segunda-feira, 25 de junho de 2018

A espada era a lei: uma animação pouco lembrada da Disney



  A Disney é muito conhecida por suas diversas animações. Posso citar aqui desde os mais clássicos; como Branca de Neve, Mogli, Pinochio, O Rei Leão, Alladin. Ou também dos mais recentes como Frozen, Zootopia, Operação Big Hero 6. Dentre essas varias animações, existe uma que percebo poucos lugares e pessoas falando dela (digo isso, em relação ao meu circulo de amizades e veículos de comunicação que acompanho); que se chama "A espada era a lei". Uma animação inspirada nas lendas do Rei Arthur, o mago Merlin e historias medievais. Realmente, vejo falarem muito pouco desta animação já bem antiga; pra não dizer, que nem vejo citarem ela quando o assunto são animações clássicas da Disney.

  É difícil explicar o por que gosto e assisti tanto este desenho. Ainda na época do VHS e das locadoras; eu alugava muito seguido essa animação; a ponto de minha mãe nem devolver a fita, ela só renovava a locação do VHS. E quando eu era criança, não variava muito o que assistia; haviam varias outras coisas pra alugar e eu ia lá, e pegava os mesmos filmes e desenho. Só fui começar a variar e conhecer coisas novas, mais pra próximo da adolescência. Assisti tanto, a ponto de decorar cada cena, cada fala, cada musica, cada detalhe que volta e meia; me vem coisas da animação na minha cabeça. Até fui assistir recentemente novamente pra poder falar dele aqui, é incrível como está tudo intacto nas minhas lembranças, e como ainda esse desenho me encanta e fascina. Mas antes de eu seguir falando, vou passar uma ficha com algumas informações da animação:





Titulo: A espada era a lei (The sword in the stone)
Duração: 79 minutos
Ano: 1963
Direção: Wolfgang Reitherman
Roteiro: Bill Peet
Produção:Walt Disney
Baseado no livro A espada na pedra de T.H. White





Enredo

Atenção: agora este texto conterá spoilers da animação. Se nunca viu e quiser ver primeiro o desenho, faça isso e depois venha ler o texto. Caso o contrario, é por sua conta e risco. A não ser que não se importe por spoiler de um desenho de mais de 50 anos atrás... Que seja então.
           
  A Inglaterra passava por tempos difíceis; sem um Rei para governar, guerras e batalhas eram travadas sem sentido. Até que um dia, um "milagre" aconteceu: na capital, uma luz venho dos céus iluminando uma parte da praça. Desta luz então, surgiu uma pedra com uma espada fincada nela. Nesta espada, estava escrito em letras de ouro:"Quem conseguir tirar a espada desta pedra; será coroado o legitimo Rei da Inglaterra." Muito tentaram, mas ninguém conseguia tirar aquela espada; o "milagre" não aconteceu. As pessoas desistiram e a espada foi esqueci conforme o tempo foi passando. Era uma época sem lei; a única lei que existia, era a lei do mais forte.
Merlin fazendo a sua magica para por tudo da sua casa, na maleta
  Em uma floresta isolado de outras cidades e vilarejos, vivia Merlin, um mago muito sábio e poderoso. Ele tinha um conhecimento vasto de tudo do passado, presente e das coisas que viriam só daqui a séculos. Ele mora num casebre, cheio de suas pesquisas e experimentos; juntamente com sua coruja falante chamada Arquimedes. Neste dia em especifico, Merlin está muito eufórico e ansioso, dizendo que alguem está para chegar daqui a meia hora. Arquimedes o indaga de seria esta pessoa. Merlin não sabe dizer quem é, mas sabe que alguém muito importante, alguém na qual ele vai dar seus ensinamentos para se tornar alguém na vida. Arquimedes que quase sempre duvidas das previsões e experimentos dele, fica um pouco cetico a respeito do que irá acontecer, mas resolve aguardar para ver no que vai dar. Um pouco mais de meia hora depois (até um pouco atrasado, como o próprio Merlin comenta), algo o tanto quanto inesperado, mas previsto por ele acaba acontecendo. Da tela de palha do casebre dele, acaba caindo sobre uma cadeira em frente a mesa, uma pessoa. Esta pessoa era Arthur, mas conhecido como Wart; um garoto de 12 anos que foi adotado por um senhor chamado Ector,que mora num castelo, juntamente com seu filho já adulto, Kay. Wart estava acompanhando Kay numa caçada, até que por um desentendimento entre eles, Wart entra floresta a dentro e Kay nem se preocupa em ir atrás dele. Wart foi tentar pegar de volta uma flecha que Kay atirou e ficou preso em uma árvore. Foi nessa tentativa de pegar esta flecha, que Wart acabou por cair bem no telhado da casa de Merlin. Wart fica meio confuso, sem entender o que está acontecendo, e como Merlin sabia como e quando ele apareceria. Então Merlin explica o fato de ser um mago; um sabe-tudo, como ele mesmo diz. Ele tem o poder de prever o futuro; conhece séculos do futuro. Merlin então lhe diz que quer ser seu tutor, para passar todos os conhecimentos que tem, para que ele se torne alguém na vida. Wart por sua vez agradece, e diz que precisa voltar para o castelo, pois ajuda em muitos afazeres na cozinha. Pra não perder a oportunidade, Merlin diz que então vai preparar a bagagem para acompanho até sua moradia. Ele sobe em cima de um banquinho, abre uma pequena maleta (uma que caberia no máximo uns 3 livros ali) e começa a "cantarolar" uma magia. Neste instante, todos os livros, moveis e objetos da casa começam a se mover, indo em direção a maleta no chão; todos eles diminuindo de forma microscópica para caber tudo naquela maleta. Após toda uma bagunça de moveis e livros pra todo lado, Merlin terminou de por tudo que estava na sua casa dentro daquela maleta mínima. Wart por sua vez, ficou maravilhado com tudo aquilo que acontecera naquele instante. Então Merlin, Wart e Arquimedes seguiram viagem até o castelo onde Wart morava.
Primeiro encontro entre Merlin e Wart.
  Já no castelo, o senhor Ector está bem preocupado com o sumiço de Wart; dando um sermão no seu Kay por ter deixado adentrar uma floresta perigosa assim desse jeito, mas o mesmo nem está muito aí com ele. Poucos minutos depois, Wart aparece ao lado de Merlin e Arquimedes dentro do castelo. Ector está com bastante raiva dele, e sem ao menos deixar-lhe apresentar seus novos amigos, ele manda Wart diretamente para a cozinha fazer os afazeres do castelo. Podemos perceber aqui que Ector cuida do menino, mas trata ele mais como um serviçal do castelo, e mesmo nunca retruca sobre as ordens dele. Nesse meio tempo, Ector repara naquelas duas figuras que adentraram o castelo junto ao Wart e quer saber quem são eles. Merlin apresenta- se a si mesmo e a Arquimedes; explicando que é o mago mago de todos, que usa sua magia apenas para o bem e a educação de todos; e que está ali para dar educação e instruções ao Wart. Ector não gosta muito dessa ideia, mas apesar de um pequeno desentendimento entre eles, e um pouco de receio da magia de Merlin, ele permite que fique no castelo; numa torre bem velho que tem por ali mesmo. Apesar de ser um quarto caindo aos pedaços, e cheio de goteiras durante tempestades fortes, Merlin está convencido de não sair de lá.
Naquela mesma noite chuvosa, um mensageiro de Londres e amigo muito próximo de Ector, chega ao castelo trazendo boas novas. Dando a noticia de que haveria um torneio no ano novo, mas que dessa vez, o grande prémio seria a coroa. O vencedor seria declarado Rei da Inglaterra. Ector fica empolgado com isso e diz para o seu filho participar; o mesmo concordo. Ector oferece para Wart que estava presente ali no momento, ser o escudeiro de Kay (uma espécie de ajudante/auxiliar de um cavaleiro). Wart fica muito empolga e aceita, mas ele tem que cumprir todas as suas tarefas direito para ganhar essa oportunidade; meio contra vontade, Kay concordo com isso.
  Na manhã seguinte; Merlin e Arquimedes são acordados pelos barulhos que Ector e Kay estavam fazendo logo cedo de manhã. Ector e Wart estavam empenhados em ajudar Kay em seus treinamentos para participar do torneio. Merlin ficou observando do alto da torre na qual ele e Arquimedes tinham se hospedado, pensando que aquele garoto tem um futuro muito promissor, só que ele ainda não sabe. Então ele decidi esperar alguma brecha naquele dia, para ensinar algumas coisas da vida para Wart; se utilizando da magia.
Merlin e Arquimedes transformados em peixe
  Naquela mesma manhã, Merlin convidou Wart para caminhar ao redor do castelo, enquanto conversavam. Conversavam sobre a vida, os sonhos que Wart tinha; então Merlin atiçou a curiosidade de Wart dizendo que coisas como: "quando digo que sei nadar como um peixe; não é no sentido figurado." Dando a entender que ele poderia se transformar em um peixe. Curioso com isso, Merlin transforma a si mesmo e a Wart em peixe, e adentro o lago que rodeava o castelo. Enquanto nadam;
Merlin explica como vive um peixe, seus hábitos, como se portar como um; e aproveita para falar de outras coisas da vida em geral. Tudo ia bem, até que de repente aparece um enorme peixe tentando comer eles; no meio da confusão, Merlin fica preso e pede pra Wart fazer o melhor possível enquanto tentar fazer com que os dois voltem ao normal. Depois de muito desespero, ambos finalmente conseguem escapar do enorme peixe e voltarem a suas formas humanas. Bem nesse momento, Wart ouve Ector o chamando varias vezes, para retornar ao castelo para os afazeres.
Merlin e Wart, transformados em esquilo, encontrando uma esquilo femea
 Wart estava bem distraído; cantando enquanto limpava diversos pratos e utensílios de cozinho, quando Merlin apareceu e lhe fez um convite o tanto peculiar: ir até a floresta e saber como é a vida de um esquilo; ele transformaria ambos em um para sentir na pela a vida desse animal. Wart até achou interessante, mas disse a Merlin que tinha muito trabalho para fazer; lhe mostrando pilas e pilas de louça para lavar e guardar. Sem falar de do chão para varrer e esfregar. Merlin então diz que vai dar um jeito nisso; ele usa sua magia para deixar todos os objetos sendo limpados sozinhos, e vassouras e esfregões se movendo por conta própria. Merlin então deixa vai deixando o local aos poucos, chamando Wart para o segui-lo; Wart meio ressabiado, o segue deixando o recinto e toda aquela limpeza "automatizada" rolando. Já na floresta, e transformados em esquilos; Wart tenta um pulo arriscado entre uma árvore e outra, e por muito pouco quase caí. Merlin o alerta para ter mais cuidado e começar com pulos mais curtos; e comenta algo sobre a força da gravidade ser algo complicado. Wart não entende exatamente o que Merlin quis dizer, (até porque naquela época, ainda não existia um estudo a respeito da força da gravidade); então Merlin tenta explicar isso melhor para ele, até que os dois se deparam com uma esquilo fêmea no caminho. Ela começa a seguir sem parar o Wart e a fazer brincadeiras com ele; o mesmo não entende o que está acontecendo e que ela quer exatamente. Ele tenta fugir dela, mas ela continua atrás dele, sem deixa-lo em paz. Merlin diz que ela gostou dele, que está apaixonada por ele e que provavelmente o escolheu como parceiro. Ele pedi ajuda pra Merlin, mas ele diz que essa ele vai ter que se virar como poder; nem magica resolveria essa situação. Wart tenta explicar de varias maneiras que não é esquilo, e sim um humano, mas ela não lhe dá ouvidos; só resta pra ele tentar fugir e despistar ela. Enquanto aquilo tudo rolava; Merlin que estava um pouco distraído, não percebeu quando outra esquilo apareceu e começou a "paquerar" ele. Então, ele começou a passar pelo mesmo problema que Wart estava passando. Wart apareceu na frente dele, dizendo que não quer mais ser um esquilo; Merlin mostra que ele não é o unico que está passando por maus bocados. Ele tenta fugir da esquilo, a mesma na hora que vai atrás dele, empurra Wart; ele acaba caído das árvores e ficando encurralado por um lobo (ou um coiote, não sei o que é exatamente). Pensando estar sem muitas escolher; Wart se surpreende quando aquela esquilo o ajuda e dá um jeito naquele lobo, o salvando. Nisso, Merlin se cansa daquilo tudo e volta a ser um humano, espantando a então esquilo que não parava de atazanar ele. Após isso, ele escuta Wart lhe chamando; ele estava atrás de uma pedra, com aquela esquilo o abraçando sem parar. Merlin trás Wart de volta ao normal, e assim que aquela esquilo ve o que aconteceu, ela não entende nada e foge dali; muito triste e decepcionada sem saber o que aconteceu com aquele esquilo que ela tinha gostado tanto. Wart ficou meio triste com aquilo; antes não estava ligando pra ela, agora percebe a tristeza profunda que havia ficado naquela esquilo. Ele já não podia fazer mais nada; só seguir de volta ao castelo, junto de Merlin, enquanto escutava de longe o choro triste da esquilo.
  Ao retornar para o castelo; os dois se surpreendem com Ector e Kay tentando parar todos aqueles objetos que estavam enfeitiçados com o poder de Merlin, mas os dois estavam em maus bocados. É aí que Merlin desfaz o feitiço que ali estava sobre os objetos; sendo assim, Ector foi tirar satisfação com ele. Merlin foi bem direto e sarcástico dizendo que não acha nada de errado em lavas os pratas e varrer o chão. Ector foi bem franco ao dizer que quem manda no castelo e esses serviços são responsabilidade do Wart; e que ele tinha que cumpri-las se quisesse fazer a viagem até Londres. Logo após isso, Merlin some dali, e Kay fica falando pra eles expulsarem Merlin de uma vez, mas Ector é um pouco receoso pelo poder de Merlin e fica o chamando de "pobre diabo". Wart não aguenta ouvir aquelas coisas, e começa a defender ele, dizendo que Merlin não é nenhum diabo, que usa a magica para o bem e só quer ajudar. Ector não gosta do tom que Wart está falando e tenta o reprimi-lo; mas mesmo assim não adiante, ele segue falando e questionando as coisas que Ector empoe. Até que Ector perde a paciencia, diz para Wart que aquilo vai lhe custar muito cara; no caso a viagem para Londres. Wart não seria mais escudeiro de Kay, esta função ele estaria passando para outra pessoa. Depois daquela declaração de Ector, eles saíram do recinto e Wart ficou naquele canto; isolado, pensativo e bem triste. Merlin apareceu ali, se sentindo muito culpado por aquilo tudo; afinal de contas, a viagem pra Londres como um escudeiro era muito importante pra ele. Wart diz que ele não deveria se preocupar com isso, pois ele também não pensou direito na hora e falou o que não devia. Merlin tenta animar o garoto, dizendo que essa é a hora pra se levantar e continuar adiante; agora que não tem mais como ir mais pra baixo, só pode subir. Vai continuar dando seus ensinamentos e assim, mostrar o potencial que o garoto tem pra ser alguém na vida.
Merlin mostrando para Wart que a Terra é redonda
  Na torre onde Merlin está hospedado; ele começa a passar seus conhecimentos e dizer para esquecer as ideias "medievais" da época; lhe mostrando as coisas como elas realmente são, e todo o que está por vir no futuro. Arquimedes por sua vez, acha que Merlin deveria fazer diferente; estudar o passado e mostrar coisas do presente. Ele não teria vantagem nenhuma em saber coisas que nem foram estudas ou descobertas. Coisas como mostrar que a Terra é redonda e gira; ao contrario do que se pensava na época, que a Terra é plana (acho que o Merlin deveria vir pro futuro e explicar isso para algumas pessoas que estão vivendo na idade media ainda). Merlin meio emburrado, diz pra Arquimedes, que se ele está achando invalido o método dele, que ele mesmo comece a ensina-lo; a partir de agora Wart é aluno de Arquimedes. Pra começar, Arquimedes pede pra Wart ler uma pila de livros enorme que está ali perto; mas o Wart diz que não sabe ler e nem escrever. Então Arquimedes pensa num plano B; ensina-lo a escrever, começando com o básico do ABC. Enquanto ele auxiliava Wart na escrita, Merlin estava revirando suas coisas procurando algo; dizia que procurava uma pequena maquina de voa. Wart então apontou para algo que estava pendurado no teto sob a cabeça de Merlin; era um pequeno avião que Merlin tinha feito. Wart fica meio confuso sobre aquele objeto, tendo duvidas se ser humano conseguiria voar numa coisa dessas. Arquimedes por sua vez, acredita que se o homem pudesse voar, teria nascido com asas. Merlin discorda dos dois e resolve fazer uma demonstração do objeto; só que na hora de lançar o avião pela janela, ele fica preso na barba de Merlin e cai com tudo no fundo do lago abaixo da torre. Arquimedes ao ver aquele desastre, começou a rir e rir cada vez mais, debochando de Merlin pela experiência fracassada dele. Merlin muito frustrado e nervoso insisti nisso; o homem vai voar um dia, isso ele tem certeza. Naquela hora, Wart estava debruçado na janela da torre, pensando se isso realmente seria possível; fica imaginando como é voar por aí em meio ao pássaros. Quando menos ele esperava, Merlin usou sua magia, e o transformou em pássaro. Wart achou aquilo incrível, e já estava tentando sair a voar por aí; mas Merlin o segurou o quanto antes, e resolveu começar a explicar umas coisas sobre aves e voo. Nessa hora, Arquimedes questionou ele; desde quando ele sabe tanto de pássaros? Como pode saber mais de voo, do que ele, que é um pássaro? Arquimedes, mais uma vez conseguiu irritar Merlim; dizendo-lhe que se ele se acha tão sabidão, que fosse professor de voo de Wart. Arquimedes então assume a
Arquimedes e Wart transformado em passaro, voando pelos céus
função e dá uma explicação básica pra Wart antes deles começarem a voar. Eles ficam na bera da janela da torre; se preparam e alçam voo. Wart demora pra pegar o jeito, mas rapidamente ele já está planando e voando pelos ares, e fazendo rasantes sobre os campos ao redor. Arquimedes fica bem surpreso ao ver Wart voando bem; até parece que ele já sabia fazer aquilo a muito tempo. Tudo ia bem, até que os dois são surpreendido por um enorme gavião que tenta atacar os dois; na confusão, os dois acabam se separando e Wart acaba parando no meio da floresta, caindo através de uma chaminé dentro de uma pequena casa. Lá, Wart conhece uma senhora que achava que ele era um pássaro, mas ele explicou que é um garoto no qual o mago Merlin o transformou em pássaro. Aquela senhora, na verdade se tratava de Madame Mim, uma bruxa que usa sua magia pra coisas ruins e rivaliza com Merlin em níveis de poder. Por pura maldade e raiva dele e de Merlin, ela resolve destruir Wart e começa a persegui-lo por toda a casa. Quando ela conseguiu agarra-lo e o pior estava por vim, Merlin
Madame Mim
apareceu na hora certa pra tirar satisfações com Madame Mim. Nessa hora, Madame Mim decidi desafiar Merlin para um duelo de magos; ele aceita sem hesitar e ambos começam a marchar floresta a dentro. Arquimedes chega, querendo saber o que está acontecendo; Wart explica a situação e o mesmo resumi o que seria um duelo de magos para Wart. Madame Mim e Merlin decidem as regras: só vale se transformar em animais, nada de mostrou como dragões ou algo do tipo, nada de truques como desaparecer e não roubar nas regras. Tudo acertado; ambos começar uma disputa de força e esperteza entre eles; cada um se transformando em algum animais diferente, para ter vantagens um sobre o outro. No meio daquela batalha, Madame Mim estando na desvantagem e quase perdendo; quebra uma das regras e se transforma num dragão enorme e começa a perseguir Merlin. Madame Mim consegui agarra-lo com suas garras; achando que o tinha pego de jeito, ela abre as mãos e ele não está lá. Na verdade, ele está lá sim, mas se transformou em um micróbio que passa uma doença rara; essa doença é contraída por Madame Mim e acaba sendo derrotada por Merlin. A mesma acaba ficando de cama, mas Merlin diz que ela ficará melhor depois de algumas semanas de cama; então eles vão embora de sua casa, voltando para o castelo.
  O tempo passa, chega o inverno e o Natal; Ector e seu amigo mensageiro de Londres estão comemorando e fazendo os preparativos para a ida ao torneio que decidirá quem será o novo Rei da Inglaterra. Ector está confiante de que Kay tem chances e poderá se tornar Rei. Naquela mesma hora, eles descobrem que a pessoa que estava incumbida de ser escudeiro de Kay estava muito doente e não poderia seguir viagem com eles. Sem muitas opções e com pouco tempo; Ector não ve outra escolha a não ser chamar Wart para ir a Londres como escudeiro de Kay. Wart fica muito empolgado com a oportunidade que está tento, e logo depois vai até a torre falar com Merlin e Arquimedes sobre a novidade. Ao chegar lá, Arquimedes lhe dá os parabéns, mas Merlin não parece muito contento com o que ouviu e viu; porque ele acha que estava o colocando num caminho melhor  ele estaria regredindo com essa decisão de ser um simples escudeiro. Ironizou, dizendo que ele seria um excelente criado dos dois. Wart não entende a maneira que Merlin está agindo, e discorda dele; dizendo que ele não sabe de nada e que ele tem sorte de ter se tornado um escudeiro; porque ele se achava um ninguém até aquele presente momento. Merlin não podia acreditar naquilo tudo que estava ouvindo; ficou irritado a ponto de praticamente sair voando feito um foguete da torre e sumindo no horizonte. Antes disso,deu pra se ouvir Merlin falando algo sobre as "Bermudas"; Arquimedes diz que possivelmente Merlin foi para o Triângulo das Bermudas, um lugar ainda não descoberto. Será que um dia ele irá voltar?
Wart encontrando a espada pela primeira vez
  Um dia chega então; todos em Londres estavam presentes para acompanhar o torneio e descobrir quem poderia se tornar o novo e verdadeiro Rei da Inglaterra. Enquanto Ector e Kay observavam os outros oponentes competindo, Wart lembra que acabou esquecendo a espada de Kay em um estabelecimento em que eles estavam antes do evento. Kay muito furioso, diz ao Wart dar um jeito de ir e não voltar até que esteja com sua espada de volta. Wart vai até o estabelecimento onde estavam antes e começa a chamar, mas não há ninguém ali dentro; todos estão acompanhando o torneio e não tem ninguém para ajudar Wart. Nessa hora, Arquimedes que estava junto com ele, aponta para uma igreja e logo ali perto, havia uma espada cravada numa pedra. Arquimedes duvidou que Wart pudesse tira-lá dali, o mesmo foi até ele e começou a fazer força para tirar aquela espada; foi nesse momento que os dois perceberam que quando Wart encostou naquela espada, uma luz forte venho dos céus iluminando o local. Arquimedes disse que era melhor ele deixar a espada, mas mesmo meio receoso, Wart precisava levar uma espada à Kay; e num ultimo esforço, ele finalmente arranca a espada da pedra. Assim, os dois voltam até onde estão todos.
Wart entrega a espada para Kay; mas o mesmo percebe que aquela não é sua espada. Ector pega aquela espada, e percebe que há algo escrito nela; é então que ele percebe que aquela espada se trata da espada da pedra; aquela a qual quem conseguisse tira-lá, se tornava Rei da Inglaterra. É aí que todos ao redor voltam seu olhares para eles; Ector pergunta para Wart onde ele conseguiu aquela espada. O mesmo responde que tirou de uma pedra, onde ela estava cravada; perto de uma igreja na praça. Todos ao redor começaram a rir; afinal, como um garoto franzino como ele, poderia tirar aquela espada na qual ninguém nunca tinha tirado. Ector achava que Wart estava mentindo, e disse pra ele não os fazerem de bobos; Wart insistiu, dizendo que era verdade. Então todos resolve ir de volta até onde a espada estava, coloca-la novamente na pedra e pedir pra que tentar tira-la novamente. Estavam todos ali ao redor; Ector cravou novamente a espada na pedra, e pediu para que Wart voltasse a retira-lá. Ele então se aprontou e quando estava para encostar na espada, Kay agarrou a sua mão e disse que se agora a espada já tinha sido retirada, qualquer um poderia tira-lá. Kay tentou, mas não conseguia. Naquele momento, varias pessoas se juntaram a ele para tentar fazer o mesmo, mas ninguem estava conseguindo; nem mesmo se todos puxasse ao mesmo tempo, a espada não sai. Foi então que algumas pessoas mais sensatas, pediram ordem naquela bagunça para que Wart pudesse mostrar que ele consegue retirar a espada. Wart com um olhar de determinação, vai em direção a espada, e agarra com sua mão ela. Nessa hora, novamente aquela luz vem dos céus, iluminado tudo ao redor; e Wart sem muito esforço, arranca aquela espada mais uma vez, agora diante dos olhares da população de Londres. Perguntaram à Ector qual era o nome do garoto; ele respondeu que o nome verdadeiro dele era Arthur. Então a multidão saldou com gritos o seu novo rei, o Rei Arthur.
  Logo em seguida, Arthur estava já sentado no trono do castelo, com o manto e ceto de um Rei,
Merlin voltando dos tempos modernos.
preparado para governar o país...só que não. Athur disse a Arquimedes que não sabe o que fazer; como ele pode governar um país? Ambos tentaram fugir dali do castelo, mas não iria adiantar de nada; toda vez que tentavam sair por alguma das portas, eram recebidos por gritos e mais gritos da multidão que ficava em volta do castelo, o saldando: "Viva o Rei Arthur! Deus salve o Rei!" Arquimedes percebeu que não tinham como fugir; estavam cercados por todo castelo. Arthur começa a gritar e a chamar por Merlin desesperadamente, sem muitas opções de ideias. Nessa hora, se ouve um barulho e algo passa como um cometa por uma das vidraças do castelo; quando menos se esperava, era Merlin dizendo que havia voltado das Bermudas e do seculo 20. Merlin estava usando roupas da época em que ele estava, mas logo tratou de voltar a usar a sua velha e clássica roupa. Arthur e Arquimedes explicam tudo o que acontece; Merlin então se deu conta daquilo tudo: Rei Arthur e os cavalheiros da tavola redonda." Arthur não entendeu direito, mas Merlin explicou que ele se tornará uma lenda; que será contado e recontado através dos anos, de diversas maneiro através dos séculos que viram. E assim o desenho termina com uma visão panorâmica de dentro do castelo, com Arthur sentado ao trono, e Arquimedes e Merlin ao seu lado.
Arthur como rei da Inglaterra ao final do desenho

 Aqui, acaba os spoilers e detalhes do enredo 

Acho que conseguir contar bem o caminhar da historia, e destacar os pontos principais do enredo. Agora quero dar a minha visão da animação e comentar algumas pontos dela. Primeiro de tudo, achei curioso como foi bom eu ter visto recentemente a animação, por dois motivo: pra ter tudo do desenho bem memorizado na cabeça pra escrever esse artigo, e entender muitas coisas da historia que nunca tinha percebido. Talvez, estando mais velho e tendo uma certa bagagem de experiência; pode notas coisas que só agora são bem claras pra mim. Como por exemplo; qual era o objetivo de Merlin na historia? O que ele queria exatamente ensinar pra Wart? O que ele tem pra nos ensinar de modo geral? Na historia, Merlin se mostra ser uma pessoa que pensa e age diferente das pessoas da época medieval; nem parecia que era daquela época. Talvez por ser muito sábio e saber de tudo do futuro; ele tinha uma visão diferente, e ideias mais distintas que as pessoas da época. Merlin acreditava mais na força da sabedoria, do que na força brutal; usar mais a cabeça do que os braços e pernas. Ele queria mostrar isso ao Arthur; pois ele era um garoto franzino, e via nele um futuro promissor. Eu fico na duvida se ele já sabia que Arthur iria se tornar rei, ou ele não sabia ao certo o que ele seria no futuro; só sabia que instruir ele na vida. Merlin queria mostrar sua teoria a Arthur: "não existe melhor força, do que a inteligência" (mais ou menos isso). Exemplo disso, é quando eles estão transformados em peixe e são atacados por aquele peixe enorme. Enquanto Merlin estava preso e enrolado para voltar a ser humano; ele ficou auxiliando Arthur pra usar a inteligência contra a força bruta daquele bicho; e isso funcionou até eles conseguirem voltar ao normal. Outro momento em que ele mostra isso, é quando batalha contra a Madame Mim; enquanto ela se transformava em animais com mais força bruta e velocidade, Merlin escolhia animais que eram mais fracos, mas conseguia traçar uma estratégia e levar um pouco de vantagem dela. Tanto que ela transformada em dragão, perdeu pra ele que se transformou em um micróbio. Ele queria apenas espalhar sabedoria e conhecimento usando sua magia, mas as pessoas o viam com estranheza. Merlin era alguém com uma mente mais aberta, para uma época de pessoas de mente fechada. E parar pra analisar o que Arthur se transformou; ele era um simples garoto adotado, franzino, que não sabia ler nem escrever; passou por varias experiências novas e acabou se tornando o Rei da Inglaterra. Pra fechar o trio dos personagens principais, temos Arquimedes que apesar de não ter tanto foco como os dois, tem seus momento. Ele era o personagem um pouco cetico, que sempre estava lá pra questionar e duvidar de Merlin; as vezes era meio mau-humorado. Ainda sim, em algumas partes, ele é engraçado com seu mau-humor e as vezes era prestativo e compreensivo. Como no momento que Merlin resolveu passar pra ele a responsabilidade de ensino, de tanto que ele encheu a paciência dele; ou também quando Merlin desaparece e ele fica acompanhando o garoto durante o torneio em Londres.
Magalhães Graça
Falando nesses personagens; aquele que eu diria que rouba a cena, é o Merlin. Apesar de Arthur sem o foco da historia, é Merlin que chama bastante atenção. Além de toda sua sabedoria e ensinamentos, ele é um personagem muito carismático e engraçado. Muito disso, eu diria que é por causa do jeito de ser do personagem e a excelente interpretação do dublador; no caso, o dublador brasileiro. Eu cheguei a dar uma olhada rápida na versão original do desenho em algumas partes; e até que é boa, mas a maioria das vozes eu achei que ficou melhores na versão em português. Talvez pelo fato de ter assistido muito e muito esse desenho em português, que me acostumei e ao ouvir a versão original, chega a dar um certo estranhamento da minha parte. Aqui no Brasil, quem deu voz a Merlin foi Magalhães Graça. Ator e dublador, participou de diversas dublagem da Disney como o Mestre de A branca de neve e os sete anos, João Honesto de Pinochio e diversos outros personagens de desenhos e filmes. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1927 e faleceu em 1989; por decorrencia de um infarto em quanto fazia dublagem nos estudios da Herbert Richers. Falando dos outros dubladores, também temos João Carlos Barroso que dublou Athur/Wart; ele fez poucas dublagem quando jovem. Focou mais na carreira de ator, aparecendo em varias novelas, seriados e programas de humor na Globo. E Arquimedes que foi dublado pelo grande e saudoso Orlando Drummond; muito conhecido pelos personagens iconicos que dublou. Como por exemplo Scooby-Doo, Alf o ETeimoso, Vingador da Caverna do Dragão, Gennai de Digimon Adventure e muitos outros. Sem falar do personagem Seu Peru da Escolhinha do professor Raimundo que passava na Globo.
Orlando Drummond e os diversos personagens que dublou
Tenho que destacar aqui também, a trilha sonora e as partes musicas do desenho. Por ser um desenho bem clássico da Disney, é lógico que teria muitas partes num estilo de musical, que é bem comum na maioria das animações da empresa. Hoje em dia, não curto tanto essas partes musicais dos desenhos (dependendo do desenho e de como isso é colocado, até acho legal). As de A espada era a lei, eu sempre gostei e ainda gosto bastante; comparada a outras animações, eu não estranho tanto as partes musicais comparado a essa. As partes em que ocorre esses momentos musicais são: quando Merlin começa a diminuir todos os objetos pra caber na maleta; enquanto estão transformados em peixe; na que estão transformados em esquilo; quando Merlin deixa a louça se lavar sozinha e quando Madame Mim se apresenta pela primeira vez a Arthur. A minha preferida é a da parte que o Merlin usa sua magica pra por todos os seus moveis e objetos dentro da maleta dele. É uma musica legal e toda a composição da cena, eu acho muito engraçada.


  Duas partes que me tocaram bastante foi, primeiro, a parte da despedida de Arthur a aquela esquilo que o perseguiu por todo aquele tempo que esteve como esquilo. Ele ficou todo aquele tempo, tentando evitar ela, fugindo dela, tentando explicar que ele não era esquilo; mas ela ia atrás dele, não importava o quanto ele fugia e o quanto ele explicava o porque eles não poderia ficar juntos. E quando ele volta a ser humano; ela fica com uma feição muito triste e de decepção; querendo entender o que aconteceu com aquele esquilo que ela estava apaixonado e do nada ele não estava mais lá. Até Arthur, que passou todo aquele tempo fugindo e tentando ignorar ela, fica triste e cabisbaixo. E a outra parte, é quando Arthur fica muito triste por não poder ser mais escudeiro de Kay para o torneio em Londres. Antes disso; ele estava tentando defender Merlin que estava sendo mal falado por Kay e Ector. Toda vez que Arthur falava alguma coisa, Ector descontava nele com mais horas de trabalho e tarefas na cozinha. Foi ao ponto de isso custar muito caro para ele; que foi perder a oportunidade de ir pra Londres como escudeiro de Kay. A cena dele cabisbaixo naquela cozinha bagunçada e escura, com aquela melodia suave e triste; dá o clima meio pesado ao momento. E logo em seguida, Merlin aparecendo pedindo desculpas por tudo que aconteceu; tentando reanimar o garoto dizendo que essa era a hora de se levantar e seguir adiante; dali pra frente, focar em outras coisas.

Uma coisa que eu nunca entendia e agora compreendo um pouco; é o fato do personagem se chamar Arthur, e todos o chamarem de Wart. Nunca tinha parado pra pesquisar mais a fundo e entender essa questão no desenho. Achava que poderia ser um outro nome que Ector deu para ele quando o adotou; ou algum apelido também. Depois de ano, resolvi verificar melhor isso (até porque fiz algumas pesquisas pra escrever aqui no blog), e achei a resposta pra essa questão. No caso, "Wart" é uma palavra em ingles que significa "verruga" em português. Então isso na verdade se trata de um apelido, que na versão em português decidiram não traduzir isso, mantendo nas falas o nome Wart.
 O desenho teve vários relançamento desde sua estreia nos cinemas em 1963. Foi relançado nos cinemas nos anos de 1972 e 1983; lançado a primeira vez em VHS em 1983, e em DVD no ano de 2001. E ainda teve uma ver de aniversario em 2008 com uma edição Deluxe que vinha com material especial como livro e outros extras. O longa animado recebeu uma indicação ao Oscar em 1963, na categoria de melhor trilha sonora adaptada, e teve uma arrecadação nas bilheteria de aproximadamente 12 milhões de dólares nos cinemas. Este foi o ultimo filme lançado com Walt Disney ainda em vida antes de sua morte em 1966. E se tem noticias de que a própria Disney está interessada em fazer um live-action pra ser laçado nos próximos anos.
Madame Mim e Maga Patalogica

 Alguns personagens já apareceram em outras midias da cultura pop. Merlin por exemplo, apareceu em alguns jogos da serie Kingdom Hearts; onde os universos da Disney de misturaram num jogo feito pela Square Enix. Madame Mim aparece no jogo World of Illusion, do Mega Drive; ela é o quarto chefe do jogo. E também apareceu em varias publicações de HQs da Disney; algumas historias, dividindo aparições juntas da Maga Patalogica, vilã do desenho Ducktales.


Merlin em Kingdom Hearts

Enfim; era isso que eu tinha pra dizer a respeito desta animação; espero ter explicado bem as principais partes da historia, meus ponto de vista e passado algumas informações e curiosidades a respeito. Se nunca assistiram, assistam se puderem; é uma animação excelente. Se já assistiram, comentem o que acham dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário