terça-feira, 16 de junho de 2020

Lista: 30 músicas do Skank para escutar (Parte 2)

Dando prosseguimento a nossa lista, continuaremos falando a respeito das 30 músicas para escutar da banda mineira Skank. Agora entraremos numa nova fase da banda, apostando num genero diferente do reggae visto no começo da carreira, novos hits, seguindo de revisitas ao passado e grandes sucessos, até seu anuncio de hiato sem previsão de retorno. Caso não tenham visto a primeira parte, cliquem aqui; caso já tenham lido o ultimos post, seguimos adiante e aproveitem as canções.

Dois Rios
Álbum: Cosmotron (2003)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis, Lô Borges
O álbum "Cosmotron" venho mostrar a evolução da banda e sua mudança sonora; continuando com a onda de Pop Rock e Rock Alternativo que vinham dos últimos álbuns, agora tenho um pouco de psicodelia em suas canções. Com ritmos inspirados em Pink Floyd, Beatles, Mutantes, a banda conseguiu implacar excelentes canções, na qual destaco duas aqui. A primeira é "Dois Rios", com mais uma parceria com Nando Reis e agora também tendo o canto e compositor mineiro Lô Borges. Uma baladinha romantica, a letra fala a respeito de fazer o impossível para que um grande amor se concretize, e a letra sempre faz referencia a coisas que são formados por pares. A canção foi uma das principais do álbum, tendo um clipe que ganhou melhor Clipe Pop no VMB de 2003 e virou trilha sonora da novela "Mulheres Apaixonadas" exibida na Globo em 2003. Em 2016, Lô Borges gravou um CD e DVD ao vivo ao lado de Samuel Rosa, dentre algumas canções do Skank, eles tocaram "Dois Rios".






Vou Deixar
Álbum: Cosmotron (2003)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
Outra canção que se tornou carro-chefe do álbum, foi "Vou Deixar"; ela acabou se tornando uma das canções mais populares e mais lembradas da banda, junto com "É uma partida de futebol","Garota Nacional" e outras. Com sua letra marcante e ritmo animado, a música teve a ajuda da popularidade dos ringtones de celular, se tornando na época uma das canções mais baixadas para toque de celular. Com o clipe dessa canção, eles mais uma vez conseguiram o premio de melhor Clipe Pop no VMB de 2004, além de terem ganhado Melhor Música no Premio Multishow e no Trofeu Imprensa daquele mesmo ano. Outra coisa que ajudou a impulsionar o sucesso da canção, foi ela ter tocado na trilha sonora da novela "Da Cor do Pecado", exibida na Globo em 2004. Sem duvidas, é uma canção que não pode ficar de fora dos shows da banda e sempre será uma das marcas registradas do Skank.




Os Ofendidos
Álbum: Cosmotron (2003)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
Entre todas as canções selecionadas para essa lista, talvez "Os Ofendidos" seja a canção mais fora da curva e muito pouco conhecida dos fãs. Resolve destacar essa, pelo fato de ser uma musica pesada, quase próximo do peso da canção "Rebelião" citado no post anterior. Com guitarras distorcidas, sons altos, uma letra direta e bastante peso nos teclados e sintetizadores, passa longe de ser a canção mais famosa e lembrada de todas, mas vale o destaque por ser bem diferentes do resto.


Um Mais Um
Álbum: Radiola (2004)
Compositores: Samuel Rosa, Rodrigo F. Leão)
No final de 2004, a banda lançou sua primeira coletanea; "Radiola" contém 8 sucessos presentes nos últimos dois álbuns da banda ("Maquinarama" e "Cosmotron") totalmente remasterizados. Além disso, ele tem 4 canções inéditas: "Vamos Fugir" (que é uma cover de Gilberto Gil que havia sido gravada para uma campanha das sandálias Rider), "I Want You" (cover da canção original de Bob Dylan que havia sido gravado para um tributo em 1999, que nunca saiu), "Onde Estão?" (outra canção feita em parceria com Nando Reis) e "Um Mais Um" (outra colaboração de Rodrigo F. Leão com a banda). Essa ultima citada, é o destaque do álbum, se tornando um grande sucesso da banda e estando presente na trilha sonora da novela "A lua me disse" exibida pela Globo em 2005.




Eu e a Felicidade
Álbum: Carrossel (2006)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
"Carrosel" segue a formula que a banda vinha experimentando com seus últimos álbuns, com uma pegada mais Pop, mas sem deixar o experimentalismo de lado, e abrindo o leque com mais parcerias. Para abrir este álbum, temos a canção "Eu e a Felicidade", mais uma das composições entre Samuel e Nando. A canção tem uma letra bem poética, com uma levada de Folk Rock e termina com uma solo de guitarra bem distorcido que ajuda a dar um contra-ponto com o resto da canção. Em 2007, quando Nando Reis gravou o Luau MTV, ele chamou Samuel Rosa para gravar uma versão desta canção.




Uma Canção é Pra Isso
Álbum: Carrossel (2006)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
"Uma Canção é Pra Isso" foi escolhi a primeira e principal canção do álbum como single para divulgar o novo trabalho, produzindo assim um clipe que chegou a concorrer como Melhor Clipe Pop de 2006. Com uma letra que descreve os sentimentos que uma canção pode trazer para as pessoas e como uma canção pode se tornar importante, ela foi um grande sucesso na epoca de seu lançamento; ela esteve presente na trilha sonora da novela "Amigas e Rivais" exibida no SBT entre 2007 e 2008.




Mil Acasos
Álbum: Carrossel (2006)
Compositores: Samuel Rosa, Chico Amaral
"Mil Acasos" foi o segundo single que a banda lançou e fez videoclipe. Com uma canção bem animada, ela fez bastante sucesso e está sempre presente nos seus shows atualmente. A canção esteve presente na trilha sonora da temporada de 2007 de Malhação na Globo.




Ainda Gosto Dela
Álbum: Estandarte (2008)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
Dois anos após "Carrossel", o Skank começou a trabalhar em um novo álbum, um álbum que não soasse parecido com o anterior. Com isso, chamaram o produtor Dudu Marote, que fazia 12 anos que não trabalhava com a banda e também chegaram com poucas composições prontas, fazendo a maior parte das canções em Jam Sessions. Disso, nasceu o álbum "Estandarte", lançado em Novembro de 2008. Como primeira canção de trabalho, foi escolhida "Ainda Gosto Dela", outra composição feita por Samuel e Nando, contando com a participação da rapper brasileira Negra-Li. Segundo Samuel Rosa, a melodia da canção foi composta em cima de uma levada eletronica programada pelo baterista Haroldo Ferreti, método utilizado diversas vezes pela banda. Depois, Samuel convidou Nando Reis para escrever uma letra em cima daquela melodia. Samuel achou que o refrão precisava ter uma voz feminina, então chamou Negra-Li para participar da gravação; ele admirava bastante a voz da cantora. Com essa canção, a banda ganhou o premio de Melhor Clipe no Premio Multishow e esteve presente na trilha sonora da novela "Negocio da China", exibida na Globo entre 2008 e 2009.




Sutilmente
Álbum: Estandarte (2008)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
"Sutilmente" foi escolhido através de votação no site, como segundo single do álbum; o que surpreendeu Samuel, por causa da alta popularidade que a canção tinha nos shows. Nando Reis havia escrito uma poesia em 2005 para um livro que compilava diversos poemas de artistas, escrevendo o que seria uma declaração de amor a pessoa amada. Na época que começaram as gravações do álbum "Estandarte", Samuel Rosa musicou esse poema e mandou para Nando pensar num refrão; inicialmente achando que a canção estava pronta e não precisava de um refrão, ele relutou e escreveu um refrão simples para a canção:"Mesmo que o mundo acabem, enfim/ Dentro de tudo que cabe em ti". A música se tornou um grande sucesso, sendo bastante querida pelos fãs e rendendo um clipe que ganhou o premio de Clipe do Ano em 2009 no MTV VMB.




Noites de um Verão Qualquer
Álbum: Estandarte (2008)
Compositores: Samuel Rosa, César Maurício
Composição feita entre Samuel Rosa e o cantor, compositor e artista plástico mineiro César Maurício; "Noites de um Verão Qualquer" foi escolhida como terceiro single do álbum "Estandarte". Sendo lançado no começo de 2010, seu clipe foi feito em stop-motion, usando montagens de fotos da banda, com desenhos feito a mão por cima dessas imagens. A marca de cadernos Moleskine fez uma parceria com a banda e o diretor, tendo seu caderno usado no clipe e o tendo o mesmo sendo divulgado no site da marca. A canção foi uma das mais tocadas no ano de 2010, fez parte da trilha sonora da temporada da "Malhação" e chegou a receber indicações para o VMB de 2010, mas acabou não ganhando nenhum premio.




Presença
Álbum: Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão (2010)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
Em Setembro de 2010, a banda lançou um DVD e um álbum duplo gravado ao vivo no dia 19 de Junho de 2010, no estádio Mineirão em Belo Horizonte, antes do estádio ser fechado para as reformas da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O show reuniu 29 canções no DVD e 31 no CD duplo, além dos principais sucessos da banda, tivemos 3 músicas inéditas (uma feita apenas em estúdio). Dessas 3, eu destaco duas, e a primeira é "Presença"; uma canção que reflete bastante a atual sonoridade da banda. Essa canção depois ganhou uma nova versão com participação do rapper Emicida, e ganhando um clipe em 3D, que além de ser disponibilizado no Youtube, passava em alguns cinemas específicos. Mais tarde, a canção esteve na trilha sonora da nova "Amor Eterno Amor", exibida na Globo em 2012.




De Renpente
Álbum: Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
Se "Presença" é um reflexo da atual sonoridade Pop Rock do Skank, "De Repente" é uma revisita ao estilo Reggae do começo da banda. A canção foi carro-chefe do álbum, e tem duas versões presentes: uma gravada ao vivo no show e outro gravada em estúdio. A canção fez bastante sucesso e esteve presente na trilha sonora da temporada de 2011 da "Malhação".




Ela Me Deixou
Álbum: Velocia (2014)
Compositores: Samuel Rosa, Nando Reis
Após 4 anos do álbum Ao Vivo e 6 do último álbum de inéditas; a banda lançou "Velocia" em Junho de 2014. Aqui a banda encontrou um excelente ponto de equilibrio entre suas fases músicas, canções que mesclam a fase Reggae do começo da carreira, com a fase mais Pop Rock na qual a banda se encontrava. Esse também, é o álbum que mais tem parcerias entre Samuel Rosa e Nando Reis; das 11 músicas do álbum, 7 são composições dos dois, e ainda tem participação de Nando Reis na gravação de 2 canções. Como primeira música de trabalho, foi escolhida "Ela Me Deixou"; uma Reggae/Ska bem parecido com as primeiras canções do grupo. Seu clipe teve participação de membros do fã clube da banda.


Do Mesmo Jeito
Álbum: Velocia (2014)
Compositores: Samuel Rosa, Lucas Silveira
Para a banda, "Do Mesmo Jeito" foi uma canção que nasceu para ser single. Com seu ritmo Rock e acompanhamento de metais, a canção foi uma parceria entre Samuel Rosa e Lucas Silveira, vocalista e guitarrista da banda Fresno. Seu clipe foi lançado em 2016 e foi a terceira canção de trabalho do álbum "Velocia", após as canções "Ela Me Deixou" e "Esquecimento".


Algo Parecido
Álbum: Skank - Os Tres Primeiros (2018)
Compositores: Samuel Rosa
Para finalizarmos, chegamos no ultimo projeto lançado pela banda. "Os Tres Primeiros" foi um álbum lançado em Outubro de 2018, onde a banda gravou um show focado nos principais sucessos dos 3 primeiros discos do grupo. Dentre grandes sucessos e algumas canções menos conhecidas, foi lançado duas músicas inéditas: "Beijo na Guanabara" e "Algo Parecido". "Beijo na Guanabara" é um Reggae no estilo clássico da banda, na qual Samuel havia escrevido no começo da carreira, mas nunca havia sido lançado antes. Já "Algo Parecido" é uma classica baladinha romantica ao estilo atual do Skank; e é com ela que nós terminamos a nossa lista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário