japão e 27 de Janeiro de 1994 na Europa. Um jogo side-scrolling 2D, onde o personagem principal é Aladdin, e as fases são inspiradas em cenários e momentos da animação da Disney. A cada fase, Aladdin derrota os inimigos pulando em cima deles ou pode desorienta-los tacando maças neles. O personagem começa com 3 corações de vida, que podem ir aumentando conforme for avançando nas maças. Ele ainda conta com um pano que usa para planar pelos cenários. Entre os itens coletáveis, tem as maças para jogar nos inimigos, corações e alimentos para recuperar a vida e diamantes que ajudam a aumentar a pontuação da fase e recuperar vidas. Em algumas fases, existe um baú que quando aberto, liberta um escaravelho de ouro; se coletado a tempo, antes de sumir, ao terminar a fase, libera uma bônus, onde o Gênio roda uma roleta que contem diversos prêmios. A cada 2 ou 3 fases, jogo lhe dá um password, que consiste numa sequencia de imagens dos personagens da animação. Além das fases side-scrolling, também tem duas fases de scroll automático, onde você controle o tapete voador durante a fase. O jogo recebeu boa notas e criticas, e teve uma vendagem aproximada de 1,8 milhões de copias. Ele teve um port para GBA, lançado em 2003 no Japão e em 2004 na América do Norte e na Europa.

Megaman X



Desenvolvido e distribuído pela Capcom, Megaman X foi lançado em 17 de Dezembro de 1993 no Japão, Janeiro de 1994 na América do Norte e 1 de Maio de 1994 na Europa. Um jogo de plataforma 2D, no estilo Run and Gun, este foi o primeiro jogo de Megaman para SNES e o primeiro da serie spin-off X. O jogo se passa em algum momento do século 22 (21XX), aproximadamente 100 anos após a serie Megaman clássica. Em uma época em que a tecnologia dos robôs avançou tanto, que agora eles tem livre arbítrio e emoções humanas; esses robôs são chamados de Reploids. Porém, por terem esse livre arbítrio, muitos deles acabam cometendo crimes e coisas ruins; esses são chamados de Maverick. Para combater esses Mavericks, foi criada uma força tarefa de elite chamada de Maverick Hunters, responsáveis por capturar e desativar qualquer Reploid que representassem alguma ameaça. O lider desses Mavericks, é Sigma, um Reploid que era um Hunter, mas acabou sendo corrompido e se tornou uma grande ameaça, declarando guerra a raça humana. Dentre os Hunters, temos X, o primeiro Reploid criado por Dr. Light e mantido adormecido por anos; e Zero, um robô construído na mesma época por Dr. Willy, que era um robô construído para o mal, mas acabou virando um Hunter. Esse jogo pega muito dos jogos anteriores de Megaman, mas traz coisas novas para a serie que estava no mais do mesmo. A começar pelo enredo e personagens mais sérios, X tem uma gama maior de habilidades, como pular, escalar e deslizar nas paredes. Ele tem a capacidade de aprimorar suas habilidades ao achar capsulas que melhoram sua defesa e ataque, além de lhe dar um dash. Ele também encontra escondido pelas fases Heart-Tanks que aumentam a barra de vida e Sub-Tanks que podem ser usados para armazenar vida e usa-los para recuperar a barra. O jogo começa numa fase introdutória, que serve como um pequeno tutorial; e depois disponibiliza 8 fases a serem escolhidas na ordem do jogador para enfrentarem um chefe em cada. Ao vencer esse chefe, o personagem ganha a principal arma para usar, e ela pode ser o ponto franco de outro chefe. Após terminar esses 8 bosses, mais algumas fases são liberadas, até chegar a fortaleza de Sigma e derrota-lo de uma vez por todas. Megaman X foi aclamado pela critica, sendo bastante elogiado por sua evolução no enredo, gameplay e gráficos; além de sua trilha sonora incrível, considerada uma  das melhores do SNES. O jogo vendeu 1,16 milhões de copias, rendeu mais 7 jogos numerado dessa serie, outros 3 jogos spin-off e um remake para PSP lançado em 2005.

Super Metroid



E para terminar essa primeira parte, trago a vocês Super Metroid, terceiro jogo da serie desenvolvida e distribuída pela Nintendo. Lançado em 19 de Março de 1994 no Japão, 18 de Abril de 1994 na América do Norte e 28 de Julho de 1994 na Europa. Um jogo de plataforma side-scrolling de ação e exploração, que se passa num planeta fictício chamado Zebes. A protagonista é Samus Aran, uma caçadora de recompensas intergaláctica, que precisa recuperar um metroid (uma criatura parasita) que foi capturado de uma base de pesquisas por Ridley (líder dos Piratas Espaciais) e o levou para o planeta Zebes. O objetivo de Samus é recuperar esse metroid e acabar com qualquer ameaça que a impeça de concluir a missão ou que queira o metroid. No comando de Samus, você pode explorar um grande mapa, mas algumas áreas só são acessíveis, conforme algumas armas e habilidades são destravadas para a personagem. Ela começa apenas com um lança-misseis comum, até que ela consegue outros mais fortes que dão mais dano e que serve para abrir portas especificas; também consegue bombas, um laser X-Ray para encontrar itens e passagens escondidas. Além de conseguir também a clássica Morph Ball, onde Samus usa sua armadura para se transformar numa bola, para passar por area menor e de difícil acesso. Uma novidade nesse jogo, era o fato de Samus poder atirar em oito direções diferentes, sendo que nos jogos anteriores isso era meio limitado para o jogo. Através do inventario, é possível ativar e desativar as habilidade ou armas do jogo, além de usar Tanques de Energia Reserva para recuperar a vida, que pode ser colocado no modo automático para recuperara vida, sempre que chegue num determinado ponto. À algumas salas onde a personagem atualiza seu mapa e pode salvar o jogo, também a possibilidade de salvar, recuperar a vida e munição indo até a nave de Samus. Existem 3 finais diferentes no jogo, esses finais são baseados no tempo que o jogador leva para terminar o jogo. O jogo foi muito aclamado pela critica geral; elogiando sua atmosfera, enredo, gameplay, efeitos sonoros, trilha sonora e gráficos. Ele foi o primeiro jogo de SNES a ser lançado com um cartucho de 24 megabits e teve uma vendagem de aproximadamente 1,42 milhões de copias; apesar de sua vendagem ter sido considerada baixa no Japão, em outros lugares do mundo teve uma grande venda. Super Metroid recebeu futuramente diversos relançamentos para o Virtual Console do Wii, Wii U e 3DS; sendo também colocado na assinatura do Nintendo Online do Switch e incluído no SNES Classic Edition. Está sempre incluso nas listas de melhores jogos de todos os tempos, melhores jogos do SNES e um dos melhores jogos da serie Metroid.

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