sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Especial Playstation 1: 26 jogos para se conhecer (Parte 2)

Está é a segunda parte da lista que mondei com 26 jogos para se conhecer do Playstation 1. Esses posts, são uma sequencia de especial para comemorar os 26 anos do lançamento do primeiro console da Sony no Japão. Caso não tenha visto a primeira parte, clique aqui para ver e depois volte para continuarmos. Se já viu, então sigamos.

Links relacionados:

3Xtreme



A serie Xtreme teve 3 jogos exclusivos no PS1, inicialmente com o nome de ESPN Extreme Games, seu primeiro jogo saiu no dia do lançamento do console em 1995. O jogo era um estilo de corrida radical com skate, roller, bike e street luge (uma espécie de carrinho de rolimã), onde o objetivo é chegar na melhor qualificação possível, acumular pontos e melhorar seus equipamentos. Devido a licença da ESPN ter expirado, o logotipo e todas as citações a marca foram tiradas e jogo se tornou apenas Xtreme. Sua 3 versão do jogo, foi lançado no dia 21 de Abril de 1999, dessa vez desenvolvido e publicado pela 989 Sports (antes conhecida como Sony Interactive Studios America). Ele segue a mesma receita que os seus antecessores, mas com algumas melhorias e novidades. Ao contrários dos jogos anteriores que eram feitos com sprites, esse era feito totalmente com poligonos 3D e suas pistas ficaram mais longas. Conta com diversos personagens para se selecionar, entre categorias de skate, bike e roller (street luge não está presente nesse jogo, assim como no segundo jogo). Dentre seus varios modos de jogo, se faz presente o Exhibition (um  modo normal de corrida única), Freestyle (onde o foco é em pontuação dentro de um tempo limite) e Season (um campeonato com 3 sessões diferentes, onde é possível conseguir equipamentos novos e melhorias no personagem). Apesar disso tudo, o jogo teve muitas criticas desfavoráveis, mas vale ser citado nesta lista. 


Driver



Driver: You are the Wheelman (ou simplesmente Driver), foi desenvolvido pela Reflections Interactive (atual Ubisoft Reflections) e publicado pela GT Interactive Software para PS1 em 25 de Junho de 1999 nos Estados Unidos, 30 de Junho de 1999 na Europa e 9 de Março de 2000 no Japão. Um jogo de ação e corrida, onde o protagonista é John Tunner, um detetive de Nova Iorque e ex-piloto. Graças as suas habilidades de condução, ele foi designado a trabalhar infiltrado num sindicato do crime, como piloto de fuga, para descobrir as reais intenções desses criminosos. Tanner deve cumprir missões de fuga e perseguição para ganhar confiança dos lideres criminosos. O jogo se passa em 4 cenas distintos; Miami, San Francisco, Los Angeles e Nova York; cada um parcialmente fiel ao layout das cidades no mundo real. O jogador deve fazer missões dentro de carros, que consistem em ir de um ponto a outro antes do tempo acabar, perseguir outros carros e fugir da policia. A ideia dos desenvolvedores, foi fazer um jogo inspirados em filmes de perseguição de carros e investigação policial dos anos 60 e 70; tanto que a opções de câmera cinematográfica para dar o ar de filme de ação. Além do modo Undercover (o modo historia), a também um modo livre para explorar os mapas, modos de perseguição, fuga, contra-tempo e treinamento. O jogo chamou bastante atenção pela sua proposta e por ter uma certa liberdade nos mapas do jogo. Ele ganhou o premio da E3 Game Critics Awards de "Melhor jogo de corrida" e em 2002 foi colocado na posição 12 dos 25 melhores jogos do Playstation feita pela IGN.


Crash Team Racing



Após o grande sucessos dos jogos anteriores do Crash, a Naughty Dog quis fazer algo diferente com sua serie. Com a popularidade jogos no estilo kart, como Mario Kart e Diddy Kong Racing, eles começaram produzir um jogo no mesmo estilo. Crash Team Racing (também conhecido no Japão como Crash Bandicoot Racing), foi lançado no dia 30 de Setembro de 1999 nos Estados Unidos, 16 de Dezembro de 1999 no Japão e 21 de Dezembro de 1999 na Europa. Um alienígena chamado Nitros Oxide resolve desafiar Crash, Coco, Cortex e companhia para um grande desafio de corrida de kart. Se eles ganharem, Oxide deixa a Terra em paz; mas se eles perderem, ele vai transformar o planeta num enorme estacionamento e escravizar todos os habitantes. Com 16 fases diferentes, 15 personagens (com 8 jogáveis desde o começo do jogo) e diversos modos de jogo. O principal, era o modo Adventure, onde um personagem era selecionado, e deverá correr por diversas pistas, espalhadas em 5 mapas distintos, para ganhar as corridas e conseguir um troféu. Ao conseguir 4 troféus, é liberado uma corrida contra um chefe, e ao vence-la, é dado uma chave ao jogador que libera o próximo mapa. Além dos troféus, é necessário conseguir as moedas CTR, que servem para liberar copas. Para conseguir essas moedas, é necessário refazer as corridas para coletar as letras C, T e R espalhadas pela pista e ganha a corrida. Também é possível ganhar algumas dessas moedas, entrando em arenas onde o objetivo é coletar 20 cristais antes do tempo acabar. Cada moeda tem uma cor diferente, coletando uma certa quantidade de uma cor especifica, libera uma copa que contém 4 pistas e ao ganha-las, gemas das respectivas cores são ganhas. Outro item a ser coletado, são as Safiras, que são adquiridas ao fazer os time trials das pistas, onde é necessário terminar as 3 voltas das corridas dentro de um tempo específicos. Após completar todos os objetivos, o jogador desafia o Nitros Oxide para um corrida, a ao ganhar, ele foge  da Terra e um epilogo mostra o que aconteceu com cada personagem do jogo. Além desse modo, temos modo Single Player e VS para corridas normais, Time Trials, Copas e um modo de batalha, onde pode-se escolher as condições de vitória. O jogo foi bem recebido pela critica, vendendo cerca de 2 milhões de copias e sendo considerado até hoje um dos melhores jogos de kart depois de Mario Kart e foi um dos últimos jogos da serie em que a Naughty Dog trabalhou. Um remake foi produzido pela Beenox e distribuído pela Activision em 2019, chamado de Crash Team Racing Nitro-Fueled; sendo bem elogiado pela critica especializada e pelos fãs do jogo original.

Supercross Circuit



Desenvolvido pela Idol Minds (atual Deck Nine) e publicado pela 989 Sports; Supercross Circuit é um jogo de corrida de motocross lançado no dia 9 de Novembro de 1999, exclusivamente para PS1. Contando com 25 pistas no total (9 delas são baseadas em pistas reais, enquanto as outras são fictícias), 15 pilotos profissionais do motocross e diverso modos de jogo. No modo Season, o jogador cria um corredor com seu nome e acessórios de preferencia, escolhe uma moto e participa de diversos campeonatos; podendo personalizar o veiculo e sendo necessário consertar as partes de vez em quando. Também a um modo livre de corrida, onde as pistas vão sendo liberadas conforme os campeonatos são terminados. Um modo Freestyle, é habilitados depois de alguns campeonatos vencido, um modo com uma arena aberta para fazer manobras e acumular pontos. Também a modos para 2 jogos onde consiste em modos de corrida única e um modo de campeonato onde se pode escolher as pistas que vão constituir o campeonato. Além disso, o jogo contém um modo de criação de fases, possibilitando salvar até 20 pistas diferentes. O jogo teve criticas medianas e não é muito lembrado geralmente, mas é bastante valido cita-lo, pois um diferencial de outros jogos do gênero, é o quão veloz o jogo é, sem ter quedas de frames.

Medal of Honor



Medal of Honor (o famoso Medalha de Honra), foi produzido pela DreamWorks Interactive e distribuído pela EA, foi lançado exclusivamente para PS1 em 11 de Novembro de 1999. É um FPS ambientado no final da Segunda Guerra Mundial (entre 1944 e 1945), que foi idealizado pelo diretor e produtor Steven Spielberg. Em seu enredo, temos o protagonista tenente James Steven Patterson (também conhecido como Jimmy Patterson), um ex-piloto que é recrutado pela OSS (Office of Strategic Services) para trabalhar como agente. Ele deve cumprir missões estando infiltrado nas linhas inimigas da Alemão; dentre as diversas missões estão resgates, roubar documentos importantes, sabotar planos do inimigo, recuperar obras de artes roubadas pelos nazistas, destruir armas pesadas e matar soldados nazistas. Com uma campanha tendo 24 fases diversificadas, com vários objetivos específicos e diversas armas do arsenal americano e alemão a sua disposição. Além da campanha principal, o jogo contava com um modo Deathmatch de tela dividida para duas pessoas, lutando um contra o outro em cenas inspirados na campanha e com arsenais diversos. Para uma boa imersão, os produtores contaram com consultoria de veteranos de guerra e uma orquestra para compor a trilha sonora do jogo, dando um ar de filme de Hollywood. O jogo foi muito bem recebido pela critica, e junto com GoldenEye 007 de N64, ajudaram a popularizar o gênero de FPS nos consoles, sendo que esse gênero era mais popular nos PCs. Além disso, Medal of Honor também foi responsável por dar seguimento a uma linha de jogos inspirados na época da Segunda Guerra Mundial que se seguiu por anos. O jogo foi colocado na posição 21 no Top 25 dos melhores jogos do Playstation feito pela IGN.

Chrono Cross



Desenvolvido e distribuído pela SquareSoft (atual Square Enix), Chrono Cross (a sequencia de Chrono Trigger de SNES) foi lançado exclusivamente para PS1 em 18 de Novembro de 1999 no Japão e em 15 de Agosto de 2000 nos Estados Unidos. A marca chegou a ser registrada na Europa, mas não chegou a ser lançado naquela região. Seu enredo se passa 20 anos despois dos eventos de Chrono Trigger, tendo como protagonista Serge, um garoto de 17 anos que mora no arquipélago de El Nido. Um dia, quando foi encontrar com uma amiga na beira da praia, ele desmaiou e acordou em uma dimensão paralela, onde descobriu que havia morrido 10 anos atrás. Ao ir atrás de respostas, ele se encontra com a ladra Kid, que possui um colar que proporciona viajar entre as dimensões. Além disso, ele conhece o antagonista, Lynx um felino antropomórfico, que está atrás de Serge para fins próprios. Serge e Kid irão viajar entre as dimensões, conhecendo e recrutando mais aliados (43 ao todo), para encontrar respostas sobre essa divergência dimensional e também descobrir segredos do passado que estão ligados ao jogo anterior. Sua gameplay, é de um típico RPG japonês por turnos, mas ele tem algumas coisas que o tornam diferentes. Ao começar pelos ataques feitos pelos personagens que tem níveis diferentes: fraco, com uma proporção maior de acerto; um ataque equilibrado; e um forte, mas com uma proporção menor de acerto. Dependendo da escolha, é possível fazer combos, atacando mais de uma vez o mesmo personagem. Encontros aleatórios não estão presentes nesse jogo, os inimigos aparecem no cenários, dando a opção de evitar combates desnecessários. As magias, são baseadas no sistema de Elements, feitiços que estão posições designadas no Element Grind. Dependendo de sua posição, magias mais fracas podem ter seus efeitos fortificados ao custo de mais tempo de execução, enquanto magias mais fortes podem ser lançadas mais rapidamente, perdendo parte de seu poder. Cada Element e personagem tem uma cor especifica, influenciando a eficácia de feitiços quando executadas por personagens de cores iguais ou opostas. Cada batalha, apresenta um mostrador com 3 cores, o Element Field, que mostra a cor predominante daquela batalha, oferecendo vantagens para a magia daquela cor predominante. Além disso, existem também ataques combinados e Summonings presentes no jogo. Desde o começo da produção do jogo, a ideia era fazer uma continuação de Chrono Trigger, que tivesse uma proposta diferente e que as pessoas pudessem jogar sem ter jogado o jogo anterior.  Inicialmente, o jogo seria um pouco menor, proporcionando o jogador recrutar qualquer pessoa presente nos mapas do jogo, totalizando até 64 personagens, contendo finais únicos para cada um. Conforme o jogo foi tomando forma, ele acabou ficando maior e a quantidade de personagens foi reduzido para 45, tendo 12 finais distintos dependendo de como a historia anda. O jogo teve uma ótimo recepção pelo publico em geral, vendendo mais de um milhões e meio de unidades, sendo colocado no posição de numero 85 dos 100 melhores RPG de todos os tempos da IGN. Sua musica de abertura, "Scar's Time", é sempre citado em listas de melhores musicas dos games e frequentemente tocada em apresentações de musicas orquestradas de games. Apesar disso, o jogo nem sempre é tão lembrado assim; talvez pelo fato dos fãs preferirem mais seu antecessor e o jogo ter saído bem no final da geração PS1.

Gran Turismo 2



O primeiro Gran Turismo foi lançado exclusivamente para PS1 em 1997 no Japão e 1998 no resto do mundo e foi um sucesso inesperado pela desenvolvedora Polyphony Digital. Um jogo de corrida focado na simulação, com diversas marcas de carros famosas e com um realismo incrível para época. Isso fez com que o produtor Kazunori Yamauchi e sua equipe se empenhasse mais para fazer uma continuação melhor e maior; e a própria Sony investiu num marketing pesado para o próximo jogo. Gran Turismo 2 foi lançado no dia 11 de Dezembro de 1999 no Japão, 23 de Dezembro de 1999 nos Estados Unidos e 28 de Janeiro de 2000 na Europa, e cumprir com as expectativas. Ao começar por seu conteúdo em comparação ao anterior; enquanto o primeiro jogo tinha cerca de 178 veículos e 11 pistas, o segundo jogo trouxe cerca de 650 veículos e 27 pistas. Além disso, ele venho com um modo novo, focado em corridas de Rally. O jogo venha em dois discos, um contando com o Modo Arcade e outro com o Modo Simulação. No Modo Arcade, era possível escolher livremente as pistas e veículos a vontade. Já o Modo Simulação, era necessário completar provas para conquistas as 6 diferentes habilitações que existem no jogo, possibilitando ganhar veículos e participar de campeonatos diferentes. Sua trilha sonora era composta de músicas licenciadas, como a canção "My Favourite Game" da banda The Cardigans que foi usada na abertura do jogo, e também com músicas originais que iam desde Jazz a Rock. Ele teve melhorias bastante significativas em seus gráficos, gameplay e muito mais, apesar que algumas falhas foram encontradas nas primeiras remessas do jogo. Foram relatados por algumas pessoas problemas como erro em saves, perca de carros na garagem e carros que apareciam em corridas que não deveriam estar; mas a Sony se prontificou em ajudar e trocar os jogos por copias mais atualizadas. Gran Turismo 2 recebeu excelentes notas, ótimos elogios dos entusiastas de carro e corridas, vendendo cerca de 9,37 milhões de unidades (contabilizadas até 30 de Abril de 2008), e junto com o jogo anterior está entre os jogos mais vendidos do console.

Jackie Chan Stuntmaster



Produzido pela Radical Entertainment e publicado pela Midway Games, Jackie Chan Stuntmaster foi lançado exclusivamente para PS1 no dia 28 de Março de 2000 nos Estados Unidos e 17 de Maio de 2000 na Europa. Um jogo Beat 'em Up 3D, protagonizado pelo ator de filmes de ação Jackie Chan. No jogo, Jackie trabalha como entregador junto com seu avô; um dia ele pede para Jackie entregue uma encomenda muito importante para um Templo Shaolin. Durante aquele mesmo dia, enquanto jantava num restaurante, Jackie vê seu avô conversando com algumas pessoas dentro de uma limusine. Essas pessoas percebem que Jackie os viu, e acabaram fugindo com o avô de Jackie. Agora ele deve ir atrás das pessoas que sequestraram seu avô, resgata-lo e fazer a entrega desse pacote especial. Em sua gameplay, Jackie além de dar chutes e socos nos inimigos, também pula, rolar, agarrar e fazer contra-ataques. Além de usar suas habilidades de luta, Jackie também pode usar o cenário a seu favor, usando desde cadeiras, mesa, vassoura e até peixes para bater nos inimigos. O jogo contém um hub com 5 áreas diferentes, contendo 3 fases e uma batalha contra chefe, e mais uma fase bônus. O estúdio contou com consultoria do próprio Jackie Chan para fazer o jogo, desde ideias para as fases, dublagem e até mesmo com captura dos movimentos para dar mais realismo ao jogo e fidelidade as movimentos do ator. Tanto que se o jogador conseguir coletar todos os dragões dourados das fases, irá jogar uma fase extra que ao completa-la, libera um making of do jogo e erros de gravação, algo bastante comum no final dos filmes de Jackie Chan. O jogo teve uma critica mista, elogiando bastante sua gameplay, mas criticando muito seus gráficos, principalmente os das CGi muito abaixo de outros jogos da época.

Destruction Derby Raw



Destruction Derby é uma serie de jogos de corrida focado em Demolition Derby, eventos muito comuns nos Estados Unidos, de corrida com destruição de veículos modificados. Os dois primeiro jogos da serie (Destruction Derby de 1995 e Destruction Derby 2 de 1996) foram produzidos pela Reflections Interactive e publicado pela Psygnosis. A partir do terceiro jogo, a produção ficou a cargo do Studio 33 e a Midway Games publicou o jogo na América enquanto a Psygnosis publicou na Europa. Destruction Derby Raw foi o primeiro jogo da serie a serie exclusivamente para PS1 no dia 30 de Junho de 2000 nos Estados Unidos e no dia 26 de Setembro de 2000 na Europa. O jogo dispõem de diversos modos, pistas e arenas distintas e múltiplos carros a disposição. No modo Wrecking Racing, o jogador deve correr em uma pista e conseguir um pontuação especifica para liberar novas corridas; no total são 25 pistas, sendo algumas variantes de outras. Essa pontuação é conseguida ao chegar entre as posições 1º a 10º lugar, batendo nos outros carros e fazendo algumas manobras com o veiculo. Em quase todas as corridas, existem 19 competidores, com algumas exceções tendo 15 competidores. No modo Smash 4$, O jogador compete em pistas numa ordem pré-determinada pelo jogo, mas precisa comprar seus veículos e personaliza-los. Os pontos ganhos nas corridas, são convertidos em dinheiro, para usa-lo na compra de carros, melhorias e conserta-lo antes de começar a corrida. Existe também o modo Battle, com os modos Assault (corrida em equipe com a CPU do jogo), Skyscraper (um modo de sobrevivência sobre arranha-céus), Pass da Bomb (um modo em que os competidores devem evitar uma bomba passada entre os competidores) e o clássico Destruction Derby (um modo em arenas fechadas, em que se deve acumular pontos batendo nos carros e sobreviver o máximo possível). O jogo passou por algumas alterações e revisões, comparado aos jogos anteriores. Neste jogo, não tem a presença de narrador como era nos outros jogos e não tem arenas de batalha nos modos de campeonato. A gameplay foi refeita para ser uma mescla de simulação e arcade, e o sistema de dano do veiculo foi amenizado para facilitar um pouco o jogo. Nos jogos anteriores, se uma parte do carro fosse completamente destruída, o veiculo não andava mais; agora isso não acontece mais, pois precisa que a uma parte especifica da barra de dano fique preenchida de vermelho para o carro quebrar de vez. Também foi incluído uma nitro que vai acabando durante a corrida conforme o uso, e não a mais pitstop nas corridas. O jogo teve criticas mistas, sendo elogiado pelo seu aprimoramento e modos de jogo, mas ao mesmo tempo critica por só parecer o mesmo com poucas novidades.

Colin McRae Rally 2.0



Colin McRae foi um piloto escocês de Rally que esteve em atividade entre 1987 e 2006. Durante esse período, ele teve 25 vitorias, 42 pódios e se tornou o piloto mais novo ao ganhar o campeonato mundial de Rally. Infelizmente, em 2007 ele venho a falecer num acidente de helicóptero, enquanto o pilotava. Com a sua popularidade naquela época, a Codemasters resolveu produzir um jogo de corrida com o nome do piloto, chamado Colin McRae Rally. Sua primeira versão, foi lançada em 1998; mas aqui irá ficar o destaque para a segunda versão. Colin McRae Rally 2.0 foi lançado em 7 de Julho de 2000 na Europa e 5 de Dezembro de 2000 nos Estados Unidos. O jogo conta com dois modos distintos, o modo Arcade e modo Rally. No modo Arcade, o jogador pode fazer corridas normais contra outros competidores, sendo a CPU ou outros jogadores. Já no modo Rally, o jogador deve passar por um percurso dividido por varias sessões e fazer o melhor tempo possível. O jogo conta com diversos carros conhecidos dos campeonatos de Rally ,dentre eles Ford Focus, Peugeot 206, Toyota Corolla, Mitsubishi Lancer e o Subaru Impreza que Colin pilotou por anos. As pistas são ambientadas em 8 lugares diferentes do mundo: Finlândia, Grécia, França, Suécia, Austrália, Quênia, Itália e Reino Unido. Dentro do campeonato de Rally, a cada 2 corridas feitas, o jogador deve gerenciar o conserto do carro e quais pneus usar dependendo da superfície da estrada e do clima. Em alguns países, existe uma etapa extra, onde se deve correr contra um competidor numa pista de 2 voltas. O jogo foi muito bem recebido, sendo bastante elogiado pelos seus modos de jogo, a gameplay e seus gráficos para época. A serie continua até hoje, sendo produzida pela Codemasters, mas agora sobre o nome de Dirt.

Tony Hawk's Pro Skater 2



Tony Hawk's Pro Skater 2 foi lançado para PS1 em 20 de Setembro de 2000 nos Estados Unidos, 29 de Setembro de 2000 na Europa e em 8 de Março de 2001 no Japão e também lançado para N64, Xbox, Dreamcast, GBA e PC. Desenvolvido pela Neversoft e distribuído pela Activision, é o segundo jogo de uma grande franquia de jogos de skate que leva o nome do skatista profissional Tony Hawk. Comparado com seu primeiro jogo lançado um ano antes, ele venho com diversas novidades e melhorias. O jogo conta com 13 skatistas profissionais, dentre eles Tony Hawk, Bob Burnquist, Chad Muska, Eric Koston, Steve Caballero, Rodney Mullen e outros; além de 3 personagens secretos desbloqueáveis, sendo um deles o Spider-Man. Há 8 níveis diferentes, contando com mais 2 secretos. Agora, temos a possibilidade de criarmos pistas e skatistas no jogo. No modo Carrer, o jogador escolha um skatista e deve cumprir objetivos dentro dos cenários dentro de 2 minutos. Desde coletar a palavra S-K-A-T-E, coletar objetos, fazer manobras especificas em lugares específicos, coletar a fita VHS, acumular uma certa quantidade de pontos e coletar notas de dinheiro. Algumas pistas, são campeonatos com 3 baterias de 1 minuto, onde a pior nota é tirada e somado as 2 maiores. O jogador ganha dinheiro para comprar novos skates, manobras e aumentar os status dos skatistas. Existe também os modos Free Skate (que proporciona andar pelas pistas, sem tempo, mas sem acumular pontos), Single Sesson (fazer a maior pontuação possível dentro de 2 minutos) e um modo Multplayer com diversos modos distintos também. Comparado ao jogo anterior, ele recebeu melhorias gráficas e do gameplay, sendo melhorado sua física e acrescentando os Manuais, aumentando muito a possibilidade de combos. A trilha sonora conta com diversas bandas e artistas de Punk Rock, Hardcore e Hip Hop, como Papa Roach, Rage Against The Machine, Public Enemy, Anthrax, Bad Religion, Naughty by Nature e outros. O jogo recebeu excelentes criticas, vendendo no total de 5,3 milhões de unidades e considerado um dos melhores jogos da serie clássica de Tony Hawk.

Power Ranger Lightspeed Rescue



Power Ranger é uma serie americana produzida baseada em Super Sentai (series japonesas com equipes de super-heróis); as cenas de luta são tiradas diretamente do seriado japonês e as cenas com os personagens fora de ação, são filmados com atores e atrizes americanos. A serie perdura desde 1993 com a sua primeira versão (Mighty Morphin Power Ranger), sendo bastante popular até hoje. Com tamanha popularidade, a serie teve diversos jogos para diversas plataformas de games, e o PS1 não ficou de fora disso. Aqui destaco o jogo Power Ranger Lightspeed Rescue, desenvolvido pela Climax Studios e distribuído pela THQ; lançado no dia 26 de Setembro de 2000 nos Estados Unidos e 1 de Dezembro de 2000 na Europa. O jogo é baseado na oitava temporada da serie que foi exibida originalmente em 2000 e usa como base o Super Sentai Kyukyu Sentai GoGoV; no Brasil, essa temporada foi exibida entre 2001 e 2002 e é conhecida como Power Ranger: O Resgate. Sendo um Beat 'em Up 3D, podendo ser jogado sozinho ou com outro jogador; é escolhido um Ranger para seguir por diversas fases. Nessas fases, o objetivo é resgatar alguns civis, derrotar inimigos, coletar itens e derrotar um chefe no final da fase. Entre algumas fases, acontece uma batalha de Megazord, onde o jogador enfrenta uma versão gigante de um chefe que derrotou na fase anterior. Na gameplay, o personagem tem movimentos de pulo, rolar, defender, chutes e socos, além de uma habilidade especial que se enche conforme vai coletando itens na fase. Os movimentos de cada Ranger são bem similares, sendo mais diferenciados seus golpes especiais. São 5 Rangers para se escolher (vermelho, azul, verde, amarelo e rosa) e ainda tem o Ranger Titanium como personagem secreto desbloqueavel. Ao escolher um Ranger no começo, não tem como escolher outro entre as fases, ele fica fixo até o final do jogo ou até um game over acontecer. Além do PS1, o jogo teve versões para N64, PC e GameBoy Color, cada uma sendo feita por um estúdio diferente e tendo diferenças entre si.

Spyro: Year of the Dragon



Spyro foi uma serie criada pela Insomniac Games em parceria com a Universal Interactive. Um jogo de aventura 3D, onde o jogador controla o dragão Spyro, explorando diversos mundos, coletando joias, salvando seus amigos e derrotando diversos inimigos. Sua trilogia original foi lançada exclusivamente para o PS1 e se tornou um grande sucesso, e escolhi o terceiro jogo para terminarmos essa lista. Spyro: Year of the Dragon foi lançado no dia 24 de Novembro de 2000 nos Estados Unidos e 10 de Novembro de 2000 na Europa. No seu enredo, a Terra dos Dragões está celebrando o Ano do Dragão, um evento que acontece de tempos em tempos, onde novos ovos de dragão são trazidos ao reino. Tudo ia bem, até que uma coelha chamada Bianca e diversos Rhynocs (um dos principais inimigos de Spyro), aparecem e levam diversos ovos para o Forgotten Realms, onde uma feiticeira chamada Sorceress, que quer usar o poder dos ovos de dragão. Agora, o objetivo de Spyro e seus amigos é explorar esse reino desconhecido, resgatar os ovos e derrotar Sorceress e seus capangas. No controle de Spyro, ele tem habilidades de pular, planar, correr, dar cabeça, soltar fogo e em alguns momentos, voar. Seu medidor de vida é indicado pela sua amiga libélula Sparx; sua cor mostra quantos dano Spyro ainda pode receber, e se Sparx não estiver aparecendo, quer dizer que Spyro irá morrer no próximo dano. Para recuperar vida, Sparx deve comer insetos que sao deixados por alguns inimigos ou encontrados em frascos. O jogo possui 37 fases, divididas em 4 reinos diferentes, cada um contendo um chefe para vencer e avançar para os próximos níveis. Por essas fases, existem diversos mini-games para se jogar e ao ganha-los, Spyro consegui um ovo de dragão. Uma das novidades nesse jogo, é o fato de poder jogar com diversos outros personagens que se juntaram ao Spyro, cada um com habilidades diferentes. Temos a canguru Sheila, que consegue dar pulo duplo e chutes nos inimigos; o pinguim sargento Byrd, que voa e usa misseis para atacar os inimigos, o o yeti Bentley, que usa sua força e tacape para combater os inimigos; e o macaco Agent 9, que usa uma pistola laser como arma. Ainda contamos com a ajuda do seu amigo cheeta Hunter e da presença de Sparx em algumas fases extras. A ideia dos desenvolvedores, foi de incluir mais mini-games e outros personagens para deixar o jogo mais variado e grande; e o nome do jogo, foi escolhi devido ao fato de que o ano 2000 era considerado o Ano do Dragão no calendário zodíaco chinês. O jogo recebeu criticas positivas e vendeu mais de 2 milhões de unidades, foi considera o 14º mais popular de Playstation de todos os tempos. Após esse game, a Insomniac Games deixou de lado a serie para se focar em outros projetos; e seus próximos games foram produzidos por diversas empresas e atualmente seus direitos estão com a Activision. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário