sábado, 12 de maio de 2018

Lista: 30 musicas dos Titãs para escutar (parte 2)


Dando continuidade ao post anterior; continuarei indicando mais musicas essenciais para se escutar dos Titãs. Aqui constará as outras 15 musicas que ficaram faltando no post anterior. Caso ainda não tenha visto o primeiro post; clique aqui, antes de continuar lendo esse post. Se já viu, então vamos continuar:

Nem Sempre se Pode ser Deus
Album: Titanomaquia (1993)
Compositores: Titãs

Este disco seguiu a tendência mais pesada do album anterior (Tudo ao mesmo tempo agora), mas dessa vez o album foi bem mais comercial e fez mais sucesso. Primeiro album sem o integrante Arnaldo Antunes, que saiu no ano anterior ao lançamento do album; ainda tendo musicas compostas por ele contidas nele. O album teve a produção de Jack Endino, um produtor musical americano que produziu album de bandas como Soundgarden e Nirvana. Ele trabalhou nesse e em mais 4 albuns da banda posteriormente. Desse album, eu destaco primeiro a segunda faixa, " Nem Sempre se Pode ser Deus", cantado por Branco Mello, e ainda presente corriqueiramente em seus shows. Uma canção bem pesada e diria até bem sincera pela sua letra: "Não é que eu vou fazer igual, eu vou fazer pior".

Hereditario
Album: Titanomaquia (1993)
Compositores: Titãs e Arnaldo Antunes

Uma das musicas que ainda tem o nome de Arnaldo Antunes na composição dela, quarta faixa do album, cantada por Nando Reis. Gosto muito da sonoridade desta musica; é utilizado nela um solo de orgão que faz parecer aqueles orgãos usados em igreja; dá um ar diferente pra musica, junto ao peso dela. Eu ainda não consigo ter uma interpretação certa do que a letra quer dizer: "A cada parto, a cada luto/ A cada perda, a cada lucro/ O sol que dura, só um dia, a cada dia, o sol diário/ Contra o que for hereditário."

Domingo
Album: Domingo (1995)
Compositores: Tony Bellotto, Sergio Britto

A banda ficou o ano de 1994 parada, com cada integrante focando em projetos paralelos. Em 1995, voltaram com com este disco chamado "Domingo", produzido novamente por Jack Endino. A banda manteve aquele essência de rock pesado dos outros discos, mas com uma pegada mas Pop e leve para algumas musicas. A faixa que dá nome ao album, é uma dessas canções de Rock um pouco mais leve. Uma musica que fala bem dos dias de Domingo:"É dia de descanso, nem precisava tanto/ É dia de descanso, programa Silvio Santos."

Eu Não Vou Dizer Nada (Além do Que Estou Dizendo)
Album: Domingo (1995)
Compositores: Charles Gavin, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sergio Britto, Tony Bellotto

Sétima faixa do disco, cantada por Paulo Miklos. Uma musica mais calma, harmónica e tranquila. Gosto muito da pegada desta musica; bem poética. No mesmo album, ao final dele, tem uma versão remexida da musica.

Pra Dizer Adeus
Album: Acustico MTV Titãs (1997)
Compositores: Tony Bellotto, Nando Reis

Em 1997, em comemoração aos 15 anos da banda, eles aceitaram participar do projeto Acústico MTV e gravaram um show "desplugados" de suas guitarras. Um desafio e tanto para banda, pois eles eram uma banda de musica pesada e que se utilizaram pouco de violões em suas musicas no geral. Com releituras de grandes clássicos da banda, musicas menos conhecidas e algumas musicas inéditas; o disco foi um sucesso de venda, se tornando um dos mais vendidos da banda. E a musica "Pra Dizer Adeus", foi uma das musicas que a banda escolheu para tocar nas rádios para divulgação. A canção é original do album "Televisão", cantada por Nando Reis e tinha uma pegada mais Reggae o seu ritmo. Aqui no acústico, a musica teve seu arranjo refeito, e foi cantada por Paulo Miklos. Na minha opinião, essa versão ficou excelente e melhor que a original; acho uma canção muito bonita, e contrasta bem o tom pesado da banda.

Não Vou Lutar
Album: Acustico MTV Titãs (1997)
Compositores: Paulo Miklos, Sergio Britto

No acustico, tivemos 4 musicas ineditas nesse projeto: "Os Cegos do Castelo"(cantada por Nando Reis), "A melhor Forma" (cantada por Branco Mello), " Nem 5 Minutos Guardados" (cantada por Sergio Britto) e "Não Vou Lutar" (cantada por Paulo Miklos). E dessas eu destaco essa ultima. "Não Vou Lutar" tem uma excelente letra e uma otima melodia. Vez ou outro, a banda ainda toca está musica em shows, chegando a aparecer de novo no Ao Vivo MTV de 2005 da banda.


Amanhã Não se Sabe
Album: Volume Dois (1998)
Compositores: Sergio Britto

Seguindo na onda do sucesso do Acustico; a banda lançou em 1998 o album intitulado "Titãs Volume Dois". O álbum é meio que uma continuação do Acústico, contendo musicas que ficaram de fora do projeto anterior. Antigas musicas da banda, tiveram uma releitura de seus arranjos; misturando o rock pesado da banda, com instrumentos acústicos e de orquestra. Também tivemos algumas musicas inéditas neste álbum, uma delas é a belíssima musica "Amanhã não se Sabe"; cantada e composta por Sergio Britto. Segundo o mesmo, em uma entrevista na época; ele escreveu a musica para uma letra poética e de amor, mas que não fosse algo que parecesse uma musica triste ou uma queixa, mas sim uma celebração do amor.

Caras Como Eu
Album: Volume Dois (1998)
Compositores: Tony Bellotto

Outra musica inedita do album, "Caras Como Eu" foi composta por Tony Bellotto e cantada por Branco Mello. Pessoalmente, acho uma letra muito bonita e uma melodia excepcional. O próprio Tony Bellotto disse em entrevista, que teve a ideia para a letra pensando sobre o que é envelhecer. Pois a letra fala a respeito disso, sobre quando percebemos que estamos envelhecendo, e o que vai acontecendo conosco ao passar dos anos. Sem falar que ele comentou também sobre a melodia e os arranjos da musicas lembrarem algo parecido com Beatles (e eu concordo com isso).

A Melhor Banda de Todos os Tempos da Ultima Semana
Album: A Melhor Banda de Todos os Tempos da Ultima Semana (2001)
Compositores: Sergio Britto, Branco Mello

A banda se encontrava num periodo meio conturbado para a gravação deste disco. Primeiro, pelo fato da morte do guitarrista Marcelo Fromer, poucos dias antes das gravações do album. Ele foi atropelado no dia 11 de junho de 2001 e venho a falecer dois dias depois no hospital. A banda pensou em adiar as gravações, e até em parar as atividades; mas eles resolveram seguir em frente e tocar o projeto do novo album. Segundo, a pressão sobre o novo álbum era alta. Pois seria o primeiro só com inéditas desde o disco "Domingo" de 1995. Teve o Acústico em 1997 e o Volume Dois em 1998, que só tinha regravações de antigos clássicos e poucas musicas inéditas; e o disco "As Dez Mais", que era um álbum só de covers de outras bandas. Havia uma certa descrença em cima da banda por parte da critica especializada e dos fãs; mas a banda não fraquejou e entregou um álbum excelente. E coloco aqui na lista esta canção que dá nome ao álbum (um nome bem comprido aliás). A letra é justamente uma critica as listas que a media especializadas faz de melhores musicas, bandas e álbuns de todos os tempos.(...) Tipo; essa que eu to fazendo agora, por caso?

Epitáfio
Album: A Melhor Banda de Todos os Tempos da Ultima Semana (2001)
Compositores: Sergio Britto

Eu não tenho palavras pra descrever esta musica. Serio, pra mim, é uma das melhores musicas que a banda já gravou, e nem é uma musica pesada de rock. Foi composta e cantada por Sergio Britto; e tem uma letra muito bonita, poética e reflexiva: "Devia ter amado mais, ter chorado mais/ Ter visto o sol nascer". Confesso que até hoje me emociono quando escuto essa musica; dá até vontade de chorar: "Devia ter complicado menos, trabalhado menos/ Ter visto o sol se pôr."

Eu Não Sou um Bom Lugar
Album: Como Estão Vocês? (2003)
Compositores: Tony Bellotto, Branco Mello

Mesmo com a saida de Nando Reis, a banda seguiu em frente e lançou o album "Como Estão Vocês" em 2003. A banda teve apoio nas gravações e nos shows do guitarrista Emerson Villani e o baixista Lee Marcucci, pra suprir a falta de Marcelo Fromer e Nando Reis. Uma das primeiras musicas que destaco aqui, é "Eu não sou um bom lugar"; que segundo Sergio Britto, é uma musica que fala sobre a pessoa mudar, se transformar.

Enquanto Houver Sol
Album: Como Estão Vocês? (2003)
Compositores: Sergio Britto

Eu acho impressionante como Sergio Britto tem uma versatilidade para ao mesmo tempo cantar musicas bem pesadas e agressivas, e também musicas poéticas, melódicas e reflexiveis. "Enquanto Houver Sol" é uma dessas musicas bem poéticas e que te faz refletir um pouco; tem uma pegada bem parecida com "Epitafio" do disco anterior, que é cantado por ele também. Essa canção apareceu na trilha sonora da novela " Celebridade" da Globo em 2003 (até  foi onde eu conheci a musica), e foi uma das 10 musicas mais tocadas nas rádios no ano de 2004.

Vossa Excelencia
Album: MTV Ao Vivo Titãs (2005)
Compositores: Paulo Miklos, Tony Bellotto, Charles Gavin

Em 2005 a banda gravou o CD e DVD Ao Vivo MTV, em São José da Ponta Grossa, Florianopolis, Santa Catarina. Um registro dos grandes sucessos da banda, com mais algumas musicas inéditas. Além de clássicos, a banda regravou a musica "O portão" de Roberto Carlos (contida apenas no CD), e 3 musicas inéditas: "O Inferno São os Outros" (cantada por Branco Mello), "Anjo Exterminador" (cantada por Sergio Britto) e "Vossa Excelencia" (cantada por Paulo Miklos). E é essa ultima que destaco aqui. Uma musica escrita em meio aos escândalos do mensalão; uma letra bem politizada e em tom de protesto e indignação: "Filha da puta; bandido; corrupto; ladrão."

Nem Mais uma palavra
Album: Sacos Plasticos (2009)
Compositores: Sergio Britto, Branco Mello

Este disco venho depois de uma longa turne do MTV Ao Vivo que durou 4 anos. Sem falar de uma serie de shows que a banda fez em parceria com os Paralamas do Sucesso. Essa parceria, até rendeu um CD e DVD das duas bandas juntas, cantando seus maiores hits juntos. "Sacos Plásticos" saiu em 2009; é o ultimo álbum em que Charles Gavin participa, antes de sua saida da banda em 2010. E a partir daí, a banda abandonou os músicos de apoio que venham acompanhando a banda: Paulo Miklos assumiu a guitarra, e o contra-baixo era revezado por Sergio Britto e Branco Mello. Na epoca que o álbum saiu, não dei muita atenção pra ele; talvez pelas principais musicas que a banda escolheu para divulgar o novo trabalho, que não me agradaram muito. Mas quando decidi fazer essa lista, resolvi prestar mais atenção nesse disco, e até que tem boas musicas; não considero um dos melhores, mas tem algumas musicas boas. Resolvi escolher a ultima musica do álbum, "Nem mais uma palavra", cantada por Branco Mello. Não é a musica mais conhecida desse álbum, mas escolhi ela pelo ritmo bem diferente do resto do álbum: um reggae que até faz lembrar o começo da banda, quando flertavam com esse estilo musical.

Fardado
Album: Nheengatu (2014)
Compositores: Sergio Britto, Paulo Miklos

Este sim, foi um álbum que me surpreendeu e me agradou muito quando escute pela primeira vez. "Nheengatu" é o primeiro álbum já sem o baterista Charles Gavin, e com Mario Fabre em seu lugar como musico de apoio. A sonoridade do álbum, as letras e os temas contidos nele; lembram muito "Cabeça Dinossauro" de 1986. Eu particularmente, adorei esse álbum, e boa parte de suas musicas. E pra finalizar está lista, eu coloco aqui a musica "Fardado" cantada por Sergio Britto. Diria que é uma musica muito similar a "Policia", por causa de sua letra e temática: "Você também é explorado, fardado/ Você também é explorado, aqui."

Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado das musicas selecionadas, e que também tenham se interessado mais pela banda. A ideia aqui, foi mostrar um pouco do meu gosto e deixar como dica algo para vocês escutarem. Deixem seus comentarios sobre o que achara da lista, e se tiverem outras musicas dos Titãs que vocês curtem e não está na lista, digam qual ou quais são. Mais uma vez, fico agradecido a atenção de vocês. Até a proxima lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário