segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Legend of Zelda: Majora's Mask - Você se deparou com um terrível destino


Em 2020, um grande clássico do Nintendo 64 está completando 20 anos, The Legend of Zelda: Majora's Mask. Lançado em 2000, no final da vida útil do N64, Majora's Mask é um jogo da serie Zelda que se diferencia bastante dos seus antecessores e sucessores. Com estética mais sombria e bizarra, uma historia simples, porém profunda com loopings temporárias; dividiu bastante a fanbase da serie, mas apesar disso, figura como um dos melhores jogos da serie. Seguindo a sequência de posts referente a diversas jogos da serie Zelda (que deu uma pequena pausa nesses últimos meses); falaremos bastante a respeito desse game e seus 20 anos. Ficha técnica, historia, gameplay, por trás do desenvolvimento e algumas curiosidades, veremos agora.

Links relacionados:
The Legend of Zelda (1986) - "É perigoso ir sozinho"
The Legend of Zelda: A Link to Past
Legend of Zelda: Ocarina of Time - Entre o passado e presente

Ficha Técnica

                                                                        Título: The Legend of Zelda: Majora's Mask
Desenvolvedora e Publicadora: Nintendo
Genero: Ação-Aventura
Lançamento: 27 de Abril de 2000 (Japão), 26 de Outubro de 2000 (América do Norte) e 17 de Novembro 2000 (Europa)
Plataforma: Nintendo 64
Diretores: Eiji Aonuma, Yoshiaki Koizume
Produtor: Shigeru Miyamoto
Progamadores: Toshio Iwawaki, Toshihiko Nakago
Designers: Yusuke Nakano, Takaya Imamura
Escritores: Mitsuhiro Takano, Shigeru Miyamoto, Yoshiaki Koizume
Compositores: Koji Kondo, Toru Minegishi

Enredo
Skull Kid usando a Majora's Mask,
acompanhado das fadas Tael e Talt
A historia do jogo se passa alguns meses depois dos acontecimentos de Ocarina of Time; seguindo uma das 3 linhas temporais do jogo. Nesse caso, segue a linha temporal onde Link derrota Ganondorf e volta a ser criança, em sua devida época. Após acabar com os planos malignos de Ganon e se tornar o "Heroi do Tempo", Link saiu junto da égua Epona para procurar sua antiga amiga e companheira de aventura Navi, a fada que o ajudou durante toda sua jornada e foi embora. Enquanto cavalgava por Lost Wood, Link foi atacado por um ser chamado Skull Kid, junto com duas fadas chamadas Tael e Tatl. Eles roubam a Ocarina do Tempo e a Epona de Link e fogem floresta a dentro; Link os persegue, até cair dentro de um buraco profundo numa caverna que o leva para um mundo paralelo. Lá, ele se depara com o Skull Kid, que usa o poder da mascara que está usando para transformar Link em um Deku Scrub (um ser em forma de planta). Skull Kid e Tael fogem logo após isso, deixando a fada Tatl para trás; desiludida e se sentindo traída pelos dois, ela decidi ajudar Link a recuperar seus pertences e voltar a sua forma normal. Ao seguirem, eles se deparam com o Happy Mask Salesman, um senhor que vende mascaras e teve uma de suas mascaras roubadas pelo Skull Kid. Ele oferece ajudar Link a voltar ao normal se ele trouxer sua mascara de volta, mas ele também precisa que Link recupere a Ocarina do Tempo. Ao sair da torre onde estava, conhece a cidade de Clock Town em Termina, um lugar que fica numa realidade paralela a Hyrule. Os moradores estão organizando uma festa que acontecera nos próximos 3 dias, mas sem saberem que uma grande catástrofe está para acontecer. Skull Kid causou muitos problemas para muitas pessoas e lugares ao redor de Termina, mas a pior coisa que ele fez, foi tirar a Lua da orbita e faze-la se chocar com a Terra. Link acaba encontrando com Skull Kid no alto da torre após 3 dias, com a Lua perto de se colidir com a Terra; Link consegue recuperar sua Ocarina e toca a Canção do Tempo, para voltar 72 horas no tempo, quando chegou na cidade.

Voltando a se encontrar com o vendedor de mascaras, o mesmo lhe ensina a Canção da Cura, que faz Link voltar a sua verdadeira forma; fazendo sua forma remanescente de Deku se transformar numa mascara. Após isso, o vendedor pede a Link para lhe devolver a mascara que Skull Kid roubou; mas quando ele descobri que Link não conseguiu recupera-la, fica muito furioso e frustrado. O vendedor explica que aquela é a Mascara de Majora, que carrega consigo uma grande maldição apocalíptica. Essa mascara acabou tomando conta de Skull Kid e fazendo causar diversas infernidades em Termina e seus arredores. No pântano Woodfall, ao sul de Termina, a filha do rei está desaparecida e a area encontra-se toda envenenada; ao norte em SnowHead, os habitantes enfrentar um inverno interminável e estão passando fome; a Oeste em Great Bay, as aguas enfrentam uma grande tormenta e a Leste em Ikana Canyon, diversos fantasmas e mortos-vivos assolam o lugar. Happy Mask suplica a Link que recupere logo a Majora's Mask e acabe com todas essas maldições causadas por Skull Kid, ele acredita que só Link pode ser capaz de fazer isso. Tentando descobrir como Link poderia resolver tudo isso, Talt lembra de um enigma que seu irmão Tael deixou antes deles voltarem no tempo; falando a respeito dos quatro cantos da região de Termina e sobre gigantes terem aprisionado um grande mal dentro da mascara. Então eles chegam a conclusão que deve ir em cada uma dessas regiões, acabar com o mal que assola cada um desses lugares e despertar os guardiões gigantes que irão evitar com que a Lua se choque com a Terra. E assim, também juntar mais poder para enfrentar Skull Kid, recuperar a Majora's Mask, salvar Termina de seu horrível destino e retornar para Hyrule.
Mapa de Termina

Gameplay
Em comparação ao seu antecessor, Majora's Mask tem uma gameplay bastante similar ao Ocarina of Time. Ele continua sendo um RPG de ação-aventura 3D, com seu foco na exploração de cenário, coletar itens e resolver puzzles. A essência das mecânicas mostradas no jogo anterior estão ali presente: botão B para atacar, botão A para ações diversas (pular, rolar, escalar, empurrar e puxar objeto, falar com NPCs), botão Z para mirar em pontos de interesse (seja inimigos, NPCs ou objetos), direcionais C's para seleção rápida de itens. Além disso, diversos outros itens reaparecem aqui também: Espada, Escudo, Estilingue, Arco e Flecha, Bombas e é claro, a Ocarina do Tempo. Esse é um dos jogos que menos tem Dungeons para serem exploradas (são 4, comparado a outros jogos que tem em media 8 Dungeons); mas isso é compensado com multiplas side quests a serem cumpridas. Link deve ir em cada uma dessa Dungeons e derrotar cada chefe presente nelas, para conseguir as mascaras que eles estão usando, purificar o lugar que está tomado pelo mal daquela criatura e acordar os gigantes guardiões. Também é um dos poucos jogos em que Gano não é o vilão, a Princesa Zelda não é o foco (sendo citada rapidamente em determinado ponto do jogo) e não se passa em Hyrule, mas sim em Termina, um mundo paralelo. Há duas coisas que se difere nesse jogo e é o foco na mecânica do jogo: o ciclo repetitivo de 3 dias e as mascaras a serem coletadas.

No jogo, há um limite de 3 dias (72 horas) de tempo no jogo, para que Link conclua tudo que tem que fazer; caso esse tempo passa e Link não tenha concluído as coisas necessárias, a Lua caíra na Terra, destruindo tudo. Para isso, Link conta com a ajuda da Ocarina do Tempo, para manipular o tempo a seu favor. Ele pode acelerar o tempo, quanto desacelerar o tempo, e também pode ser usado para voltar ao primeiro dia do jogo. Com isso, Link pode explorar o mapa, cumprir os objetivos que for capaz e voltar no tempo para cumprir outras missões que ficaram para trás. Ao voltar no primeiro dia, Link perde alguns itens coletaveis, como flechas, bombas e Ruppes; só não perde armas essenciais e itens necessário para avançar no jogo. Na questão das Ruppes, é possível deposita-las num banco na cidade, assim evitando de perde-las. Apenas Link e a fada Talt percebem os efeitos da viagem no tempo, todos os outros NPCs e inimigos do jogo, não notam nada. Os chefes das Dungeons, voltam a vida quando é feita a viagem no tempo, mas não há necessidade de mata-los novamente (a não ser que tenha alguma side quest ou item que necessite que algum desses chefes tenham sido derrotados). Voltar no tempo, salva o jogo, e outra maneira de se fazer isso, é encontrando estátuas de corujas que estão espalhadas pelo mapa e que também servem como pontos de viajem rápida. Na parte inferior da tela, tem um meio circulo que mostra as horas e dias passados no jogo, para ajudar o jogador a ter noção do tempo que ainda tem sobrando. Assim como no jogo anterior, Link aprende diversas canções para tocar em sua Ocarina, que serão úteis em diverso momentos do jogo.

Todas as mascaras presentes no jogo
As mascaras são outro diferencial no jogo e são bastante importantes. Cada uma dela, oferece habilidades distintas para Link: a Stone Mask que faz com que Link permaneça imperceptível por NPCs e inimigos, a Great Fairy Mask que atrai fadas perdidas nas Dungeous, a Bunny Hood que faz Link correr mais rápido, a Mask of Truth que mostra coisas invisíveis e desfaz ilusões de óptica, dentre varias outras. Algumas mascaras. além de proporcionar habilidades novas, também mudam a aparência de Link. A Deku Mask, o transforma num Deku Scrub, uma criatura em forma de planta, que faz ataques giratórios, soltas bolhas da boca e pode planar por um curto tempo, usando flores que aparecem em certos lugares. Quando Link está com essa mascara, ao usar a Ocarina, o instrumento que aparece é uma Deku Pipes, um instrumento de sopro que parece um conjunto saxofones. A Goron Mask, o transforma em Goron, um ser grande e pesado, com uma grande força, que pode sair rolando, andar sobre a lava, carregar coisas muito pesadas e acionar grandes interruptores. Ao usar a Ocarina com essa mascara, o seu instrumento é um conjunto de bongos. A Zora Mask, o transforma em Zora, uma criatura aquática, que o permite nadar mais rápido, ficar de baixo da agua, usar suas barbatanas para atacar, assim como lançar bumerangues delas e criar um campo magnético enquanto nada. Ao usar a Ocarina com essa mascara, o instrumento utilizado é uma guitarra. Outra mascara que causa uma transformação no Link, é a Giant's Mask, que o torna um gigante; mas essa mascara só pode ser utilizado contra o chefe no Stone Tower Temple, em Ikana Canyon. Essas mascaras que proporcionam transformações ao Link, são seres que já morreram e estão reencarnados nessas mascaras. Essas ultimas mascaras, e as deixadas pelos chefes das Dungeons, são obrigatórios para seguir e concluir o jogo, as outras não são tão obrigatórias, mas algumas acabam sendo bem úteis durante o jogo. Se ao final do jogo, antes de enfrentar o chefe final, Link conseguir todas as 23 mascaras, ele ganha em troca a Fierce Deity Mask; uma mascara que o transforma numa forma adulta, com cabelos brancos e com uma força feroz e muito poderosa.


Desenvolvimento
Periférico 64DD
Após o lançamento muito bem sucedido de Ocarina of Time, a Nintendo começou a pensar no próximo passo que a serie deveria tomar. Num primeiro momento, Shigeru Miyamoto planejava lançar uma expansão de Ocarina of Time para o 64DD, um periférico que lia discos ópticos no Nintendo 64. Essa expansão, tinha o nome provisório de Ura Zelda ("Ura" é algo parecido com "oculto" ou "por trás"), que seria um redesigner nas Dungeos do jogo original, modificando cenários e objetos de lugar. Infelizmente, o projeto foi deixado de lado por dois motivos; o primeiro foi devido ao 64DD ter sido adiado varias vezes e com seus fracasso no Japão, não foi lançado no ocidente. E segundo, o diretor e produtor Eiji Aonuma disse que não achava uma boa ideia refazer todo o jogo anterior. Futuramente, o Ura Zelda se tornou a Master Quest, que vinha dentro da versão de GameCube de Ocarina of Time; lançada junto com uma edição especial de Wind Waker. Aonuma estava paralelamente trabalhando num novo Zelda e ao mostrar o projeto, Miyamoto e a Nintendo aprovaram o projeto, mas a equipe teria cerca de um ano para desenvolver e lançar esse projeto. Isso acabou se tornando um pouco problemático; como fazer em um ano, um sucessor a altura de Ocarina of Time, sendo que esse game levou cerca de 4 anos para ser feito. Foi então que Miyamoto e Koizumi sugeriram a ideia do sistema de tempo limitado, em que o personagem repeti os mesmos dias consecutivamente. Essa ideia, baseava-se no conceito do filme alemão Run Lola Run (Corra Lola, Corra) de 1998; onde a historia é quebrada em 3 linhas temporais distintas, mas que começam sempre do mesmo jeito. Assim, eles poderiam fazer um jogo mais compacto, mas tendo um historia interessante e profunda. Num primeiro momento, a ideia era que o jogo fosse se passasse em 7 dias; mas foi optado por apenas 3, pois com 7, teria que trabalhar em mais Dungeons e side quests. O que ajudou também, foi o fato de utilizar o mesmo motor gráfico usado em Ocarina of Time, apenas aplicando algumas melhorias gráficas. Essas melhorias, eram desde iluminação dinâmica mais precisa, mapeamento de texturas mais detalhadas nas animações, uma maior quantidade de elementos e movimentação na tela sem causar queda de quadros e um mapeamento maior do mapa ao ser carregado.

Acessório Expansion Pak
Mas com essas melhorias, seria necessário o Expansion Pak (um cartucho que aumentava a memoria RAM do 64) para poder rodar o jogo. Apenas Majora's Mask e Donkey Kong 64 tinha essa obrigatoriedade do uso do Expansion Pak. A ideia da Lua cair sobre a Terra, venho de Koizumi após ter um pesadelo com algo similar. Por falar em pesadelos, não foi só ele que teve noites mau dormidas com o desenvolvimento apressado do jogo. Aonuma contou em uma entrevista que chegou a sonhar que era perseguido por um Deku gigante; curiosamente, tem uma cena de Link corrente de um Deku gigante no jogo. A primeira vez que Majora's Mask foi mostrado, foi durante a feira Nintendo Space World, no dia 27 de Agosto de 1999. O jogo foi demonstrado com o nome provisório de Zelda: Gaiden ( algo parecido com "Zelda: Side-Story"). A midia achou que o Zelda: Gaiden e o Ura Zelda fossem o mesmo jogo, mas Miyamoto no mesmo mes, explicou que ambos se tratavam de projetos distintos. Após isso, a Nintendo definiu a janela de lançamento do jogo para Março 2000 no Japão, Outubro na América do Norte e Novembro na Europa. Na América do Norte, todas as versões do cartucho foram lançadas na cor dourada, mas apenas aquelas que fazia parte da Collector's Edtion, tinham um efeito de holograma em movimento na sua etiqueta. Na Europa, foi feita a mesma coisa, a única diferença, é que a etiqueta não tinha esse efeito de holograma. Apesar disso, nessa região foi vendida uma edição chamada Adventure Set; com mil copias limitadas, ela edição venha com uma copia do jogo, a trilha sonora, um relógio, uma camiseta, dois botons, um poster, um adesivo e um certificado autenticado.
Diferentes cartuchos de Majora's Mask
Adventure Set, edição limitado exclusiva da Europa

Recepção Geral e Legado
Na primeira semana de seu lançamento, o jogo vendeu aproximadamente 314 mil copias, chegando depois num total de 3,36 milhões de unidades, menos que o seu antecessor que vendeu mais de 7 milhões. Ele foi considerado o jogo mais sombrio e diferente de toda a serie Zelda, e teve opiniões bem distintas e dividiu um poucos os fãs. Apesar de tudo, a sua recepção foi positiva e foi bastante elogiado. Recebeu pontuação 95/100 do site agregador de notas Metacritic e 37/40 da revista japonesa Famitsu. Outras publicações e suas notas: Edge (9/10), EGM (10/10), Game Informer (9.75/10), GameSpot (8.3/10), IGN (9.9/10), Nintendo Power (9.4/10). Seus principais elogios foram a melhoria gráfica, a historia simples, mas complexa, o sistema de repetição dos 3 dias e suas side quests e a trilha sonora. Em relação a criticas mais negativas, estão o fato de acharem o jogo meio curto, com poucas Dungeons e maior foco nas missões secundarias, a necessidade do Expansion Pak para jogar e ser considerado um jogo difícil para aqueles que são iniciantes na serie Zelda. O jogo ganhou o premio de Melhor jogo de Ação-Aventura e Melhor Designer do Academy of Interactive Arts & Sciences de 2001. Na edição 100 da revista Electronic Gaming Monthly em 2001, o jogo ficou na sétima posição de uma lista dos 100 melhores jogos de todos os tempos, ficando na frente de Ocarina of Time que estava em oitavo. Ele ficou em 15º na lista da Nintendo Power e 45º na Official Nintendo Magazine. Em 2011, a IGN fez uma competição no estilo de torneio entre os jogos da serie Zelda; Majora's Mask ficou em segundo lugar, só perdendo para Ocarina of Time. Ele foi escolhido o jogo da decada (2000-2009), numa competição dentro do site GameFAQs.

Ports e Relançamentos
Em Novembro de 2003, foi lançado uma edição especial para GameCube chamada Collector's Editon, que vinha com os jogos: Lengend of Zelda (NES), Zelda 2: The Adventures of Link (NES), Ocarina of Time (N64), Majora's Mask (N64) e uma demo de The Wind Waker (GC). A versão de Majora's Mask que vinha nessa coletanea, era a mesma presente no N64, tendo apenas mudado o layout dos botões para do GameCube. Infelizmente, o jogo tinha problemas em sua emulação, tendo problemas na taxa de quadros e problemas no seu audio. O jogo também chegou a ser disponibilizado no Virtual Console da Nintendo; em 2009 no Wii e em 2016 no Wii U. Mas o relançamento que mais chamou a atenção, foi o remake feito para o 3DS. Após o lançamento do remake de Ocarina of Time para o portátil da Nintendo, muitos fãs clamaram por um remake de Majora's Mask; tanto que chegaram a abrir petições na internet para a Nintendo o fizesse. Então, durante uma Nintendo Direct em Novembro de 2014, que a empresa oficializou a produção de um remake de Majora's Mask para o 3DS, que foi lançado em Fevereiro de 2015. A nova versão vinha com gráficos completamente refeitos, gameplay retrabalhada e adaptada para o portátil, utilização do 3D estereoscópico do portátil e alguns extras. Essa versão do jogo, foi bem recebida pelo publico, e teve uma vendagem de cerca de 3,09 milhões de unidades.


Os 5 estágios da Dor
Por ser considerado um dos jogos mais sombrios e bizarros da serie, Majora's Mask tem diversas teorias e historias bizarras ao seu respeito. Uma dessas mais conhecidas, é a teoria de que o jogo aborda os 5 estágios da dor (também conhecido como os 5 estágios do luto). Criado pela psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross e estruturado em seu livro On Death and Dying (Sobre a Morte e Morrer), ela falar sobre 5 estágios (Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação) na qual uma pessoa pode passar, após ter passado por algo traumático em sua vida. No caso de Majora's Mask; Link estaria passando pelo trauma de ter se separado de sua amiga Navi, depois dos eventos de Ocarina of Time, não ter aceitado sua partida e nunca mais ter visto ela. As características que representando cada estagio e onde eles são identificados no jogo, são as seguintes:
1º Negação: quando a pessoa recusa a existência e realidade da dor, usando isso como um forma de defesa psicológica. No jogo, quando Link chega a Termina pela primeira vez; as pessoas ignoram o fato da Lua esta caindo e matar todos. Os moradores da cidade, simplesmente, continuam a viver suas vidas, seguindo com os preparativos do festival que irá acontecer.
2º Raiva: quando o individuo percebe que é impossível negar para sempre os acontecimentos, a pessoa entra num estado de revolta, ressentimento e inveja, não raciocinando direito. Quando Link chega a Southern Swamp, o Deku King está desesperado por conta de sua filha está desaparecida. No alto de sua raiva, ele culpa um macaco inocente pelo seu desaparecimento e ameaça-o a ser queimado no oleo quente.
3º Barganha: a pessoa começa a correr atrás de qualquer coisa que possa trazer esperança e reconforta-la de alguma maneira. Chegando as cordilheiras de Snowhead, Link se depara com a tribo dos Gorons passando por um frio intenso e escassez de comida. Eles estão oferecendo tudo que tem, em troca de comida ou algo que possa os reconfortar do frio. Também tem o fato, de que o herói dos Goron, Darmani, acabou morrendo. E o mesmo em forma de fantasma pede para Link tocar a Canção da Cura, achando que iria reviver, mas isso só faz seu espírito descansar em paz.
4º Depressão: quando as esperanças acabam, o individuo entra em uma profunda tristeza, se isolando e ficando em silencio. Em Great Bay, Link se depara com a Zora Lulu, uma vocalista de uma banda de Zoras. Ela está em profunda tristeza, isolada e calado, pelo fato de seus ovos terem desaparecido e o guitarrista da banda ter morrida ao tentar resgatar esses ovos.
5º Aceitação: o individuo percebe que não resta mais nada a fazer, além de aceitar os fatos e encarar o próprio destino. Ao chegar em Ikana Canyon, um lugar cheio de fantasmas e mortos-vivos, Link aprende a "Elegia do Vazio"; uma canção que deixa uma copia de Link no lugar onde ele está. Uma "Elegia", é considerado uma poesia triste, melancólica ou complacente. Isso tudo, faz com que Link percebe que nunca mais irá se encontrar com Navi, e então decidi se focar no presente, que é evitar que a Lua caia na Terra.

A Historia macabra de Ben
Majora's Mask também inspira bastante diversas Creepypasta (historias de terror e lendas urbanas difundidas através da internet). A mais conhecida, é a historia de Ben e o cartucho amaldiçoado de Majora's Mask. Criado por Alexander D. Hall, mais conhecido por "Jadusable", foi publica na internet dentro do período entre 2010 e 2011, mas seguiu tendo atualizações e novas partes acrescentadas até hoje. Ele elaborou a historia usando textos, postagens no 4chan, videos capturados do jogo, rodando no emulador Project 64, com mods e Game Sharks para modificar o jogo. A historia conta, que um rapaz que morava em um dormitório na universidade, foi procurar jogos de N64 numa venda de garagem. Em frente a uma casa bem velha, um senhor de idade estava vendendo diversas coisas muito velhas; no meio delas, o jovem reparou que havia um cartucho de N64 escrito "Majora" com caneta permanente. Percebendo que o rapaz mostrou bastante interesse naquele cartucho, aquele senhor disse que ele poderia leva-lo de graça, se quisesse. O jovem aceitou a proposta, e quando ele estava indo embora com o cartucho, ele escutou o velho senhor dizendo: "Adeus Ben". Chegando em sua residência e colocando o cartucho em seu N64, o rapaz percebeu que o jogo ainda possuía um save com o nome "Ben"; ele decidiu não apagar o save e começar um novo jogo. Enquanto jogava, ele decidiu fazer um bug, que dava a possibilidade de ter um quarto dia em Majora's Mask, mas ao executar esse bug, algo de estranho aconteceu. Ele começou a ser transportado para salas e lugares aleatórios, com texturas bugadas e chão e paredes invisíveis, com a canção tocando de trás para frente. No final, ele foi transportado para a Clock Tower, com o Skull Kid por perto; ao tentar mata-lo, seu personagem acaba pegando fogo e morrendo. Achando que o jogo estava com algum problema, ele voltou a casa daquele senhor para devolver o cartucho; ao chegar lá, ele não estava morando mais lá. Indo buscar mais informações com a vizinhança, lhes contaram que o velho senhor havia se mudado, e que Ben era um garoto que havia morrido afogado alguns anos atrás. Após isso, ele seguiu jogando aquele Majora's Mask e mais coisas bizarras foram acontecendo. Mais cenários bizarros, músicas tocando ao contrario, o perfil de Ben voltando mesmo depois dele ter apagado, seu perfil mudando de nome para "YOURTURN" ou "DROWNED", a estátua de Link quando toca a "Elegia do Vazio" seguindo ele para todos os lados. Tudo isso, ele ia relatando através de posts no 4chan, até que chegou ao ponto de o jogo começou a se comunicar com ele próprio. Foi então, que ele percebeu que a alma de Ben estava presa naquele cartucho, e agora queria conversar e brincar com ele. Aquilo começou a deixa-lo traumatizado e deprimido, a ponto de pensar em por fogo no cartucho ou nunca mais joga-lo. Apesar disso ser apenas uma historia inventada, muitas pessoas acreditaram nela e até hoje, tem pessoas que acham que isso realmente aconteceu de verdade.


Curiosidades

Sobre algumas mascaras
Existem duas versões para a origem do nome da Mascara de Majora. A primeira, diz que foi inspirada na tribo brasileira chamada Marajoara, que é muito conhecida pelo seu artesanato e confecção de mascaras. A segunda, é que se trata de uma junção do nome de um dos produtores do jogo, Takaya Imamura, com o nome do filme Jumanji.
Há algumas mascaras que fazem referencias a personagens do jogo Star Fox 64. As mascaras são as seguintes: Keaton Mask (Fox McCloud), Bremen Mask (Falco Lombardi), Bunny Hood (Peppey Hare), Don Gero's Mask (Slippy Toad) e Mask of Scents (Pigma Dengar).


Chegou a existir uma mascara no jogo, que transformaria Link em sua versão adulta de Ocarina of Time. No fim das contas, isso foi cortado, mas essa ideia foi base para criar a Fierce Deity Mask, que deixa Link numa forma adulta, mas um pouco diferente da original. Existem imagens e videos de versões iniciais do jogo, onde essa mascara que o deixaria adulta aparece, além de ter algumas concept arts.
Imagem beta do jogo, onde pode se perceber uma mascara com a cara de Link adulto

A guitarra de Link Zora
Além das versões diferenciadas do cartucho e versões de colecionador, houve também um item raro que foi dado num concurso feito pela Nintendo Power. Trata-se de uma replica da guitarra que Link usa enquanto está na forma de Zora; ela possui 7 cordas, foi fabricada pela Jackson Guitars e recebeu o nome de Jackson Zoraxe.
Guitarra feita pela Jackson Guitars, inspirada em Majora's Mask

Referenciando Miyamoto e Mario

Happy Mask Salesman é um personagem misterioso e o responsável por dar a Link, missão de recuperar a Mascara de Majora. Algumas pessoas associam a sua aparência ao de Shigeru Miyamoto, acreditando-se que o personagem é uma homenagem ao criador de Zelda e Mario. E por falar em Mario, pode se reparar que o vendedor de mascaras, tem em sua coleção, uma mascara do personagem Mario.
Miyamoto e sua semelhança com o Happy Mask Salesman.

Majora's Mask: Terrible Fate
Em 22 de Novembro de 2016, um grupo chamado Ember Lab publicou em seu canal no YouTube, um curta-animado chamado Majora's Mask: Terrible Fate. Um curta em 3D, feito de maneira independente, inspirado em Majora's Mask, que conta a origem do Skull Kid e do Happy Mask Salesman. O curta chama atenção por sua qualidade na animação e trilha sonora.


Vinte anos depois, Majora's Mask continua um jogo bem interessante e divertido, talvez um dos poucos problemas que tem atualmente é a camera do jogo (sempre tenho problemas com a camera de jogos do N64). Para aqueles que gostam de Ocarina  of Time, será fácil jogar Majora's Mask, pois a gameplay é a mesma, só mudando com lance das mascaras e repetição dos dias. Nessa parte, no começo pode ser um pouco complicado, sempre ficando preocupado com o que o fazer primeiro e se vai dar tempo até o final do terceiro dia. Mas conforme vai jogando e pegando o jeito, é facil de entender a mecanica do jogo. Terá vezes que vai ser melhor deixar o tempo mais devagar, para fazer as coisas com calma e a temp; outras vezes será melhor deixar o tempo correr mais depressa, pois em muitos momento voce terá que ficar esperando algo acontecer, e acelerar o tempo é uma boa opção. Mas todo cuidado é bem vindo, pois se voce se perder nas ações do jogo e na ordem dos acontecimentos, poderá perder alguma parte importante da missão principal ou da side quest, tendo em alguns casos que voltar para o primeiro dia e fazer tudo de novo. Eu mesmo, tive que voltar umas quatro vezes para fazer uma side quest especifica. No geral, para mim o jogo é muito bom, só realmente tive serios problemas com o controle na parte final, um pouco antes do embate final com as formas da Mascara de Majora. Fora isso, é uma boa experiência, e uma boa pedida para os fãs de Zelda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário