O ano era 1995, o Super Nintendo já havia tido um grande numero de jogos que memoraveis: Super Mario World, Super Mario Kart, Legend of Zelda: A Link to the Past, F-Zero, Super Metroit. E além disso, acabará de ter um jogo que revolucionou com seus graficos em CGI pré-renderizado, que foi o Donkey Kong Country, e está para ter sua sequencia, Diddys Kong Quest. Com a Nintendo se preparando para a próxima geração e novos consoles aparecendo, como o Sony Playstation e o Sega Saturn; se imaginava que o Super Nintendo já tinha mostrado o seu melhor. Mas foi em Agosto no Japão e Outubro nos Estados Unidos daquele mesmo ano, a Nintendo mostrou que seu console ainda tinha força para algo novo e diferente; assim lançando o jogo Super Mario World 2: Yoshi's Island. A primeira aventura focada no Yoshi, surgiu em meio a novas tendências, mas resolveu ir na contra-mão e demonstrar o que seria um dos gráficos mais belos e artísticos do console. Aproveitando o aniversario de 25 anos de seu lançamento, vamos falar um pouco de sua historia, gameplay e algumas curiosidades a respeito desse jogo tão memorável e querido pelos fãs do Yoshi.
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Ficha Técnica
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Ficha Técnica
Titulo: Super Mario World 2: Yoshi's Island
Desenvolvedora e Publicadora: Nintendo
Console: Super Nintendo
Genero: Plataforma 2D
Lançamento: 5 de Agosto de 1995 (Japão), 5 de Outubro de 1995 (América do Norte), 5 de Janeiro de 1996 (Europa)
Diretores: Takashi Tezuka, Toshihiko Nakago, Shigefumi Hino, Hideki Konno
Produtor: Shigeru Miyamoto
Designers: Shigefumi Hino, Hisashi Nogami, Masahiro Iimura, Tomoaki Kurome
Compositor: Koji Kondo
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Console: Super Nintendo
Genero: Plataforma 2D
Lançamento: 5 de Agosto de 1995 (Japão), 5 de Outubro de 1995 (América do Norte), 5 de Janeiro de 1996 (Europa)
Diretores: Takashi Tezuka, Toshihiko Nakago, Shigefumi Hino, Hideki Konno
Produtor: Shigeru Miyamoto
Designers: Shigefumi Hino, Hisashi Nogami, Masahiro Iimura, Tomoaki Kurome
Compositor: Koji Kondo
Enredo e Gameplay
Tudo começa com uma cegonha levando os recém-nascidos bebes Mario e Luigi até os seus pais (sim, aquela velha historia que os pais contam aos seus filhos, tentando explicar de onde vem os bebes); quando de repente a cegonha sofre um ataque repentino. Eram capangas do Magikoopa Kamek, que viu o futuro e descobriu que os irmãos seriam um
Encarte japones. |
Yoshi não tem barra de vida, quando ele é atingido por algum inimigo, o Baby Mario acaba caindo de suas costas e fica dentro de uma bolha chorando (com certeza, um dos sons mais irritantes dos games e deve ser traumatizado muita gente). Quando isso acontece, uma contagem regressiva começa a contar e se o Yoshi não recupera-lo a tempo, os capangas do Kamek o pegam e Yoshi perde uma vida. Ele também pode perder uma vida, se cair um buraco, for esmagado, e encostar em espinhos e lava. Apesar de não ter muitos power-ups em comparação aos jogos do Mario, Yoshi pode se transformar em vários veículos em certas fases do jogo; dentre eles estão carro, helicóptero, escavadeira, trem e submarino. Também tem a Super Star (a estrela de invencibilidade dos jogos do Mario), que faz com que Baby Mario ganhe uma capa (igual a de Super Mario World) e faz com ele possa sair correndo, com uma invencibilidade temporário. Além de usar isso para derrotar os inimigos, isso ajuda a pegar diversos itens e colecionaveis que são acessíveis com esse poder. Falando em colecionaveis, existe 3 tipos de itens espalhados por todas as fases: as moedas vermelhas, as estrelinhas e as flores. As moedas vermelhas estão
Tela de pontuação exibida ao final da fase, com todos os itens necessarios para se coletar. |
Criando uma obra de arte e indo contra as tendências
Segundo Shigeru Miyamoto, a ideia de se fazer um jogo focado no Yoshi, surgiu durante o
Shigefumi Hino, um dos diretores e designers de Yoshi's Island. |
Mesmo assim, Miyamoto não se sentiu intimidado, ao invés de seguir o estilo padrão ou o estilo de CGI pré-renderizado, ele optou por algo novo; um estilo que parecesse que fosse feito desenhado a mão.
Chip Super FX 2. |
Lançamento e Recepção
No Japão, o jogo foi lançado em Agosto de 1995, e para ajudar na divulgação do game, alguns mangas relacionados ao jogo foram lançados. Algumas dessas series, seguiam fielmente a historia do jogo, enquanto alguns outros volumes contavam historias inéditas. Para seu lançamento nos Estados Unidos, dois meses depois, o marketing também foi bem pesado. Vários videos promocionais foram divulgados próximo da data de lançamento do jogo; um deles, era um VHS chamado "Yoshi's Island - A Magical Tour of Yoshi Island" que vinha para assinantes da revista Nintendo Power. No dia 5 de Outubro daquele ano, foi organizado um evento em Culver City, na Califórnia, as 3 da tarde, para promover o lançamento oficial do jogo no país. No dia, havia um enorme ovo de Yoshi foi exposto nas ruas, com algumas pessoas fantasiadas de Yoshi e Mario. Nesse evento, foram feitos diversos sorteios valendo premios como camisetas, cupons de descontos, e até mesmo uma copia do jogo e um SNES. No volume 77 da revista Nintendo Power, o jogo foi a principal capa dela, além de distribuir junto uma coleção de cartões tendo estampado os principais chefes do jogo. Um CD da trilha sonora do jogo foi lançada no Japão em 25 de Novembro de 1995; intitulado "Super Mario: Yoshi's Island Original Sound Version" contém 26 faixas, todas compostas por Koji Kondo.
Algumas paginas do mangá focado no Yoshi |
O jogo teve uma recepção muito positiva e caiu rapidamente nas graças do publico e da midia especializada. Tendo algumas criticas negativas em relação ao choro irritante do Baby Mario (com razão). alguns chefes muito fáceis e um tempo de gameplay relativamente curto; o jogo recebeu muitos elogios em relação aos seus gráficos, sendo considerado por muito como uma obra de arte, uma grande aprimorada na gameplay e habilidades dos personagens na serie Mario e uma grande variedade criativa de inimigos. Dentre as principais publicações e suas notas, temos a Game Rankings (hoje agregada ao Metacritic, que deu uma nota de 96%), Edge (9/10), Next Generation (5 estrelas) e Nintendo Life (10/10). Ele vendeu cerca de 4.12 milhões de unidades, se tornando o oitavo jogo mais vendido do Super Nintendo e se tornando um dos jogos mais vendidos do console no ano de 1995, junto com Diddy's Kong Quest e Chrono Trigger. Alguns dizem até que ele não vendeu tanto assim, comparada a alguns jogos da franquia Mario e outras exclusivas da Nintendo; talvez seja mais pelo fato dele ter saído bem no final da quarta geração, com consoles como Playstation 1 e Sega Saturn já a disposição e o futuro Nintendo 64 vindo no ano seguinte.
Legado e relançamentos
Além de ter criado toda uma nova serie de jogos spin-off de Mario, ele também foi importante para acrescentar novas mecânicas aos jogos futuros. Desde o pulo impulsionado Yoshi, o movimento de Ground Pound, as moedas vermelhas e alguns inimigos novos; tudo isso pode ser visto em outros jogos da franquia da Nintendo. O jogo se tornou tão importante e conhecido, que volta e meia aparece em diversas listas de melhores jogos do Super Nintendo e de todos os tempos. No site IGN, em suas listas de 100 maiores jogos de todos os tempos, Yoshi's Island apareceu em 24º lugar no ano de 2003 e em 41º lugar no ano de 2007, além de ter aparecido em setimo lugar entre os melhores de Super Nintendo. Com o sucesso do game, diversos jogos tendo o Yoshi como protagonista começaram a ser feitos. Para o N64, foi lançado Yoshi's Story em 1998, que foi pensado inicialmente para ser Yoshi's Island 2, mas os planos foram mudados. Vieram também, outros spin-offs como Yoshi Topsy-Turvy (GBA, 2004) e Yoshi Touch & Go (DS, 2005). Mas foi só em 2006, que o jogo ganhou uma sequência direta para DS chamada Yoshi's Island DS e logo mais tarde, Yoshi's New Island para 3DS em 2013. Mais recentemente, tivemos os jogos Yoshi's Wololy World (Wii U, 2015) e Yoshi's Crafted World (Switch, 2019). O jogo original também teve diversos relançamentos; um deles foi para o Gameboy Advance, intitulado Yoshi's Island: Super Mario Advance 3. O jogo faz parte de uma serie de jogos da franquia Mario, refeitos para o GBA. Apesar do jogo ser um pouco inferior que o original, ele também foi bem nas vendas, e venho com algumas fases a mais e sons acrescentados ao jogo. Também foi disponibilizado no Virtual Console do Wii, na versão SNES Mini Classic Edition e no catalogo de jogo do Switch Online.
Curiosidades
No Japão, o jogo é conhecido como Super Mario: Yoshi's Island, não tendo nenhuma relação direta com Super Mario World. Provavelmente, o nome Super Mario World 2, foi uma maneira do marketing da Nintendo de chamar a atenção das pessoas, dizendo que era uma continuação, apesar de ser tratar de uma prequel de todos os jogos da serie. Foi o primeiro jogo da Nintendo, a ter uma localização para outras línguas além do ingles e japoneses; o jogo contém disponível as linguagens frances e alemão. Apesar de Miyamoto ter dito que conseguiram usar tudo que podiam e ter implementados todas as ideias que tiveram, algumas poucas coisas ainda acabaram ficando. Mexendo nos arquivos dos jogos, hackers conseguiram encontrar sprites não utilizados na versão final do jogo; dentre eles alguns movimentos que Yoshi, Baby Mario e outros inimigos teriam, outras transformações do Yoshi e além de alguns sprites vindos de Super Mario All-Stars. Também foi encontrado duas canções que foram cortadas na versão final.
Alguns sprites não utilizados no jogo. |
Apesar de todo o atrito entre Miyamoto e a Rare, a desenvolvedora de DKC resolveu fazer algo para redimir todos os problemas e homenagear algumas franquias da Nintendo. Ao terminar o jogo Diddy's Kong Quest, aparece um podium com os tres que mais pegaram moedas DK durante o jogo; esses tres personagens são o Mario, Yoshi e Link. Os tres personagens foram modelados e colocados no jogo, no estilo pré-renderizado, dando um gosto de como serie eles no estilo deles.
Hall da fama visto no final de Diddy's Kong Quest |
Nem mesmo um jogo como Yoshi's Island está livre de ter bugs e glitchs; com alguns mais recorrentes e outros mais difíceis de acontecer, esse canal chamado A+Start fez um compilado de todos e explicações rápidas de como eles acontecem. Dentre diversos glitchs como o Yoshi sempre com a boca cheia, Yoshi invisível e sprites quebrados; talvez o bug mais estranho de todos, seja o que faz o Yoshi engolir o próprio Baby Mario.
Existe um boss no jogo que poder morto num hit só, e antes mesmo da sua batalha começar. No mundo 3, na fase Naval Piranha's Castle, o boss é uma Piranha Plant, Yoshi pode jogar um ovo nele antes da batalha começar, assim mata-lo antes de Kamek o transformar-lo.
Falando nesse chefe; na versão alemã do jogo, ele é chamado de Audrey, uma referencia ao filme "A pequena loja de horrores" (Little Shop of Horroes), onde aparece uma planta carnívora com este nome. E continuando em referencias a cultura pop, temos o chefe do mundo 1-8, que se chama Burt the Bashful; que usa uma calça que faz lembrar o personagem Obelix. Tanto que na versão francesa do jogo ele se chama Belixo (um anagrama para Obelix) e na versão alemã se chama Xilebo (Obelix de trás para frente).
Outro referencia um tanto curiosa, é um inimigo do jogo que é um porco-espinho azul chamado Harry the Hedgehog; uma clara referencia ao Sonic the Hedgehog da Sega.
Existe um inimigo chamado Fuzzy, que se o Yoshi o engoli ou encosta nele, lhe causará alguns efeitos de tontura e desorientação; alguns dizem que esses efeitos, são parecido com efeitos causados pelo LSD. Tanto que a fase "1-7: Touch Fuzzy , Get Dizzy", na versão alemã do game recebeu o nome de "Lustigen Sporen Drama", na qual sua sigla fica "LSD".
Yoshi não parece nada bem. |
Algumas pessoas viram uma certa similaridade entre a musica de abertura do game com o hino da União Soviética.
E o que dizer desta parte da fase 4-1, que parece fazer uma alusão a um corpo de mulher, fazendo topless.
Uma plataforma bem sugestiva. |
E essa propaganda bizarra vinculada pela Nintendo para divulgar o jogo; tinha ser coisa dos anos 90 mesmo.
Infelizmente, na época em que eu tinha Super Nintendo, esse jogo passou bem batido por mim; e pior que a maioria das pessoas a minha volta também nem tinham muito conhecimento desse jogo. Depois que ouvi falar mais desse jogo e percebi que ele era importante, fui correr atrás dele para entender melhor o por que das pessoas gostarem tanto dele. Joguei ele do começo ao fim, fazendo live na minha pagina do Facebook, e minhas experiência com ele foi otima; tirando certos momentos de dificuldade e alguns probleminhas, achei o jogo espetacular, com boa gameplay, músicas excelentes e gráfico muito bonito. Revisitar esse jogo e conhece-lo melhor pela primeira vez, foi uma boa experiência e agora entendo o quão importante esse jogo é para a franquia da Nintendo e para e o personagem Yoshi como um todo. O fato dele não ter seguido certas tendência e ter optado por coisas diferentes, fez ele ter seu charme e ser um dos últimos grandes títulos a ser lançado para Super Nintendo.
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