quarta-feira, 18 de março de 2020

20 anos de Playstation 2: 20 jogos para se jogar


Continuando com as comemorações de 20 anos do Playstation 2, irei montar uma lista de 20 jogos do console para se conhecer e jogar. A lista é feita dos melhores e mais importantes jogos do console, misturada com alguns jogos de gosto pessoal. A lista não está em ordem do mais importante ou dos melhores, montei ela na ordem em que os jogos foram lançados. Caso queira saber um pouco mais sobre a historia do console, também escrevi uma matéria sobre sua historia e diversas curiosidades; caso já tenha lido, sigamos com a lista.

Silent Hill 2
O primeiro jogo de Silent Hill, saiu exclusivamente para Playstation 1 em 1999; surpreendeu a todos com sua atmosfera sombria, trilha sonora e efeitos sonoros excelentes e terror psicológico de tirar o fôlego. Isso garantiu uma continuação para PS2 que saiu em 27 de Setembro de 2001 no Japão e em 23 de Novembro de 2001 nos Estados Unidos; posteriormente o jogo ganhou versões para Xbox em 2002 e para PC em 2003. Produzido por uma equipe dentro da Konami, chamada de Team Silent e distribuído pela própria Konami; Silent Hill 2 não é uma continuação direta do primeiro jogo, sendo uma historia completamente diferente, com personagens diferentes e a cidade diferente do jogo anterior. Na historia, o protagonista James Sunderland vai até a cidade de Silent Hill depois de receber uma carta de sua esposa dizendo que ela estava o esperando em um "lugar especial"; o detalhe é que sua esposa havia falecido 2 anos atrás, devido uma rara doença, mesmo assim ele foi até a cidade para entender exatamente o que estava acontecendo. Silent Hill é uma cidade amaldiçoada, onde todas as criaturas que aparecem são reflexos dos medos e pecados das pessoas que adentram a cidade; ela sempre está coberta por uma densa neblina e as vezes fica numa escuridão logo após o toque de uma sirene. O lance da neblina era um recurso que os desenvolvedores usaram para esconder o cenário carregando aos poucos, devido as limitações do console; acabou que isso deu um clima tenso ao jogo e virou marca registrada da serie. O jogo continuou tendo uma atmosfera pesada, abordando temas polémicos como abuso e estupro, além de ter um gráfico bonito e excelente trilha e efeitos sonoras. Essa parte é graça a Akira Yamaoka, que era responsável pela trilha sonora e efeitos sonoros; ele depois virou o principal produtor da serie até sua saída da Konami em 2010. Suas composições geralmente contém tons de melancolia forte, se identificando com generos de ambientes escuros, industriais e trip hop. Para Yamaoka, este é seu Silent Hill favoritos, dentre todos da serie (e eu concordo com isso). O jogo foi bastante aclamado pela critica, vendo cerca de 1,3 milhões no PS2 e é considerado um dos melhores jogos de terror de todos os tempos. Uma curiosidade, é que Akira Yamaoka compos a principal canção de Silent Hill 2, "Theme of Laura", em apenas 3 dias.


Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes
Nos anos 90, a Capcom começou a fazer bastante sucesso com jogos de luta crossovers entre seus personagens e personagens da Marvel Comics. Tudo começou com X-Men vs Street Fighter em 1996, Marvel Super Heroes vs Street Fighter em 1997, até chegar a Marvel vs Capcom: Clash of Super Heroes em 1998. A continuação desse crossover chegou em 2000 para Arcades, depois recebeu port para o Dreamcast em 2000 e só chegou ao PS2 em 19 de Setembro de 2002 no Japão e em 29 de Novembro de 2002 nos Estados Unidos. O jogo se baseia numa luta entre 3 personagens, podendo troca-los durante a partida e ainda usar os que estão de fora em assistências; usando a barra de especial, o jogador pode fazer um movimento especial usando um ou até os 3 personagens ao mesmo tempo. Esses especiais, são bem conhecidos na serie, devido aos seus efeitos psicadélicos no momento que são executados. O jogo conta com uma grande quantidade de personagens (nem todos estão disponíveis no começo, sendo necessário desbloquea-los enquanto joga), ao todo são 56 personagens jogáveis. Para esse jogo, a Capcom criou 3 personagens exclusivos: Amingo, Ruby Heart e o chefe final Abyss que possui 3 formas diferentes para derrotar. MvsC2 junto com Street Fighter 2, ajudaram a popularizar eventos como a Evolution (EVO) e diversos outros torneios de jogos de luta; o jogo esteve sempre presente nos campeonatos, sendo substituído somente depois que Marvel vs Capcom 3 chegou em 2011. O jogo teve uma otima recepção da critica especializada e dos fãs da serie; por muito tempo ele foi considerado o jogo com o maior numero de personagens selecionaveis e um dos melhores jogos baseado em super herois de todos. O jogo futuramente recebeu mais ports, para Xbox em 2002 e PS3 e 360 em 2009.


Gran Turismo 4
Desenvolvido pela Polyphony Digital e distribuído pela própria Sony, Gran Turismo surgiu em 1998 e se tornou um dos carros-chefe dos consoles da Sony. O primeiro jogo é o jogo mais vendido do primeiro Playstation, com mais de 10 milhões de copias vendidas. O jogo tem a proposta de ser um simulador de corridas e competições automotivas, tentando se aproximar o máximo possível da real sensação de estar dirigindo um carro; era até necessário tirar a carteira de motorista para ter acesso a níveis diferentes de licenças. Sempre com uma grande quantidade de veículos de marcas conhecidas, pistas reais e desafios a se cumprir; o jogo foi evoluído em seu gráfico, jogabilidade e conteúdos. Eu destaco aqui o quarto jogo da serie para Playstation 2, que foi lançado em 30 de Dezembro de 2003 no Japão e em 24 de Fevereiro de 2004 nos Estados Unidos. O jogo contava com 750 carros de 80 fabricantes e 51 pistas, muitas das quais eram novas ou modificadas dos jogos anteriores. Há também diversos modos de jogo presentes, além do clássico Gran Turismo Mode (onde o jogador tira as licenças, cumprir desafios e participar de campeonatos) e o Arcade Mode (corridas tradicionais); também tem o B-spec Mode (onde o jogador é colocado no lugar de um chefe de equipe) e o Photo Mode (onde é possível tirar fotos dos carros em cenários diferentes, podendo salva-los via pen drive ou imprimi-los diretamente numa impressora). Uma coisa que surpreendia bastante, era o fato do jogo ter suporte a Widescreen e resolução de 1080i, sendo que naquela época, jogos tinham resolução de 480p em sua grande maioria; mas era necessário ter um televisor compatível com a resolução e cabos específicos. Um modo online estava sendo produzido para ele em sua fase de desenvolvimento inicial, mas foi descartado no produto final; mas era possível jogar em LAN com dois PS2 diferentes. Ao todo, Gran Turismo 4 vendeu cerca 11,73 milhões de unidades, só vendeu menos que Gran Turismo 3 que tem perto de 15 milhões de unidades vendidas. Talvez para quem curte mais jogos de corrida arcade e menos realista podem não curtir muito Gran Turismo; até porque ele é focado num publico especifico que gosta mais desse realismo e curti muito carros. Eu mesmo gosto mais de jogos arcades, mas os únicos jogos da serie que eu curti jogar, foram o Gran Turismo 4 e o Gran Turismo 6 do PS3.


Burnout 3: Takedown
Saindo de um jogo simulador de corrida realista e agora partindo para algo mais arcade e menos realista. Burnout foi uma serie que nasceu em meados de 2001, desenvolvido pela Criterion Games e distribuído inicialmente pela Acclaim Entertainment. O jogo é mais focado num tipo de corrida mais agressiva e destrutiva, com o objetivo de fazer seus adversários baterem e capotar o carro, além claro de ganhar a corrida. O jogo chamava atenção devido a sua física e detalhismo, principalmente no quis respeito ao carros capotando e se amassando com os impactos. A serie chegou a seu ápice com o terceiro jogo; Burnout 3: Takedown foi lançado em 7 de Setembro de 2004 nos Estados Unidos e em 10 de Setembro de 2004 na Europa, e a partir desde jogo, a serie começou a ser distribuída pela EA Games. Além da melhoria gráfica e de gameplay, o jogo ganhou diversas novidades, como um trilha sonora licenciada de bandas e artistas do Rock (os jogos anteriores, possuíam canções próprias, criadas para o jogo). O jogo tem em torno de 67 veículos, divididos em 7 classes e uma serie de 173 eventos em 10 locais diferentes dos Estados Unidos, Europa e Asia, com diversos modos de jogo. Dentre estes modos de jogos, estão Single Race (uma corrida normal entre 6 competidores), Time Attack (corrida contra o tempo), Pursuit (uma corrida contra um oponente, para ganhar um carro), Eliminator (os últimos colocados são eliminados aos poucos, até sobre um), Road Rage (uma competição para capotar o maior numero de corredor que puder) e Crash Mode (um modo para causar o máximo possível de acidentes e explosões em uma via fechada do cenário). O jogo teve uma excelente recepção da critica, ganhando notas altas e reviews positivas, sendo considerado o melhor jogo de toda serie Burnout; ele vendeu cerca de 2,68 milhões de unidades no PS2 e mais 1,31 milhões de unidades no Xbox. Pra quem gosta de um jogo de corrida bem mais frenético e destrutivo, Burnout é uma boa pedida.


Tony Hawk's Underground 2
Tony Hawk's Pro Skater foi uma serie que se iniciou em 1999, produzido pela Neversoft e distribuído pela Activision. A serie leva o nome de um dos skatistas mais famosos de todos, responsável por ter sido o primeiro a fazer a manobra 900º (2 giros e meio no ar). Além de contar com ele como personagem jogavel, possui diversos outros skatistas famosos, dentre eles o brasileiro Bob Burnquist. A serie foi evoluindo bastante, com melhorias gráficas, mecânicas novas, novas pistas, novos skatistas e uma otima trilha sonora com bandas do Punk Rock, Hardcore, Heavy Metal e Hip Hop. Do PS2 eu destaco o Tony Hawk's Underground 2, ele é o sexto jogo da franquia, lançado em 4 de Outubro de 2004 na América do Norte e em 8 de Outubro de 2004. Além do PS2, ele teve versões lançada para o Xbox, GameCube, PC, Gameboy Advance e uma versão Remix para PSP. O jogo tem dois modo Single Player principais, o Story Mode e o Classic Mode. No Story Mode, o jogador cria um personagem que acaba por participar de uma competição que os skatistas Tony Hawk e Bam Margera estão fazendo entre si; uma turne ao redor do mundo chamada "World Destruction Tour", onde o objetivo é além de grandes manobras de skate, causar os maiores desastres e gerar o maior caos possível em diversos lugares do mundo. O Classic Mode, é nada mais do que o antigo modo carreira dos jogos anteriores que não aprecia desde o terceiro jogo da franquia; onde o jogador escolhe um skatista e deve fazer diversas missões em cenários diferentes, com um contador de 2 minutos na tela. Além desses modos, ele contava com um modo Freestyle, no qual o jogador poderia ficar andando pelo cenário sem contador de tempo, mas não acumulava pontos, e também tinha diversos modos de jogo no Multiplayer. O jogo contava com diversos cenários novos inspirados em lugares reais como Boston, Barcelona, New Orleans, Berlim; e ainda contava com pistas retrabalhadas dos jogos anteriores. Diversos skatistas famosos para selecionaveis, além de personagens criados para o jogo e também personagens curiosos como Weeman (o anão do programa Jackass) e até mesmo o Shrek. A sua trilha sonora também chama bastante atenção com grandes bandas e artistas de diversos generos, como The Doors, Faith no More, Frank Sinatra, Johnny Cash, Joy Division, Metallica, Ramones e diversas outras.





Grand Theft Auto: San Andreas
Grand Theft Auto (mais conhecido por GTA) foi uma serie que nasceu em 1997; produzida pela DMA Design (que se tornaria depois a Rockstar North) e publicado inicialmente pela BMG Interactive (depois passando para a Rockstar Games, a partir do segundo jogo). O jogo consistia em controlar um personagem que deveria cumprir diversas missões dadas por chefes de gangues e mafiosos; dentro de um mapa relativamente grande, com uma vista de cima com um gráfico mais puxado para o 2D. O personagem tinha a liberdade para ir aonde quisesse, sem precisar seguir as missões de jogo, podendo roubar veículos, bater nas pessoas, conseguir armas e diversas outras coisas. O jogo teve uma grande evolução quando chegou no GTA 3, lançado em Outubro de 2001 para PS2 inicialmente, e portado para outras plataformas futuramente. Agora com um gráfico 100% 3D, com mais possibilidades do que fazer no jogo e um vasto mapa para se explorar; este jogo foi um dos responsáveis por popularizar e ditar as regras de jogos de mundo aberto, também chamados de SandBox. Mas a grande revolução mesmo aconteceu quando GTA: San Andreas foi lançado em 26 de Outubro de 2004 nos Estados Unidos e 29 de Outubro na Europa. Se passando no estado fictício de San Andreas (inspirada na California), onde estão as cidades de Los Santos (Los Angeles), San Fierro (San Frascisco) e Las Venturas (Las Vegas) e se passa em 1992. O protagonista Carl Johnson (CJ) depois de passar cinco anos em Liberty City, retorna para sua cidade natal, Los Santos, para o enterro de sua mãe; lá encontra seus irmãos, antigos amigos e colegas de sua gangue, a Grove Street Families. Agora, CJ precisa retomar o respeito que tinha na cidade e o da sua gangue, tendo que lidar com gangues rivais, policiais corruptos e membros da máfia. Esse jogo elevou muito a serie em diversos aspectos; uma historia mais profunda e bem trabalhada, personagens marcantes, uma excelente trilha sonora com diversas bandas e artistas famosos, um mapa gigante com três cidades distintas, diversos veículos para se usar (moto, carros, caminhões, aviões, helicópteros, barcos), ainda podendo personalizar alguns desses veículos, diversas armas a disposição, diversas missões e atividades distintas para fazer, além de poder personalizar o personagens em diversos aspectos (cabelo, barba, tatuagens, roupas). Além de causar bastante polémica pelos seus temas abordados e extrema violência, se envolvendo até em problemas judiciais pelo mundo. Um dos casos mais famosos, é o um modo que havia sido retirado do jogo, mas seus códigos ainda estavam presente e com ajuda de mods poderia ser ativo, que era o Hot Coffee; um mini-game onde o protagonista praticaria sexo com uma das namoradas que se pode conseguir no jogo. Apesar de todas as controvérsias, o jogo foi muito bem recebi, vendendo mais de 17 milhões de copias só no PS2 e quase 28 milhões somando todas as versões lançadas. Ele é o jogo mais vendido do PS2 e dividi a maior popularidade da serie juntamente com o GTA 5.




Ratchet & Clank: Up Your Arsenal
A Insomniac Games havia criado a trilogia original do Spyro no PS1, que fez muito sucesso; mas para a geração do PS2 a empresa resolveu deixar o dragão roxo de lado e produzir algo completamente novo. Disso, nasceu a serie Ratchet & Clank em 2002; uma serie exclusiva da Sony, com ambientação de ficção cientifica e que mistura o genero de plataforma com shooter. Acompanhando as aventuras de Ratchet (um mecanico pertencente a uma raça chamada Lombax) e Clank (um robo), eles exploram diversos planetas e galáxias, lutando contra diversos vilões e fazendo alianças improváveis. A serie chama atenção por causa de seu humor e grande variação de armas e acessórios um quanto exóticas e únicas. Dentre os jogos da serie que saíram para o PS2, eu destaco o terceiro jogo da serie; Ratchet & Clank: Up Your Arsenal lançado em 3 de Novembro de 2004 na América do Norte e em 12 de Novembro de 2004 na Europa. Os dois heróis estavam assistindo TV até que aparece uma noticia sobre um ataque no planeta Veldrin (planeta natal de Ratchet), que havia sido arquitetado por um sujeito misterioso chamado Dr. Nefarious. Ao ver está noticia, Ratchet decidi voltar ao seu planeta natal para ajudar a defender seu antigo lar; chegando lá, ele é confundido com um novo general das tropas galácticas e acaba assumindo a liderança dos soldados robos. Após a invasão ser controlado, o presidente da galáxia de Solana solicita a Ratchet e Clank que localize o Capitão Quark (personagem da serie que algumas vezes é heroi, e em outras é vilão), pois ele é o único que conhece esse tal Dr. Nefarious, tendo o derrotado uma vez. Ao encontra-lo, ele estava vivendo uma floresta, sem memoria, achando que era um macaco; mas os protagonistas conseguem um jeito de trazer a sua memoria de volta e após isso, formam uma equipe para acabar com os planos de Dr. Nefarious que é transformar todos os seres vivos em robos e dominar toda a galáxia. O jogo venho grandes melhorias e aprimoramentos comparados aos dois jogos anteriores; a começar pelo seu grande arsenal de armas diferentes, desde de lança-misseis, raio laser, um chicote de plasma, sniper laser, até mesmo uma arma que transforma os inimigos em pato. A novidade aqui, é que todas as armas podem receber uptades, chegando até o level 5; mas ao completar o jogo uma vez e inicial uma nova partida, fica a disposição para comprar as versões Mega das armas, podendo evolui-las até o level 8. Se o jogador tiver um save do primeiro jogo no Memory Card, isso implicará num desconto nas armas a serem compradas durante o jogo. Assim como nos seus jogos anteriores, ao completar o jogo, era possível começar imediatamente uma nova partida, com uma dificuldade maior e seguir com tudo que já havia sido adquirido no jogo. O jogo contava com diversos planetas para serem explorados, com algumas partes do cenários sendo destrutivo e escondendo diversos segredos e coletaveis; além de ter uma área de treinamento dentro da Estação Espacial Phoenix e um planeta focado em arenas de batalha para ganhar dinheiro, itens e experiência. O jogo também conto com um modo Multiplayer para até 8 jogadores online e offline. O jogo vendeu cerca de 2,57 milhões de unidades e chegou a receber uma versão remasterizada para PS3, junto com os outros dois primeiros jogos da serie.

Tekken 5
A serie Tekken nasceu em 1994 nos Arcades e depois foi portada para o Playstation 1 em 1995; desenvolvido e distribuído pela Namco (hoje em dia Bandai Namco) se tornou um dos grandes jogos de luta 3D e sinonimo da marca Playstation (deixando de ser exclusiva em consoles da Sony, a partir de Tekken 6 em 2008). Seu maior auge foi no Tekken 3 em 1998, onde a serie realmente se tornou popular e caiu nas graças do publico; o mesmo sucesso não chegou a se repetir nos jogos seguintes, mas ainda se manteve bastante popular e relevante. Tekken 5 saiu inicialmente em 2004 para os Arcades no Japão e depois recebeu port para PS2 em 31 de Março de 2005 no Japão, 24 de Fevereiro de 2005 nos Estados Unidos e em 24 de Junho de 2005 na Europa. O jogo continha 32 personagens, sendo 4 deles novos na serie (Asuka Kazama, Raven, Feng Wei e Devil Jin) e um novo chefe final, Jinpachi Mishima. Havia diversos modos a disposição: Story Mode (onde o jogador escolhe um personagem e ve sua historia durante o jogo), Arcade Battle (um modo de normal de batalha, sem historia nenhuma), Time Attack (modo arcade com contador de tempo), VS Battle (luta entre dois jogadores), Survival (um desafio para vencer o maior numero de lutas possível com uma única barra de vida), Tekken: Devil Within (um modo onde controlamos o personagem Jin Kazama por 5 fases, enfrentando diversos inimigos e um boss a cada final de fase) e Arcade History (possibilitando jogar a versão arcade dos 3 primeiros jogos da serie). Pela primeira vez, jogo ganhou um modo de customização de personagens, proporcionando que cores de algumas partes do uniforme do personagem fosse mudadas e adição de acessórios diversos. O jogo apresenta um sistema de combate mais rápido e fluido, gráficos melhorados (sendo considerado um dos jogos mais bonitos do PS2), conta com diversos cenários, sendo alguns infinitos (sem limitações no cenário) e outros com limitações tendo paredes e objetos que podem ser usados a favor no combate.  A partir do Tekken 5, os personagens começaram ser dublados, conforme o seu pais e língua de origem; japones, coreano, ingles americano, ingles britanico, mandarim. Há algumas exceções como Lei Wulong que é chinês, mas fala ingles e os brasileiros Eddy Gordo e Christie Monteiro que falam ingles também. O jogo teve uma avaliação positiva no geral, com vendas calculadas em torno de 8,2 milhões de unidades; e ainda ganhou uma versão nova chamada de Tekken 5: Dark Resurrection para PSP e PS3.


Mortal Kombat: Shaolin Monks
Conhecido pela sua brutalidade e grande violência, a serie Mortal Kombat se iniciou em 1992 nos Arcades e depois portado para diversas plataformas. Desenvolvido e distribuído pela Midway Games (hoje em dia conhecida com NetherRealm Studios e distribuída pela Warner Games) se manteve bastante em alta nos seus primeiros jogos em 2D, com atores digitalizados que dava mais realismo ao jogo; mas quando o jogo passou para o 3D, se tornando poligonal, acabou não agradando muito e se manteve meio em baixa durante alguns anos. No meio disso tudo, foi lançado Mortal Kombat: Shaolin Monks em 16 de Setembro de 2005 na América do Norte e em 30 de Setembro de 2005 na Europa. O jogo seguia um rumo diferente dos outros jogos; ao invés de ser um jogo de luta, ele era um jogo Beat 'em Up de ação/aventura, focado em contar uma versão alternativa do que aconteceu entre MK1 e MK2. Liu Kang e Kung Lao eram os principais personagens a serem controlados, podendo jogar single ou multiplayer (ao jogar de dois, era possível liberar areas e segredos que não eram possíveis com apenas um jogador). No jogo, era possível explorar diversos cenários clássicos da serem, enfrentar diversos inimigos, desbloquear novas golpes e habilidades, além de executar Fatalities e Brutalities usando uma barra especial focada nisso. Diversos personagens clássicos da serie apareciam como aliados (Sonya, Raiden, Jax, Johnny Cage, Kitana, Sub-Zero) e outros como inimigos e chefes (Baraka, Reptile, Mileena, Scorpion, Shang Tsung, Kano, Goro, Shao Kahn). Além de Kung Lao e Liu Kang, era possível desbloquear Sub-Zero e Scorpion, mas a historia não mudava, eles eram apenas skins diferentes dos outros dois personagens citados antes, tendo apenas seus golpes e habilidades alteradas, conforme o personagem selecionado. Além desse modo, havia um modo versos, onde havia mais personagens disponíveis para jogar e cenário 3D para se lutar um contra o outro; e como extra também tinha disponivel o MK2 de Arcade para se jogar. A Midway já havia tentado fazer jogos fora da linha de luta convencional, a exemplo de jogos como Mithologies: Sub-Zero e Special Forces, mas todos esses fora um fracasso comercial e receberam criticas negativas. Shaolin Monks foi bem o contrario disso, teve otimas reviews e foi muito elogiado pelos fãs da franquia; sendo considerado um dos melhores jogos da franquia até então. 


Resident Evil 4
Seis anos após o incidente em Raccoon City, a Umbrella Corporation foi completamente dissolvida devido a diversos problemas e o ex-policial Leon S. Kennedy virou um agente do governo. Ele recebe a missão de resgatar a filha do presidente, Ashley Graham, na qual foi raptada e levada para algum lugar da Espanha. No vilarejo que ele adentra, descobre que os moradores de lá, estão agindo de forma hostil e violenta com ele. Leon acaba descobrindo que Ashley foi sequestrado por uma ceita chamada Los Illuminados que querem ter controle global do governo; e para isso, estão usando um parasita chamado Las Plagas, que transforma as pessoas em Ganados (humanos mais fortes e resistentes que podem ser controlados feito zumbi). Quem controla todos esses seres e é líder da ceita, é Osmund Sandler, que injetou esse parasita em Ashley e em Leon também. Agora, Leon deve achar uma cura, acabar com essa ceita e resgatar a filha do presidente. Este é o enredo de Resident Evil 4 que saiu inicialmente para GameCube em Janeiro de 2005, depois recebeu seu port para PS2 em 25 de Outubro de 2005 na América do Norte, 4 de Novembro de 2005 na Europa e 1 de Dezembro de 2005 no Japão. O jogo foi responsável por mudar um pouco os rumos da serie, focando mais em ação, mas ainda mantendo um pouco daquele clima de Survival Horror. Também foi responsável por ser inovador em alguns aspectos que foram copiados depois por vários jogos; coisas como a camera por cima do ombro e a mira laser para facilitar na precisão dos tiros. O jogo passou por diversos contratempo durante a sua produção e teve diversas versões feitas até a sua versão final ser lançada. Ao começar por uma versão produzida em 2000, onde o jogo tinha um foco maior numa ação frenética, com inimigos demoníacos e o personagens usando armas de fogo e espada; por ser muito diferente do que Resident Evil era, esse jogo virou Devil May Cry. Depois, o jogo recebeu uma versão que tinha um clima mais tenso, numa pegada parecida com Silent Hill; com neblina densa, assombrações e possessões. Quando essa versão estava com quase 50% do desenvolvimento encaminhado, eles zeraram o projeto e começaram um novo, onde surgiu a versão que conhecemos hoje. Outro problema, era que o jogo estava vinculado a um contrato de exclusividade com a Nintendo; mas poucos meses antes do lançamento oficial para GameCube, a Capcom decidiu quebrar este contrato e lançar o jogo para todas as plataformas possíveis da época. O jogo vendeu cerca de 2,3 milhões no PS2, recebeu ports para diversos consoles que somados, chega a mais de 8,6 milhões de unidades.

Kingdom Hearts 2
Nascido de uma parceria entre Disney e Suare Enix (na época, Square Soft), o primeiro Kingdom Hearts estreou em 2002, exclusivamente no PS2. Misturando cenários e personagens das duas empresas; KH é um RPG de ação onde o personagem principal, Sora, está em busca de seus amigos (Riku e Kairi) e acaba se encontrando com Donald e Pateta, a procura do Rei Mickey. Ambos se unem para alcançar seus objetivos e também derrotar terríveis forças das trevas, que tem relação com o desaparecimento de seus amigos. Apesar de um tanto inusitado essa mistura, o jogo agradou a muitos e foi bem recebido, garantido primeiro uma sequência para Gameboy Advanced chamada KH: Chains of Memories em 2004 e depois refeito para PS2 em 2007. Kingdom Hearts 2 foi lançado em 22 de Dezembro de 2005, 28 de Março de 2006 na América do Norte e 29 de Setembro de 2006 na Europa. O jogo segue os acontecimentos dos jogos anteriores; inicialmente começamos jogando com o personagem Roxas, que mais para frente é descoberto que ele é uma parte de Sora. Após algumas hora de jogo com Roxas, ele dá lugar para Sora, Pateta e Donald continuarem a historia. Além de lidar com grandes males que ficaram pendentes dos jogos anteriores, eles tem que lidar com um novo mal, a Organização 13 (Organization XII). A continuação aprimorou em muitos aspectos comparado aos jogos anteriores; a gameplay foi bem mais trabalhada com novas habilidades, o gráfico que já era bonito, ficou mais lindo, muitos personagens e cenários dos jogos anteriores voltaram, assim como novos adicionados ao jogo, além da historia ter se expandido mais, ficando mais elaborada e complexa. Um tempo depois, saiu uma nova versão chamada Final Mix, onde alguns bugs foram corrigidos, além de ter cutscenes adicional, chefes extras e outros conteúdos a mais. Apesar de sua historia confusa e complexa, o jogo tem uma otima gameplay desafiadores, gráficos bonitos e todo um universo da Disney composto de clássicos desenhos implementados num otimo jogo de ação.




Devil May Cry 3: Special Edition
Devil May Cry inicialmente começou como um projeto para ser um novo Resident Evil, mas por se afastar muito da proposta da serie de Survival Horror da Capcom, acabou se tornando uma jogo completamente novo. O primeiro jogo saiu exclusivamente no console da Sony em 2001 e fui um sucesso, sendo muito elogiado e sendo destacado por seu combate frenético e alta dificuldade. Já com o segundo jogo, a Capcom não conseguiu o mesmo sucesso, sendo criticada pela baixa dificuldade do jogo e poucas novidades; fazendo assim a empresa repensar bem o próximo jogo. Devil May Cry 3: Dante's Awaking foi lançado em 17 de Fevereiro de 2005, 1 de Março de 2005 na América do Norte e 24 de Março de 2005 na Europa; fazendo muito sucesso e se transformando no jogo mais popular e elogiado da serie. A historia se passa antes do jogos anteriores, contando mais sobre a historia dos 2 personagens principais da saga; Dante e Vergil são irmãos gemeos meio humanos, meio demonios, tendo habilidades especial sobre-humanas; enquanto Dante decidiu lutar contra demonios (abrindo até um estabelecimento para serviço de caça a demonios), Vergil decidiu ir atrás de mais poder e dominar o mundo humano e dos demonios. É um jogo de ação-aventura, num estilo Hack and Slash, onde o personagem dispõe de diversas armas para combate (espadas, pistolas, shotgun, lança-misseis), matando demonios e outras criaturas místicas. A novidade desta versão, é que o protagonista contava com 4 estilos de combate para se utilizar: Trickster (para se usar esquivas, pulos duplos e andar nas parecer), Swordmaster (habilidades extras para combate com espadas e armas brancas), Gunslinger (tecnicas adicionais com armas de fogo) e Royal Guard (podendo ataques e repeli-los; além de depois ganhar mais dois estilos, Quisksilver (podendo parar o tempo) e Doppelganger (cria uma copia de Dante que o auxilia por um tempo). Mas eu recomendo que joguem a versão Special Edition, que foi lançado em 24 de Janeiro de 2006 na América do Norte, 23 de Fevereiro de 2006 e 25 de Setembro de 2006 na Europa. Além de correção de bugs e balanceamento na dificuldade, ainda proporciona poder jogar com Virgil na campanha principal do jogo, novos modos de jogo e extras como galeria de arte e videos de making of do jogo. O jogo vendeu 1.3 milhões com a sua versão normal e 1 milhão com a versão Special Edtion; ainda recebeu ports futuros para PS3, 360, One, PS4 e PC.

Midnight Club 3: DUB Edition Remix
Lançado inicialmente em 11 de Abril de 2005, Midnight Club 3: DUB Edition é o terceiro jogo da serie que foi desenvolvida e distribuída pela Rockstar Games. Um jogo de corrida em mundo aberto, situado em 3 mapas distintos: San Diego, Atlanta e Detroit. O seu estilo é bastante arcade, muito parecido com Need For Speed Underground 1 e 2. Tendo uma vibe dos filmes Velozes e Furiosos, com diversos carros de varias marcas conhecidas (tendo também algumas motos), podendo tunar em vários aspectos estes veículos. O objetivo é participar de diversas corridas e competições automobilísticas ilegais pela cidade toda, ganhando dinheiro e desbloqueado novos carros. As corridas não tem limitações de percurso, pode se usar o caminho que quiser, diversos atalhos, desde que pegue os checkpoints postos na ordem certa. Tudo isso, vindo junto de um gráfico bonito e uma trilha sonora de 103 músicas licenciadas, que incluíam generos como Hip Hop, Rock, Reggae, Eletronico. Em 13 de Março de 2006, foi lançado uma nova versão do jogo, chamado Midnight Club 3: DUB Edition Remix. Está versão, além de conter tudo que o jogo original tinha, houveram adições como: 20 novos veículos, mais músicas licenciadas, mais corridas e eventos nas cidades, a cidade Tóquio (uma versão refeito do Midnight Club 2) e ainda a possibilidade de criar corridas em todas as cidades do jogo. Quem tinha o jogo original salvo no Memory Card, poderia importar os dados para a versão nova, sem ter a necessidade de começar o jogo do zero. Uma curiosidade, é que o jogo tem esse subtitulo "DUB", devido a uma parceria da Rockstar com a DUB Magazine, uma revista focada na cultura urbana de carros personalizados.

Final Fantasy XII International Zodiac Job System
Franquia clássica da Square Enix e uma das mais importantes de todas da industria dos games; Final Fantasy XII foi lançado exclusivamente para PS2 em 16 de Março de 2006 no Japão, 31 de Outubro de 2006 na América do Norte e 23 de Fevereiro de 2007 na Europa e trouxe muitas novidades para a serie. A começar pelo seu sistema de batalha chamado "Active Dimension Battle", o combate se inicia quando um membro do grupo se aproxima do alcance de um inimigo, se algum personagem ataque ou se algum evento de historia força o confronto. A batalha acontece em tempo real, com linhas de alvos conectando membros do grupo a inimigos do cenário, realizando ações pré-determinadas pelo jogador. São 6 personagens no grupo (Vaan, Ashe, Basch, Balthier, Fran e Penelo) sendo que 3 personagens podem estar na tela durante a batalha, tendo as vezes um a mais em partes da historia; o jogador pode trocar os 3 personagens que estão em batalha e quando um morre, pode ser substituído por outro que está vivo. Os encontros randomicos não acontecessem mais, agora os inimigos aparecem andando pelo cenário e o jogador pode optar por enfrenta-los ou ignora-los, fora momentos da historia em que necessário o confronto. Existe também o sistema "Gambit", que permite programar cada personagem para realizar uma ação especifica, dependendo da situação que está acontecendo ao redor da batalha. Por exemplo, um personagem que tem magia de cura, pode ser programado para que quando alguém do grupo fique com menos de 50% de vida, ele cure automaticamente estes membros, ou se o personagem tem magia de fogo, ele use essa magia para quando a um inimigo fraco perante fogo. O jogo conta com o License Board, uma espécie de tabuleiro onde se pode distribuir pontos de experiência ao subir de nível, com isso o personagem vai tendo acesso a mais magias, técnicas, acessórios e diferenças outras melhorias. Isso também ajuda a liberar mais da nova mecânica do jogo, "Quickenings"; um novo tipo de Limit Break para jogo, onde cada personagem pode ter até 3 Quickenings. São magias supremas que podem ser realizadas em cadeia pelos personagens, apertando uma sequência determinada de botões enquanto a animação da magia acontece; e quando essa cadeia atingiu um determinado ápice, terminará com um grande golpe final chamado Concurrence para encerrar a sequência. Além da sua excelente gameplay, o jogo possui uma historia bastante interessante e gráficos muito bonitos e a frente do seu tempo. Em 10 de Agosto de 2007, foi a lançada a versão International Zodiac Job System, que é a que recomendo jogarem; pois ela vem com bastante conteúdo a mais. A começar por novos License Board, agora denominadas com os 12 signos dos zodiacos, cada um representando uma classe diferentes; além de contar com novos modos e a possibilidade de acelerar o jogo pressionando o botão L1. O jogo vendeu cerca de 7,2 milhões de unidades e recebeu uma versão remasterizada para PS4 em 2017 e na Steam em 2018, como o subtitulo de The Zodiac Age.


God Hand
Lançado em 14 de Setembro de 2006 no Japão, 10 de Outubro de 2006 na América do Norte e 16 de Fevereiro de 2007 na Europa; God Hand foi um jogo exclusivo de PS2 produzido pela Clover Studio, uma subsidiaria da Capcom, que foi responsável pela distribuição do game. Um jogo de Beat 'em Up em 3D, que chama atenção por sua alta dificuldade, possibilidade de personalizar a lista de golpes e combos e seu grande humor com diversas situações cómicas. Tendo em seu desenvolvimento Shinji Mikami e diversos outros designer e programadores responsáveis pela serie Resident Evil, a ideia era fazer um jogo de ação e aventura, com combate corpo a corpo, focado nos jogadores hardcore e cheio de alívios cómicos. A historia foca no protagonista Gene, um artista marcial que após perder um dos braços, ganhou um novo braço que o faz dominar uma arte chamada "God Hand", onde ele consegui ficar mais forte, mais rápido e mais resistente por um determinado tempo. Ele deve lutar contra humanos e demonios que querem o poder do God Hand, para trazer de volta, um antigo e poderoso demonio chamado Angra; mas além desse poder, é necessário o poder da Devil Hand que está com Azel, um dos principais antagonistas do jogo. Sua lista de combos era bem elaborado, podendo editar e personalizar os principais golpes que jogador poderia usar, sendo liberados conforme o jogo progredia. A camera do jogo era fixa nas costas do personagens e o analógico direito era usado para desviar de ataques. Era possível usar golpes especiais que eram acumulados quando o personagem coletava cartas pelo cenário; esses golpes serviam para arremessar o personagem para bem longe ou para atordoa-los por um tempo. Além disso, ao encher uma barra, era possível ativar o poder do God Hand, que deixava o protagonista mais forte, rápido e invencível por um determinado tempo. Na época que o jogo saiu, ele não recebeu tanta atenção, recebendo criticas mistas, sendo considerado razoável e vendendo pouco; tanto que após esse jogo, a Capcom dissolveu a Clover Studio. Um tempo depois, o jogo alcançou o status de cult e começou a aparecer em listas de melhores jogos de PS2; chegou a receber uma versão para PS3 através da PSN em 4 de Outubro de 2011.

Bully
Produzido e distribuído pela Rockstar, Bully foi lançado inicialmente exclusivo para PS2 em 17 de Outubro de 2006 na América de Norte e 25 de Outubro de 2006 na Europa; sendo apelidado por muito como "GTA de escola", por seu um jogo de mundo aberto muito parecido com GTA e se passar num ambiente escolar. Na pele de Jimmy Hopkins, que foi deixado pela sua mãe e padrasto na Bullworth Academy, o único internato que aceitou Jimmy, terá que lidar com todo aquele ambiente escolar, com professores, monitores, diferentes grupos de estudantes (nerds, cheerleadears, valentões, atletas), sem falar no seu colega Gary Smith, que inicialmente se apresentou como amigo, mas o depois se mostra como o principal antagonista da trama. O jogo no começo, passe dentro da escola, mas ao avançar na historia, o personagem ganha a possibilidade de sair do ambiente da escola e explorar o resto da cidade. Numa estrutura bem parecida com GTA, o protagonista tem toda liberdade para explorar o mapa, fazer as missões na ordem que quiser e quando quiser (tirando algumas missões que são feitas em horários específicos ou depois de concluir certas missões). Além das missões principais e secundarias, a também as aulas para serem feitas (Ingles, Quimica, Artes, Educação Fisica, Fotografia e Mecanica), que ao serem feitas, habilita mais habilidades, itens e outras coisas para o jogador. Além de poder explorar o mapa a pé, o personagem usa também skate, bicicleta, motocicleta e kart (conforme o avanço no jogo, esses veículos vão sendo liberado); e para seu arsenal de armas, temos bombinhas, bomba de fedor, pó de mico, saquinhos de bolinha de gude, estilingue, ovos podres. Quando o jogo saiu, ele causou muita polémica, justamente por tratar e retratar a cultura do Bullying nas escolas, além de outras coisas que o jogo retrata, como violência e sexualidade. Vários governos de diversos países moveram processos contra o jogo e a Rockstar, sendo proibido sua comercialização em alguns países; principalmente no Brasil, sendo só revogado sua comercialização em 2016, quando o jogo recebeu um port para PS4. Apesar disso, o jogo recebeu uma boa recepção e notas boas, vendendo mais de 1,5 milhões de unidades e recebendo ports e versões para outros consoles.


God of War 2
Após o sucesso que o primeiro God of War fez em 2005, a Santa Monica Studio (uma subsidiaria da Sony) tratou de trabalhar em uma sequência digna para o jogo. Apesar do PS3 estar próximo de chegar, eles optaram por fazer a continuação para o PS2, devido a sua grande base instalada e popularidade do jogo. God of War 2 foi lançado 13 de Março de 2007 na América do Norte e em 27 de Abril de 2007 na Europa; exclusivo para PS2 o jogo segue a historia do Fantasma de Esparta, Kratos. Após derrotar Ares, o Deus da Guerra, os Deuses nomearam ele o novo Deus da Guerra, mas Kratos começou a agir e tomar decisões que mexeram com a irá de Zeus; ele começa a fazer isso devido a segredos que descobrir dos Deuses (isso é mais explicado no jogo de PSP, Ghost of Sparta). Então, durante uma invasão do exercito espartano a uma cidade grega com ajuda de Kratos, Zeus arranja um jeito de tirar seus poderes de Deus e o mata. Enquanto ele era levado para o reino dos mortos, Gaia a mãe de todos os Titãs, o traz de volta a vida e pede para que Kratos ajude a derrotar Zeus que acabou com todos os Titãs durante uma grande guerra anos atrás. Para isso, Kratos deve ir até uma ilha remota onde vive as Irmãs do Destino, que controlam o destino de todos os mortais, para mudar seu próprio destino e tratar de acabar com Zeus. Em comparação ao primeiro, o jogo recebeu bastante melhorias; desde seus gráficos até sua gameplay. Agora, Kratos conta com um grande arsenal de armas e itens que o ajudam durante as batalhas, quebra-cabeças e vencer obstáculos. Um desses itens, é as Asas de Ícaro, que o fazem planar; esse era um item que foi pensado inicialmente para ser implementado no primeiro jogo, mas foi descartado. Novos poderes e habilidades foram implementados nos jogos, além de um sistema de combos mais aprimorado e com a possibilidade de emendar combos trocando de armas. O seu final acaba em aberto, deixando gancho para o que se tornaria um dos melhores jogos de PS3, God of War 3. Assim como seu antecessor, o jogo foi muito bem aclamado pela critica e publico, vendendo cerca de 4,24 milhões de unidades e recebendo futuramente resmasterização para o PS3 e PSVita respectivamente em 2009 e 2014.



Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3
Dragon Ball é um dos animes e mangás com uma grande fanbase, e recebeu diversos jogos, de diversos tipos, para diversas plataformas; mas um jogo que muitos lembram é o Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3. Produzido pela Spike Co. Ltd., distribuído pela Atari na América do Norte e pela Namco Bandai no Japão e na Europa, o jogo foi lançado em 4 de Outubro de 2007 no Japão, 9 de Novembro de 2007 na América do Norte e 13 de Novembro de 2007 na Europa. Um jogo de luta 3D, usa uma estilo gráfico chamado Cel Shading, uma técnica de renderização 3D que faz parecer um cartoon ou anime. O jogo possui mais de 150 personagens, sendo um dos jogos de luta que mais tem personagens selecionaveis e mais de 30 estágios, sendo alguns variações de período do dia e sendo destrutivos. O jogo possui um modo chamado Dragon History, onde o jogador passa por diversas lutas, de diversas sagas dos animes, filmes e OVAs, controlando determinados personagens. Além de ter diversos outros modos, como um modo de missões a serem concluídas em batalha, modo de torneio, modos de treino bem elaborados, um modo para habilitar itens para equipar nos personagens e melhorar sua habilidades, e também lutas tradicionais contra a CPU ou entre dois jogadores.O jogo teve uma excelente recepção da critica especializada e dos fãs do anime, vendendo mais de 3 milhões de unidades no PS2. O jogo também recebeu uma versão para Nintendo Wii, e diferente da versão de PS2, tem um modo online.




Guitar Hero 3: Legends of Rock
O primeiro jogo da serie Guitar Hero foi lançado em 2005, exclusivo para PS2, desenvolvido pela Harmonix Music System e distribuído pela RedOctane. O jogo vinha com uma proposta do jogador ser um guitarrista de uma banda, que começa nas casas de shows mais pequenas até chegar em grandes espetáculos, tocando diversas canções de artistas e bandas como Franz Ferdinand, Black Sabbath, David Bowie, Joan Jett, Motorhead, ZZ Top e muito mais. Além de sua setlist, o jogo chamou a atenção pelo fato de ser possível jogar com um controle feito especialmente para o jogo, em formato de guitarra, tendo as notas representadas por 5 botões coloridos (verde, amarelo, vermelho, azul e laranja). O jogo se mostrou um grande sucesso, popularizando um genero de jogo musical que antes era tomado por jogos de dança, como Dance Dance Revolution. Isso rendeu diversas sequenciais e spin-off da serie, mas o meu destaque fica para o terceiro jogo da serie. Guitar Hero 3: Legends of Rock foi lançado em 28 de Outubro de 2007, agora produzido pela Neversoft (PS3 e 360), Aspyr Media (PC e Mac), Vicarious Vision (Wii) e Budcat Creations (PS2), e publicado pela RedOctane em parceria com a Activision. O jogo venho com melhorias gráficas, gameplays e interfaces refeitas e diversos modos de jogo; além de um setlist de canções escolhida cuidadosamente, tendo bandas e artistas como Sex Pistols, Guns n Roses, Kiss, Rolling Stones, The Killers, The Strokes, e muito mais. Ele foi o primeiro a colocar artistas musicais no jogo para serem selecionados para serem desbloqueados, Slash (Guns n Roses) e Tom Morello (Rage Against The Machine). Guitar Hero 3 se tornou o game da serie que mais rendeu lucro, com mais de 1 bilhões de dolares em vendas; além de ter aumentado o interesse das pessoas em aprender tocar guitarra e impulsionar a venda de guitarras nos Estados Unidos.




The King of Fighters 98: Ultimate Match
The King of Fighters é uma serie produzida e distribuída pela SNK; um jogo de luta 2D, teve seu primeiro jogo lançado em 1994  e tinha seu foco na batalha de equipes de 3. O jogo era um grande crossover entre as principais series da empresa; Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warrior, Psycho Soldier, e alguns personagem originais para o jogo. O jogo era lançado anualmente e seu maior apice foi durante a chamada "Saga Orochi" (94-98), mas depois disso a serie perdeu um pouco sua popularidade e após a versão de 2003, o jogo deixou de ser anual e passou ser lançado em períodos maiores de tempo. Uma das versões mais populares e mais queridas pelos fãs, é a versão de 98, que reunia a maioria dos personagens que já haviam aparecido na serie, sem compromisso de contar uma historia canónica no jogo. Na época em que ele saiu, recebeu versões para Arcade, Neo Geo, Playstation e Dreamcast e em 26 de Junho de 2008, para comemorar os 10 do game, foi lançado para Playstation 2 um nova versão chamada The King of Fighters 98: Ultimate Match. Esse versão vinha com algumas revisões na gameplay, novos cenários, detalhes de cenário em 3D, modo de desafios, personagens adicionais e além da possibilidade de jogar o jogo original de Arcade. Tanto o jogo original e suas versões mais novas foram bastante elogiados; hoje em dia, o jogo também está disponivel para PS4 e Steam.

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