quarta-feira, 4 de março de 2020

20 anos de Playstation 2: Historia e Curiosidades

A Sony já havia deixado sua marca na historia dos games, com seu primeiro Playstation; novata nesse ramo, conseguiu superar a concorrência que havia na época (Nintendo com seu N64 e Sega com o seu Saturn). A sexta geração já estava para chegar no começo dos anos 2000 e cada uma das empresas estavam trabalhando em seus futuros consoles; o que ninguém imaginava, é que a Sony além de repetir o feito com a geração anterior, conseguiu se superar ainda mais. O Playstation 2 além de ter sido um grande sucesso, acabou se tornando o console mais vendido de todos e pode se dizer, que virou um dos consoles mais populares de todos. Em 2020, o console da Sony completa 20 anos do seu lançamento, e para aproveitar o momento, vamos falar um pouco sobre a historia desse console e algumas curiosidades.

Anuncio e primeiras demonstrações
A primeira vez que a Sony falou de seu sucessor do Playstation 1, foi em um evento para jornalista no Japão, em Março de 1999. Esse anuncio venho, após a Sega ter saído na frente lançando seu Dreamcast em Novembro de 1998 no Japão, e estava programando seu lançamento para os Estados Unidos e o resto do mundo entre Setembro e Outubro de 1999. A Sega que abriu a sexta geração de consoles, estava indo bem com o Dreamcast no Japão; com uma boa vendagem e o console impressionou bastante com suas novidades, gráficos impressionantes e um notório investimento em jogos onlines, pois o console vinha com um modem embutido. No anuncio feito pela Sony, eles não chegaram a mostrar o designer do console, e nem oficializar o nome como Playstation 2; foi falado sobre as especificações técnicas e processamento do console. Ele poderia processar até 20 milhões de poligonos por segundo com todos os efeitos ligados e até alguns casos específicos, poderia chegar próximo de 75 milhões de poligonos; em comparação ao Dreamcast, ele rodava 3 milhões em condições normais. Também foi mostradas algumas Tech-demos (demonstrações de tecnologia), como uma renderização de um patinho de borracha numa pia, a modelo digital Reiko Nagase (do jogo Ridge Racer) e a sequência da dança de Squall e Rinoa (Final Fantasy VIII) refeita com a tecnologia do console. Só de fazer este anuncio, as ações da Sega deram uma pequena caída, assim como a venda de Dreamcast também teve uma pequena baixa; mesmo assim o Dreamcast foi lançado nos Estados Unidos no dia 9 de Setembro de 1999 e bateu records de venda no seus primeiros dias.



Foi então em Setembro de 1999, durante uma coletiva na Tokyo Game Show, que mais detalhes do novo console da Sony foi mostrado; dentre eles a oficialização do nome "Playstation 2" e seu designer. Teiyu Goto, o principal designer do PS1, PS2 e PS3, explicou que as cores do console e do logo, tem um significado poético: "O design do novo Playstation representa energia sendo emanada da Terra na vasta dimensão do espaço. O elemento água está presente no logotipo azul do console." O console usaria DVD como midia principal (na época era uma midia em ascensão, mas que ainda não era muito acessivel a todos), além de jogos em DVD, ele rodaria filmes em DVD também; sem falar que ele era retrocompatível com jogos de PS1, podendo jogar a maioria dos jogos da biblioteca do antigo console. O controle oficial do console, o Dual Shock 2, manteve a mesma forma e características do controle do PS1; melhorando suas funções como a intensidade de pressão nos botões e seus analógicos. O novo Memory Card agora vem com 8MB de espaço para salvar os jogos e configurações do console (o do PS1 tinha 1MB). No evento, haviam demos de Tekken Tag Tournament (que já havia estreado nos Arcades japoneses), Gran Turismo 2000 (que viria a se tornar Gran Turismo 3 A-Spec), The Bouncer, Street Fighter EX3, Eternal Ring, Dark Cloud, entre outros. O console então estava programado para ser lançado no dia 4 de Março de 2000 no Japão, 26 de Outubro de 2000 nos Estados Unidos e em 24 de Novembro de 2000 na Europa.




Lançamento, vendas e primeiros títulos
Ridge Racer 5
Na manhã do dia 4 de Março de 2000, milhares de pessoas formaram filas enormes em frente as principais lojas de eletronicos no Japão; jornalista do Japão e do mundo, incluindo até midia não-especializada, estavam lá para cobrir o lançamento do PS2. Estavam disponível ao todo, 10 jogos para o console no momento do lançamento: A-Train 6, DrumMania, Eternal Ring, Kakinoki Shogi IV, Kessen, Mahjong Taikai III, Ridge Racer V, Stepping Selection e Street Fighter EX3. O console chegou a vender mais de 900 mil unidades naquele fim de semana do seu lançamento (10 vezes mais que o PS1 em seus primeiros dias); os jogos mais vendidos no lançamento foram Ridge Racer V (233.391 unidades), Kessen (101.844 unidades) e Street Fighter EX3 (76.389 unidades). A procura era tão grande pelo console, que acabou tendo uma falta do de unidades nas lojas e deixando as pessoas sedentas para comprar um PS2; a boatos de houve uma pessoa que se suicidou do topo de um prédio só por não ter conseguido uma unidade do console. No dia 26 de Outubro, foi a vez do console ser lançado nos Estados Unidos, com 26 jogos disponíveis e uma promessa de até 50 jogos até o final daquele ano. A Sony fez tão bem as suas campanhas publicitarias, que a procura pelo console nos primeiros dias de venda foram enormes, a ponta do mesmo problema no Japão acontecer, a falta de unidade em algumas lojas. Apesar dos problemas, o Playstation 2 chegou a grande marca de US$ 250 milhões em vendas no primeiro dia, sendo que o Dreamcast havia chegado a US$ 98 milhões em vendas (lembrando que enquanto o PS2 chegou custando US$ 299, o Dreamcast chegou custando US$ 199).
Street Fighter EX3
O atraso na linha de produção do console, fez com que muitos consumidores ficassem de mãos fazias e sedentos para comprar o console; havia pessoas que desembolsavam quase US$ 1000 em sites de leilão como o eBay para conseguir um PS2. O mesmo cenário acabou se repetindo na Europa, no dia 24 de Novembro de 2000; poucas unidades disponíveis nas lojas, poucos títulos expressivos e uma grande procura pelos consumidores. Inclusive, a Sony Europe havia contratado o cineasta David Lynch para preparar uma serie de comerciais para promover o lançamento do console naquela região. Essa campanha de comerciais foram chamadas de "The Third Place", e segue um tom de surrealismo no qual o diretor era muito conhecido. Apesar dos problemas, a Sony terminou o ano de 2000 com mais de 6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo; ainda sim, algumas pessoas estavam ceticas com PS2, por questão da falta de jogos bem expressivos e a alta demanda de consoles e acessórios que não estava sendo suprida.

Ascensão ao sucesso
Onimusha: Warlords
O pouco ceticismo que havia em cima do console, começou a sumir no começo de 2001, quando em Janeiro saiu o jogo Onimusha:Warlords. Desenvolvido pela Capcom, o jogo se passa no Japão feudal e tem um clima parecido com Resident Evil, só que mais focado na ação; ele foi o primeiro jogo do console a chegar a 1 milhão de unidades vendidas. E ainda no final desse mesmo ano, saíram jogos como Grand Theft Auto 3 (que revolucionou a própria serie e abriu espaço para os futuros jogos de mundo aberto) e Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (surpreendendo com seu nivel de detalhe em efeitos de luz e sombra, cenários interativos e enredo cheio de reviravoltas). Nesse mesmo ano, a Sega enfrentava diversos problemas financeiros, pois o Dreamcast havia sido lançado com um preço muito a baixo do mercado e as vendas tanto do console quanto dos jogos estavam muito baixas. Isso fez com que apenas 18 meses depois do lançamento do Dreamcast, a empresa descontinuasse o console e começasse a trabalhar apenas em desenvolvimento de games. Enquanto isso, a outra grande concorrente da Sony, a Nintendo, lançava seu GameCube e a estreante no mercado dos games, a Microsoft lançava seu primeiro Xbox.
GTA 3
Apesar desses dois consoles se mostrarem mais potentes que o PS2 (principalmente o Xbox), o console da Sony seguiu numa grande ascensão e todos os desenvolvedores tinham uma certa preferência por ele. Para ajudar mais, no começo de 2002, a Sony fez um corte de preço, reduzindo para US$ 199, ficando com o mesmo preço do GameCube e 100 dolares mais barato que o Xbox. Em 2004, o console passou por uma revisão em seu designer e estrutura, assim como o primeiro Playstation, sendo lançado a versão Slim do PS2. O modelo era bem menor, mais leve, mais barato, vinha com modem embutido (sem que nos modelos anteriores, necessitava de um modem próprio da Sony para jogar online), mas era incompatível com HD, pois os modelos normais tinham a possibilidade de colocar HDs externos. Esse modelo ainda passou por uma revisão entre 2007 e 2008, onde a fonte do console agora era interna e um ventilador silencioso que auxiliava a manter a temperatura do console. Na mesma época em que o modelo Slim foi lançado, chegou as lojas 2 grandes lançamentos importantes para o PS2; Gran Theft Auto: San Andreas e Gran Turismo 4. GTA: San Andreas se tornou um grande marco na historia da Rosckstar e dos games, é considerado o preferido da maioria dos fãs da serie e é o jogo mais vendido do console, com mais de 20 milhões de unidades vendidas. Gran Turismo 4 é o quinto jogo mais vendido do console, é um dos melhores jogos da serie, com uma grande quantidade de carros e pistas que a serie já teve; além disso, isso foi um dos primeiros e poucos jogos do console que era possível jogar numa resolução de 1080i HD, coisa muito rara naquela época. Mesmo com o lançamento do Playstation 3 em 2006, o PS2 seguiu vendendo bastante e tendo jogos lançados; muito por causa da popularidade do console, a solida base instalado do PS2 e também aos problemas que a Sony teve inicialmente com o lançamento desastroso do PS3. No Brasil, a Sony só foi lançar o console oficialmente apenas em 2009, mas mesmo assim o console já era vendido a tempos no chamado "mercado cinza" aqui no Brasil; naquela época, o console chegava a custar perto dos 2 mil reais. Quando a Sony o lançou oficialmente, ele custava 800 reais, um preço relativamente alto, se comparado ao preço que ele era vendido nos Estados Unidos (99 dolares); e sem falar, que no mercado paralelo, o PS2 já tinha um custo de aproximadamente 300 reias ou menos. A pirataria ajudou a popularizar bastante o console no Brasil e em alguns outros países subdesenvolvidos; haviam 3 formas de desbloqueio do console:
1- Via Hardware (ModChip): era instalado um dispositivo no dentro console que interceptava a checagem da midia e enganava a leitura do disco, como se a midia pirata fosse autentica.
2 - Via Software (SoftMod): rodando um jogo original e de alguma forma (como por exemplo, por Hack) rodar um software que aceitasse ou rodasse jogos piratas. Também tinha como utilizar software no Memory Card que evitava a checagem da midia.
3 - Via troca de CDs/DVDs (Swap Trick): rodando o console com um jogo original e de alguma maneira trocar o disco em determinada parte, por um pirata.

Legado
O console só foi descontinuado pela Sony no dia 28 de Dezembro de 2012 no Japão e em 4 de Janeiro no resto do mundo; e o suporte técnico foi encerrado pela empresa em Setembro de 2018. O ultimo jogo lançado oficialmente para o Playstation 2, foi o FIFA 14, lançado em Setembro de 2013. É contabilizado que o Playstation 2 tenha chegado a marca de aproximadamente 160 milhões de unidades vendidas, fazendo ser o videogame mais vendido da historia da industria dos games; superando grandes consoles e portáteis como Nintendo Wii, Nintendo DS e até mesmo o próprio Playstation 1. Para se ter uma noção disso, em 2005 o console se tornou o videogame que mais rápido alcançou 100 milhões de unidades vendidas, 5 anos e 9 meses; sendo que o record anterior era do PS1, que alcançou essa marca em 9 anos e 6 meses. O PS2 foi a casa de grandes jogos e serie que nasceram lá (God of War, Kingdom Hearts, Devil May Cry, Shadow of the Colossus, Okami, Guitar Hero, Ratchet & Clank, Sly Cooper...) e também foi onde grandes classicos tiveram excelentes titulos (Final Fantasy, Resident Evil, Gran Turismo, Tekken, GTA, Silent Hill...). Estima-se que ele tenha uma das maiores bibliotecas de jogos, com mais de 4 mil titulos diferentes lançados. Na sua lista de mais vendidos estão: GTA: San Andreas (20,81 milhões de unidades), GTA: Vice City (16,15 milhões unidades), Gran Turismo 3 A-Spec (14,98 milhões de unidades), GTA 3 (13,10 milhões de unidades), Gran Turismo 4 (11,66 milhões de unidades). O console também ajudou na popularização do DVD, pois além de ser usado para jogos os jogos de PS2 e PS1, ele também poderia ser usada com um DVD Player e um CD player. Sem falar que o PS2 era mais barato que os DVD Players no começo dos anos 2000. Uma pesquisa feito no Brasil em 2012, mostrava que o PS2 representava mais da metade dos consoles vendidos no país, cerca de 55%; os consoles da sexta geração (PS3, Wii e 360) representavam 35% e os portáteis 10% de toda a venda de videogames no Brasil. Já no caso dos jogos, 76% das vendas representavam a sexta geração, 17% a geração anterior e 7% dos portáteis; isso se dá conta pelo fato da maioria dos jogos de PS2 que eram vendidos serem piratas. Pela facilidade de se baixar, gravar e copiar jogos de PS2, muitos deles tiveram versões legendadas em portugues e modificadas. Os mais conhecidos são Guitar Hero com musicas diferentes, GTA: San Andreas com diversos mods e versões de Pro Evolution Soccer (PES) que foram apelidadas de Bomba Patch, que são atualizadas frequentemente pela comunidade. Os primeiros modelos de Playstation 3 eram retrocompativeis com PS2, mas para diminuir o custo do console, isso foi retirados de modelos seguintes; agora era só possivel jogar jogos de PS2 que era disponibilizados na PSN dentro do catalogo de "PS2 Classics". O PS4 também recebeu diversos clássicos do PS2 em seu catalogo, seja como remaster como também remakes feitos do zero. Atualmente existe um emular para computadores e outros dispositivos rodarem o sistema do PS2, chamado de PCSX2. Apesar de já existir a muito tempo, ele ainda é um pouco instável, tendo problemas para rodar certos jogos e necessitar de um dispositivo relativamente potente.

Acessórios e Periféricos
Memory Card do PS2
O controle do PS2 se manteve muito semelhante ao controle do PS1, a diferença é que o Playstation 2 saiu com um controle tendo analogicos e vibração desde o começo, chamado de Dual Shock 2. No primeiro console, o controle Dual Shock só foi aparecer em 1998 e poucos jogos eram feitos pensados nesse controle. O Dual Shock venho com diversas melhorias, entre elas maior precisão nos comandos e intensidade de pressão nos botões. Assim como o primeiro Playstation, o PS2 teve um acessório chamado Multitap, que servia para colocar mais controles no console e possibilitando até 8 pessoas jogarem simultaneamente. O Memory Card agora tinha o espaço de 8MB, sendo utilizado para salvar o progresso dos games jogados e também armazenar algumas configurações do console. Havia outros modelos oficiais que tinham espaço de 16MB, e até empresas que fabricavam modelos com até 128MB de armazenamento. Um fato curioso, é que em meados de 2002, houve uma escassez de Memory Cards nas lojas; isso se deu conta do fato que o contrato que a Sony tinha com empresas tercerizadas expirasse e a produção dos produtos foi afetada. Antes das versões Slim que vinham com Modem interno, havia um acessório chamado Network Adapter, para poder se jogar online. Também havia HDs externos próprios da Sony, que possibilitava rodar jogos sem ter uma midia física.
Camera Eye Toy
Em Outubro de 2003, a Sony lançou o Eye Toy, uma espécie de Webcam que capturava os movimentos do jogador e os reproduzia dentro do jogo; fazendo uso de Realidade Aumentada para uma maior imersão em jogos lançados especialmente pare esse acessório. Existia alguns jogos como Tony Hawk's Underground e Tony Hawk's American Wasteland que usavam a camera para capturar o rosto do jogador e colocar no personagem editavel no jogo. O Eye Toy poderia ser usado como uma Webcam normal para computadores, podendo fazer gravações e video-chamadas. Ele não foi tão popular, mas trouxe uma tecnologia em captura de movimentos que foram muito usados depois nos controles de Nintendo Wii e no Kinect da Microsoft. Em Dezembro desse mesmo, a Sony lançou um aparelho chamado PSX, uma central multimédia baseado na arquitetura do Playstation 2. O aparelho poderia ser utilizado como um gravador de video digital e de DVD, além de rodar jogos de PS1 e PS2. O aparelho era bastante caro (o mais barato custava US$ 740 e o mais caro sendo US$ 930) e nunca saiu do território japones, vendando poucas unidades. Apesar de sua popularidade baixa, ele foi o primeiro aparelho a usar a interface gráfica XrossMediaBar (XMB), interface na qual a empresa depois usaria no PSP e no PS3. Em 2010, a Sony lançou um modelo da sua linha BRAVIA de televisores que vinha com um PS2 embutido. A TV tinha 22 polegadas, resolução de 720p (limitada para 480p quando se jogava jogos de PS2), 4 conectores HDMI e acesso a alguns sites através do BRAVIA Internet Video Acess. Como o console rodava filmes e desenhos em DVD, a Sony lançou alguns modelos de controle remoto próprios para este uso. Diversos outros tipos de controles foram lançados para o console; desde guitarras e outros instrumentos para jogos como Guitar Hero e Rock Band, volantes e pedais para jogos de corrida como Gran Turismo, tapetes de dança da Dance Dance Revolution e até controles inusitados como um em forma de serra-eletrica inspirado em Resident Evil 4.
Resultado de imagem para PSX
PSX

Curiosidades
O designer original do PS2, foi inspirado em um prototipo de console abandonado pela Atari. Em 1993, a Atari criou um prototipo chamado Falcon030 Microbox, mas a empresa abandonou o projeto para investir nos planos do Atari Jaguar. Anos depois, a Sony havia gostado do prototipo e o usou como base para criar o designer do Playstation 2.
Modelo Falcon030 Microbox abandonado pela Atari

Havia muitos projetos que a Sony já queria implementar no PS2, que ela só conseguiria implementar no PS3, como a possibilidade atualizar o console para firmwares mais recentes. Na epoca, a Sony tinha a intenção de distribuir essas atualizações em discos, e os dados ficariam salvos no Memory Card, já que o console não tinha uma memoria interna. No fim das contas, essa ideia foi descartada e foi usada uma vez apenas para atualizar o sistema para fins de uso do console para DVD Player. Muitas vezes, ao ligar o console, a tela inicial mostrava o que parecia ser diversas torres brancas; isso representava a quantidade jogos salvos no Memory Card. Quanto mais jogos salvos, mais torres apareciam e maiores elas eram, e se o Memory Card não tivesse nenhum jogo salvo, não aparecia torre nenhum. E por falar na tela inicial, uma coisa que ficou muito conhecida por quem jogava jogos piratas, era a tela exibindo os dizeres "Matrix"; isso vem do nome do chip que era colocado no console para faze-lo rodar jogos pirata, "Matrix Infinity".
Tela inicial do PS2 com algumas torres aparecendo

Ao contrario da Sega e da Microsoft que começaram apostando alto em jogos online, a Sony demorou um pouco para dar atenção a jogatinas online. Isso mudou um pouco quando chegou para o console Final Fantasy XI (um MMORPG online da classica serie da Square) e SOCOM: US Navy SEALs (um jogo de tiro em terceira pessoa). Outro titulo que também se destacou por conta do online, foi os jogos Resident Evil Outbreak 1 e Outbreak 2. Na época, os servidores ficavam a cargo das próprias desenvolvedores dos jogos, pois a Sony ainda não tinha uma rede própria como a Xbox Live da Microsoft; só com o PS3 que a Sony inaugurou a seu próprio serviço online, a Playstation Network (PSN). Até alguns anos atrás, ainda haviam servidores de jogos de PS2 ativos, mas hoje em dia somente alguns servidores piratas sobrevivem ativos ainda. O console foi um dos primeiros a proporcionar resolução HD, alguns jogos poderiam rodar a 720p ou 1080i, desde que a pessoa tivesse um cabo componente e uma TV compatível. Poucos jogos acabaram vindo com essa resolução, dentre eles o já citado Gran Turismo 4, Valkyrie Profile 2, Tourist Trophy e Jackass: The Game. O console tinha entradas USB para conectar desde Pen Drives até mesmo impressoras, e alguns modelos contavam com uma porta firewire (iLink). Essa entrada, permitia que dois consoles fossem conectados e possibilitava que duas pessoas jogassem o mesmo jogo simultaneamente em televisores diferentes. Essa funcionalidade não era bem uma grande novidade, pois o Sega Saturn possuía um acessório chamado Direct Link, que tinha a mesma função.
Entradas USB e iLink

Os modelos de PS2 geralmente eram na cor preta como padrão, mas existiram diversos outros modelos com cores diferentes. Houve uma linha de modelos que foi muito limitada e hoje em dia é bastante rara e cara, o Playstation 2 European  Automobile Color Collection; modelos que vinham nas cores prata, branco, vermelho, amarelo e azul, pintados com uma tinta especial usada geralmente em pinturas de carros.
Modelos da linha European Automobile Color Collection

Por ser um console que era bastante poderoso na época, a Sony desenvolveu um Kit que transformava o console num computador que rodava Linux. Esse kit vinha com um HD de 40GB, um adaptador de rede, um cabo VGA, um mouse, um teclado USB e um disco de instalação do sistema Linux. Isso acabava sendo uma otima opção para pessoas que queria ter um computador e queriam uma opção viável; muitas pessoas aproveitaram o kit, para desenvolver seus próprios jogos para o console, mas eram jogos que só rodavam em consoles desbloqueados.
Computador montado utilizando o PS2, monitor e kit Linux

Uma ação judicial foi interposta contra a Sony Computer Entertainment America em Julho de 2002, pelo Tribunal Superior da California, Condado de San Mateo. A ação tratava de relatos de erros de leitura e problemas associados com reprodução de DVD e CD no PS2. Depois de muito tempo, a Sony resolveu esse problema com reembolso de 25 dolares para todos os jogadores afetados, um jogo gratuito de uma lista especifica e um desconto na reparação ou substituição do sistema danificado.
O console teve alguns problemas de importação, pois se criou um receio sobre o fato do console ser tão poderoso a ponto de ser usado para fins militares, como lançar misseis. Chegou a ter um boato de que o ex-presidente do Iraque Saddan Hussein, havia importado grandes quantidades de PS2 para usar em pesquisas. Grandes veículos de comunicação alardearam isso, o que resultou em um embargo nas exportações do console no Japão. Um britânico chamado Dan Holmes, era tão fanático pelo PS2, que brincava dizendo que iria casar com o console; o que ele realmente tentou fazer, indo atrás de paroquias que concordassem em realizar o matrimonio. Como ele não conseguiu isso, ele optou por trocar o próprio nome, para Playstation 2. E para concluir, voces sabiam que o Playstation 2 teve suporte para Netflix, e que era exclusivo no Brasil? Como o Playstation 2 era muito popular no Brasil, a empresa resolveu dar suporte, possibilitando que os brasileiros assistissem todo o catalogo da Netflix em seu console. Para utilizar o serviço, era necessário adquirir um DVD com o aplicativo e ter conexão banda-larga. O serviço no console não durou muito tempo, sendo descontinuado em 31 de Março de 2012, por causa do baixo numero de assinantes.
Disco para rodar Netflix no PS2

Nenhum comentário:

Postar um comentário