terça-feira, 2 de julho de 2019

A maldição dos 27 - Artistas da música que morreram nesta idade (Parte 3)

Esta é a terceira parte da materia sobre os artistas da música que morreram aos 27 anos. Caso não tenha visto as partes anteriores, click nos links abaixo para ler sobre e depois continuar neste post. Uma boa leitura a todos.
Parte 1
Parte 2

Helmut Kollen (Triumvirat)
Nascido no dia 2 de Março de 1950, na cidade de Colonia, na Alemanha. Helmut Kollen foi um multi-instrumentista, que se focou mais como baixista e vocalista; fez parte da banda Triumvirat, e também foi musico de apoio e lançou um álbum solo. Durante anos, Kollen ganhou experiência tocando com varias bandas de sua cidade; até que em 1974, aos 24 anos, seu primo Jurgen Fritz o convidou para integrar a sua banda, o Triumvirat. Durante o periodo que esteve na banda, Kollen gravou dois álbuns junto a eles ("Illusions on a Double Dimple" de 1974 e "Spartacus" de 1975), fez turne com a banda pela Europa e os Estados Unidos, tocando ao lado de banda como Fleetwood Mac, Grand Funk Railroad e Birth Control. No final de 1975, Kollen resolveu deixar a banda, por questões de ideias musicais diferentes do que a banda tinha. Em 1976, ele se juntou a banda Jail como musico de apoio; gravando o único álbum junto a eles, o "You Can Help Me", onde Kollen toca guitarra e cantou na música "Julie". A banda Jail não supriu suas expectativas, o que fez ter um retorno breve ao Triumvirat, que durou muito pouco tempo. Então ele decidiu investir na carreira solo, e começou a trabalhar num disco para lançar. As gravações ocorreram durante o ano de 1976, mas Kollen não chegaria a ver seu trabalho lançado. No dia 3 de Maio de 1977, ele foi encontrado morto dentro de seu carro, em sua garagem; ele se suicidou envenenado por dióxido de carbono, enquanto escutava suas gravações dentro do carro. Pessoas mais próximas a Kollen, diziam que ele estava com depressão, que se agravou bastante logo depois que saiu do Triumvirat. Esse agravante de depressão, é bem perceptivo nas canções que havia gravado antes de morrer. Inclusive, quase que seu álbum póstumo não foi lançado, pois a gravadora não tinha muito interesse no material. Foi graças a sua irmã, Elke Kollen, que uniu esforços para que o trabalho do irmão pudesse ser lançado. Assim, em 1977 foi lançado o álbum "You Won't See Me". Além de sua paixão pela musica; Kollen era apaixonado por automobilismo; tanto que chegou a fazer uma corrida profissionalmente, e cogitou continuar com as corridas junto da música.




Chris Bell (Big Star)
Nascido no dia 12 de Janeiro de 1951, na cidade de Memphis, Tennessee. Christopher Branford Bell (Chris Bell) foi guitarrista, vocalista e compositor da banda americana de Rock e Power Pop, Big Star. Ele começou a se focar na musica aos 12 anos, influenciado pelas banda da epoca da chamada "Invasão Britanica", como Beatles, The Who, Yardbirds. Durante os anos 60, Bell tocou com varias bandas de garagem, com amigos e colegas da sua cidade; até que em 1971 juntamente com Andy Hummel (baixo e vocal), Jody Stephens (bateria e vocal) e Alex Chilton (guitarra, vocal e teclado) formaram a banda Big Star. Enquanto nesta epoca se tinham mais bandas de Heavy Metal e Rock Progressivo, o Big Star seguiu um caminho mais de Rock e Pop como as bandas da década anterior. Chris e Alex eram os principais compositores das canções das bandas, mas esporadicamente, os outros integrantes contribuíram com algumas canções. Em 1972, a banda lançou seu álbum de estreia chamado "#1 Record", pela gravadora Ardent Studios. Só que por problemas de distribuição com a própria gravadora, o álbum não alcançou boas vendas. Isso fez com que Bell, que já enfrentava um estado de depressão, saísse da banda naquele mesmo ano e começou a investir na carreira solo. A Big Star depois disso, lançou seu segundo álbum, "Radio City", em 1974; apesar de não ser creditado, algumas composições eram de autoria de Bell. Ele gravou algumas demos e singles na própria  Ardente Studios e também na Shoe Recording; muitos dos seus antigos amigos de começo de carreira contribuíram para seus trabalhos e até os próprios membros da Big Star gravaram com ele. Em vida, chegou a lançar os singles "You and Your Sister" e "I am the Cosmos". Participou de algumas gravações de outros artistas e bandas locais; além de paralelamente trabalhar no restaurante do seu pai, enquanto tentava se tratar da depressão. No dia 27 de Dezembro de 1978, ele voltava de carro de um ensaio, quando bateu em um poste de luz, que caiu sobre o carro, matando na hora. Bell foi enterrado no dia seguinte, bem no dia do aniversario de seu ex-companheiro de banda; Alex Chilton. A Big Star ainda lançaria mais um álbum em 1978 e entraria num hiato, até voltar em 1993, ficando na ativa até 2010. Em 1993, era lançado o álbum "I Am The Cosmos"; com os singles que Chris havia lançado e outras gravações nunca antes lançadas até então.




Jacob Miller (Inner Circle)
Nascido no dia 4 de Maio de 1952, em Mandeville, Jamaica. Jacob Mathias Miller foi um cantor, compositor e membro da banda jamaicana de reggae Inner Circle. Ao 8 anos, Miller foi morar na capital da Jamaica, Kingston, juntamente com seus avós paternos. Ele passou boa parte de sua juventude, nos principais estúdios de gravação da cidade; onde deu iniciou aos seus primeiros trabalhos na carreira musical. Desde cedo, Miller demonstrava ter um otimo talento para cantar. compor e produzir, mas encontrava dificuldade para despontar na fama. Até que em 1968, se deparou com a banda Inner Circle, uma emergente banda de reggae, que fazia covers dos atuais sucessos americanos. O líder e guitarrista da banda, Roger Lewis, o chamou para integrar o grupo como vocalista. Roger dizia que Jacob era muito feliz e jovial; sempre fazendo piadas, que todos gostavam. A banda despontou como uma das bandas TOP durante os anos 70 na Jamaica; com sucessos como "Tired Fi Lick Weed in a Bush", "Tenement Yard". Miller também lançou trabalhos solos de sucesso, como "All Night Till Daylight", "Forward Jah Jah Children", "Girl Don't Com". Miller apareceu notavelmente no One Love Peace Concert, que aconteceu no estádio nacional de Kingston em 22 de Abril de 1978; junto com grandes artistas do reggae jamaicano como Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer. Também foi junto com Bob Marley e o fundador da Island Records, Chris Blackwell, visitaram o Brasil em Março de 1980, para comemorar a abertura de novos escritórios da gravadora na America do Sul. A Inner Circle estava planejando uma turne pela América juntamente com Bob Marley and the Wailers e também se preparando para as gravações do próximo álbum, quando uma tragédia aconteceu. No dia 23 de Março de 1980, Miller e um dos seus filhos, sofreram um acidente de carro, batendo num poste e fazendo com que Miller quebrasse o pescoço e morresse na hora. A banda então entrou num hiato, retornando apenas em 1986, com o vocalista Calton Coffie.




D. Boon (Minutemen)
Nascido no dia 1 de Abril de 1958, na cidade de San Pedro, California. Dennes Dale Boon foi vocalista, guitarrista e compositor da banda Minutemen. Ainda na adolescência, Boon começou a fazer pinturas e assinar seus trabalhos com o nome artístico D. Boon;em partes pois "D" era a sua gíria para maconha. Também era uma forma de homenagear o politico e explorador Daniel Boone e principalmente E. Bloom (vocalista e guitarrista da banda Blue Oyster Cult, a qual o influenciava desde cedo). Foi também na adolescência que sua mãe o incentivou a aprender a toca guitarra; mesma ideia que passou para seu amigo de infância, Mike Watt. No caso de Watt, sugeriu que aprendesse baixo, mesmo ele nem sabendo o que era um contra-baixo. Boon e Watt fizeram parte de diversas bandas, influenciados pelo Puck Rock que estava crescendo no final dos anos 70. Após todos essas bandas durarem pouquíssimo tempo, em 1980, Boon e Watt juntamente com baterista George Hurley, formaram a banda Minutemen. O primeiro album da banda, "The Punch Line", saiu em 1981, pela gravadora SST Records. Todo o álbum foi gravado em uma única sessão, com 18 faixas que não duram mais do que 1 minuto cada uma. O trabalho da banda que mais chamou a atenção, foi o quarto álbum, "Double Nickels on the Dime", lançado em 1984. É um álbum da banda que mais vendeu entre todos e é sempre citado como um dos álbuns mais inovadores do Rock Underground no anos 80. Neste álbum, está a canção "Corona", que ficaria muito conhecida anos depois, como a música de introdução do seriado "Jackass". Em 1985, ainda saiu o álbum "3 Way Tie (For Last)", que apesar da boa aceitação e venda, não alcançou o mesmo sucesso que o álbum anterior. A banda acabaria naquele mesmo ano, após um acidente envolvendo D. Boon. No dia 22 de Dezembro de 1985, ele estava viajando de van com sua namorada, quando começou a sentir febre; foi se deitar na parte de trás da van, enquanto sua namorada dirigia. Só que ela acabou adormecendo e a van acabou derrapando pela pista, fazendo Boon cair pela por de trás e quebrar o pescoço, matando instantaneamente. A banda Minutemen acabou se dissolvendo após a tragédia; apesar de Watt ter entrado em depressão após isso, ele seguiu com sua carreira artística, sempre homenageando seu antigo colega de banda.


Alexander Bashlachev
Nascido no dia 27 de Maio de 1960, na cidade de Cherepovets, na antiga União Soviética (Russia). Alexander Nikolaevich Bashlachev foi um cantor, compositor e poeta. Após se formar na Cherepovets High School, em 1977, foi trabalhar como pintor na Usina Metalúrgica com seu pai. No ano seguinte, ele pediu demissão da fabrica e foi se matricular na Ural State University da cidade de Yekaterinburg (na epoca, a cidade era conhecida como Sverdlovsk), para estudar jornalismo. Ele se formou em 1983; nesse mesmo ano, ele escreveu sua primeira canção, chamada "Griboyedov Waltz". Ele retornou a sua cidade natal, onde trabalhou por um ano no jornal The Communist, onde escreveu diversos artigos. Em 1984, ele comprou um violão e aprendeu a tocar-lo sozinho; em Maio daquele mesmo ano, participou do Festival de Rock da cidade de Leningrado. Alexander mostrava suas canções e poesias para amigos, pois durante os anos 70 e 80, o governa da Russia tinha uma censura pesada do Rock em seu país. No ano seguinte, ele se mudou por definitivo para a cidade de Leningrado, e tocou pela segunda vez no festival; desta vez, juntamente com o músico e fundador da banda DDT Yuri Shevchuk. Alexander virou membro do Leningrado Rock Club e se apresentou mais uma vez no festival, em 1987, onde ganhou até um prémio por sua apresentação. Nesse mesmo ano, ele começou a ter bloqueios mentais, e não estava conseguindo escrever nenhuma canção ou poesia; ele estava enfrentando um período de depressão. No dia 17 de Fevereiro de 1988, ele caiu do nono andar de seu apartamento e morreu. A causa da morte, foi dada como suicídio, devido ao seu estado de depressão. Ele foi sepultado no Ceminterio Kovalevskoye de Leningrado. Seu filho com a namorada Anastasia Rakhlina nasceu meses depois. Em vida, Alexander Bashlachev não lançou nenhum single ou álbum; suas composições só foram lançados oficialmente a partir de 1989. Tudo que saiu, foram apenas demos e gravações arquivadas dele.


André Pretorius (Aborto Eletrico)
Nascido no dia 2 de Agosto de 1961, na cidade de Petrória, África do Sul. André Fredrik Pretorius foi vocalista, guitarrista e membro fundador da banda brasiliense Aborto Eletrico ( banda essa que originou depois as bandas Legião Urbana e Capital Inicial). André nasceu na África do Sul, mas estudou em Brasília entre 1978 a 1980; conheceu Renato Russo num bar chamado Taberna, na Asa Sul em Brasília. Os dois, juntamente com os irmãos e Flavio Lemos, formaram a banda de Puck Rock Aborto Eletrico. No dia 11 de Janeiro de 1980, foi o primeiro show dele com a banda; mas infelizmente ele deixou a banda após esse show. Forçado pelos pais, Petrorius acabou voltando para a África do Sul e prestou o serviço militar obrigatário no país por dois anos; participando de treinamentos de combate para enfrentar guerrilhas de Moçambique e Angola. Lembrando que o país ainda passava pelo Apatheid na época. Em 1982, ele volta para o Brasil; sua namorada e futura esposa, conta que ele voltou muito diferente do que era antes, um tanto quanto atormentada. Logo depois, ele se mudaria para Washington, onde frequentou a American University em 1983, seguiu tocando com amigos e se casou com sua namorada. Esse relacionamento não durou muito; eles se separaram, e juntando com o fato dele ter se afastados dos amigos que tocavam com ele, Petrorius começou a usar heroína. Então ele se mudou para Frankfurt, na Alemanha; viver com a avó materna e trabalhar num estúdio de gravação. André Pretorius acabou morrendo no dia 13 de Outubro de 1988, por overdose de heroína; alguns dizem que ele se suicidou, mas essa versão nunca foi confirmado.


Pete de Freitas (Echo & The Bunnymen)
Nascido no dia 2 de Agosto de 1961, na cidade de Port of Spain, em Trinadad e Tobago. Peter Louis Vincent de Freitas foi baterista da banda Echo & The Bunnymen. Pete estudo na Downside School em Somerset, no sudeste da Inglaterra; seu pai era um advogado de direitos autorais. Ele esteve presente no primeiro show que o Echo and the Bunnymen fez seu primeiro show; em Novembro de 1978, no Liverpool's Eric's Club. A formação da banda era Ian McCulloch no vocal e teclado, Will Sergeant na guitarra, Les Pattinson no baixo, e uma caixa rítmica no lugar da bateria, apelidada de "Echo". Quando a banda conseguiu um contrato com a gravadora Korova, a mesma solicitou que trocasse aquela caixa rítmica por um baterista mesmo; e assim Pete começou a integrar a banda em 1979. O primeiro álbum da banda ("Crocodiles"), saiu em Julho de 1980; seguido dos álbuns "Heaven Up Here" em Maio de 1981 e "Porcupine" em Fevereiro de 1983. Este ultimo álbum, ajudou a banda a chegar ao reconhecimento; o álbum chegou a ser o segundo na lista de mais vendidos e tocados daquele ano. A banda voltou a figurar o Top Ten do Reino Unido, com o álbum "Ocean Rain" e o single "The Killing Moon", em 1984; entrando até mesmo no Top EUA. Só que em 1985, Pete deixaria a banda temporariamente; indo para New Orleans nos Estados Unidos, investir no seu projeto paralelo, The Sex Gods. No então, o projeto não vingou e Pete passou mais de um ano passando por uma vida desregrada, bebendo muito; alguns falam que ele estava a beira de um colapso de tão inconsequente que estava. No final de 1986, a banda o aceitou de volta e no ano seguinte gravou seu ultimo disco com a banda; apenas chamado de "Echo and the Bunnymen". O disco foi considerado "fraco" comparado aos álbuns anteriores; com isso, o vocalista Ian McCullock sair da banda e só voltar a fazer parte do grupo em 1997. No dia 14 de Junho de 1989, Pete venho a falecer em decorrencia de um acidente a caminho de Liverpool. Ele estava pilotando sua moto na estrada A51 em Longdon Green, Staffordshire e acabou colidindo com um veiculo. Suas cinzas estão enterradas na vila paroquial de Goring-on-Thames, na Inglaterra.


Mia Zapata (The Gits)
Nascido no dia 25 de Agosto de 1965; na cidade de Louisville, Kentucky. Mia Katherine Zapata foi uma cantora, guitarrista e compositora da banda de punk rock The Gits. Aos 9 anos, ela aprendeu a tocar guitarra e piano, e inspirado pelo punk rock e seus artistas preferidos, optou por trabalhar com música. Em sua adolescência, tocava e cantava generos como blues, jazz e R&B, em diversos bares e boates. Em 1983, aos 18 anos, decidiu ir morar sozinha em Yellow Springs, Ohio; por lá ela começou a trabalhar de garçonete em um restaurante e também foi aprovada no vestibular no curso de Artes Visuais de Antioch College. Apesar de querer seguir na carreira musical, Zapata optou por ter uma fonte de renda mais segura; aos finais de semana, quando não estava trabalhando ou estudando, fazia apresentações em bares da região. Em Setembro de 1986, ela e mais 3 amigos apaixonados por música se juntaram e formaram a banda The Gits. A banda começou a ganhar uma boa repercussão, a ponta de Mia abandonar o emprego formal e se mudar junto com seus companheiros de banda, para Seattle em 1989. Lá, eles montaram um pequeno estúdio e lançaram vários singles entre 1990 e 1991, muito elogiados pela critica; tais singles eram masterizados por uma pequena gravadora local. Em 1992, a banda lançou seu primeiro disco; "Frenching The Bully" teve muita repercussão, trazendo bastante fama para a banda e uma grande contribuição para a cena Grunge de Seattle. Todo esse sucesso, fez a banda começar a trabalhar no que seria seu segundo (e ultimo); "Enter: The Counquering Chicken" foi gravado em 1993, mas só lançado em 1994, devido a tragédia que se ocorreu. Na madrugada do dia 7 de Julho de 1993, Zapata estava voltando de uma pequena apresentação no restaurante Comet Cavern, no bairro de Capitol Hill, em Seattle. Ela então resolveu fazer uma visita rápida a casa de um amigo que morava ali por perto, e depois saiu caminhando sozinho de volta para casa, escutando seu walkman; quando foi surpreendida por alguém que a arrastou para um outro lugar da cidade. Horas depois, seu corpo foi encontrado estirado na rua, no cruzamento da 24th Avenue South com a Washington Street, tendo sinais de espancamento e estupro. Mia Zapata foi no Cave Hill Cemetery, na sua cidade natal, e seu assassinato ficou um mistério durante anos. Haviam poucas testemunhas e poucas evidencias, apenas saliva e esperma de material genético do suposto assassino; as pessoas só viram quando ela saiu da casa do amigo e outras chegaram a ouvir seus gritos, mas ninguém soube dizer quem poderia ser o assassino. Também tem o fato de que a própria policia local não deu muita atenção para o caso, consideram apenas mais um caso de assassinato e estupro. Alguns artistas do movimento Grunge (Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden), se juntaram em projetos para homenagear Mia e também juntar dinheiro para pagar um detetive particular para solucionar o caso. Somente em 2003, quando um pescador cubano que morava na Florida, chamado Jesus Mezquia, havia sido preso por acusações de roubo e violência domestica, passou por uma investigação. Os materiais geneticos coletados na cena do crime, bateram com o seu DNA, e o Mezquia então foi condenado em 2004 a 36 anos por seus crimes.


Kurt Cobain (Nirvana)
Nascido no dia 20 de Fevereiro de 1967; em Aberdeen, Washington. Kurt Donald Cobain foi guitarrista, vocalista, compositor e membro-fundador da banda de grunge Nirvana. Kurt tinha tios e avós que já haviam trabalhado com musica; aos 4 anos aprendeu a cantar e toca piano, até escrevendo uma canção sobre um passeio a havia feito no parque; e aos 14 anos ganhou uma guitarra. Ele era uma criança muito alegre e criativa; tinha seu quarto cheio de desenhos que gostava de fazer e gostava de escutar músicas de seus artistas preferidos, como Beatles e Ramones. O temperamento de Kurt começou a mudar quando seus pais se separaram em 1976. Seu pai a principio não estava interessado em outro relacionamento, até conhecer Jenny Westeby e se casar com ela. A principio, o relacionamento de Kurt com a madrasta estava bem, mas depois começou a ficar um pouco incomodado, pois na visão dele, aquela não era a sua família real. Enquanto isso, sua mãe começou a namorar um homem que abusava dela frequentemente; Kurt testemunhou varias vezes violência domestica infligida contra ela. Uma vez ela chegou a parar no hospital, com um braço quebrado, e ela não quis fazer denuncia referente ao ocorrido. Cada vez mais, Kurt começou a se tornar mais recluso e fechado; depois de uma sessão com um terapeuta, o mesmo achou melhor que ele vivesse com uma família só. Seus pais tentaram conviver juntos novamente, mas sem sucesso; então o pai de Kurt ficou com sua custodia. Durante o período que esteve com seu pai, o mesmo insistia que o filho participasse de mais coisas relacionadas a esporte na escola. Kurt chegou a se matricular na equipe júnior de Wrestling e de beisebol; apesar de bem qualificado, despreza os esporte, perdia de propósito e causava faltas para não participar. O pai de Kurt não conseguia lidar com sua rebeldia; algumas vezes deixava-o a cuidado de amigos e outros parentes; até que sua custodia passou para a sua mãe. Duas semanas antes da sua formatura no secundário da Aberdeen High School, acabou saindo por descobrir que não teria créditos o suficiente para se graduar. Com isso, sua mãe deu duas opções: procurar um emprego ou sair de casa. Uma semana depois, Kurt chegou em casa e encontrou suas roupas e alguns pertences dentro de uma caixa de mudança. Kurt começou a viver em casas de amigos, depois de ponte e até ia dormir escondido no porão da casa de sua mãe.No final de 1986, ele se para um apartamento alugado, enquanto trabalhava num resort costeiro. Em 1987, junto com seu amigo e baixista Krist Novoselic, formaram o Nirvana. De começo, a banda tinha rotatividade de bateristas muito grande; dentre eles, Chad Channing foi um dos que mais permaneceu na banda, gravando o primeiro disco da banda, "Bleach", lançado em 1989. Apesar disso, Kurt não estava satisfeito com o estilo de Chad; levando a procurar um substituto e assim, encontrando Dave Groul, que se manteve até o final da banda. Em Setembro de 1991, a banda lançaria o que seria seu mais importante álbum, "Nevermind"; que foi uma revolução na epoca. A banda e seu segundo album, fizeram com que o Grunge e o Rock Underground virasse algo popular e reconhecido. Nos anos seguintes, Kurt se casou com sua namorada da época, a também cantora e guitarrista Courtney Love e tiveram uma filha, Frances Bean Cobain. Em 1993, saiu o terceiro álbum da banda, "In Utero"; que apesar de não repetir o feito do álbum anterior, vendeu bem e fez bastante sucesso. Mesmo com sua banda fazendo sucesso e seu relacionamento em família, Kurt ainda sofria de problema com depressão; ainda mais que não conseguiu lidar bem com a fama. Ele estava de destruindo com consumo de drogas, principalmente heroína, e bebida. Seus familiares e colegas de banda tentaram ajuda-lo varias vezes, tentando sugerir que ele se internasse e passasse por uma desintoxicação. Ele chegou a ser internado, mas acabou fugindo da clínica e passando vários dias sumidos. Então no dia 8 de Abril de 1994, um eletricista foi em sua casa para fazer instalação de sistema de segurança, quando encontrou o corpo de Kurt inconsciente; com uma espingarda e uma carta escrita por ele mesmo. A autopsia revelou que ele estava morto desde 5 de Abril, e que a causa da morte foi suicídio com um tiro na boca com a espingarda. Sua morte causou comoção geral de toda uma geração que estava sendo influenciada pelo Nirvana e as bandas Grunge dos anos 90; após sua morte e o fim da banda, o próprio movimento começou a perder força. Muitas homenagens, filmes e documentários referentes a Cobain e ao Nirvana foram lançados postumamente. Sua morte, também gera controvérsias. Há quem diga, que Cobain foi assassinado, e alguns dizem que pela sua própria esposa. Segundo investigações, em uma certa parte da carta escrita por Kurt, tem uma letra deferente do resta. A carta e a arma não tem suas impressões digitais, e ele tinha um nível muito alto de heroína no sangue, que o deixava incapacitado até de manejar uma arma. Apesar das evidencias, nada foi comprovado.


Kristen Pfaff (Janitor Joe e Hole)
Nascida no dia 26 de Maio de 1967, na cidade de Buffalo, Nova Yorque. Kristen Marie Pafaff foi baixista e vocalista das bandas Janitor Joe e Hole. Kristen viveu boa parte de sua vida em Bufallo, tendo passado um período curto na Europa e em Boston; até que se fixou em Minneapolis, onde se formou na University of Minnesota. Se especializou sobre o Estudos das mulheres, auxiliava vitimas de estupro e abusos. Durante a infância, ela aprendeu piano e violoncelo; e durante o período que esteve em Minnesota, aprendeu a tocar contrabaixo sozinha. Juntamente com o guitarrista e vocalista Joachin Breuer e o baterista Matt Entsminger, formaram a banda Janitor Joe em 1992. Durante esse mesmo ano, lançaram os singles "Hmong" e "Bullethead"; e no ano seguinte, lançaram seu primeiro álbum, "Big Metal Birds". A banda começou a crescer na cena musical de Minneapolis, chamando a atenção da media musical e começando a fazer turne por diversos lugares dos Estados Unidos. Durante uma turne na Califórnia, que Kristen foi abordada por Eric Erlandson e Courtney Love da banda Hole; eles estavam a procura de um baixista e a convidaram para fazer parte da banda. Inicialmente ela negou o convite, mas eles insistiram tanto, que Kristen começou a pensar melhor na proposta. Ainda sim, ela estava receosa de deixar a Janitor Joe e a cidade de Minneapolis, mas reconsiderou após conselhos de seu pai. Até porque o Hole vinha de um primeiro disco independente ("Pretty on the Inside") bem sucedido, e também estava com um contrato milionário com Geffen Records para lançar vários discos. Em 1993, ela se mudou para Seattle e participou das gravações do disco "Live Through This" e dos shows que sucederam após isso. Kristen estava no seu período mais criativo e bem sucedido; virou amiga intima de Kurt Cobain e chegou a namorar o companheiro de banda, Eric Erlandson. Só que Kristen começou a usar heroína neste período, como uma forma de tentar se "enturmar-se" com a galera e fazer amigo. Segundo pessoas mais próximas, seu uso de drogas era "moderado" comparado a outras pessoas que usufruíam de heroína. Ainda sim, Kristen deu entrada numa clínica de desintoxicação em Fevereiro de 1994, e aproveitou para dar um tempo no Hole e fazer alguns shows com sua antiga banda. Quando ela retornou ao Hole, aparentava estar "limpa" do uso de drogas. Até que na noite do dia 16 de Junho de 1994, foi encontrada morta por uma amigo que foi visita-la; seu corpo estava caído no banheiro, e pelo chão tinham seringas e outras drogas. A causa da morte, foi dada como "Intoxicação aguda acidental"; ela morreu dois meses depois de Kurt Cobain. Seu pai a descreveu como "uma garota brilhante, simpatica e maravilhosa; que tinha o controle de tudo". Kristen foi enterrada no Forest Lawn Cemetery, na sua cidade natal. A banda Janitor Joe acabou naquele mesmo ano, retornando apenas para um único show em 2010; e em 1997, a banda Hole lançou a compilação "My Body, The Hand Grenade" com uma dedicatória em sua memoria.




Richey Edwards (Manic Street Preachers)
Nascido no dia 22 de Dezembro de 1967; na cidade de Blackwood, Pais de Gales. Richard James Edwards foi vocalista, guitarrista e um dos principais compositores da banda Manic Street Preachers. Inicialmente, Richey era motorista e roadie da banda Manic Street Preachers; banda essa que se formou em 1986 e tinha em sua formação James Dean Bradfield nos vocais e guitarra, Nick Wire no baixo e vocal, e Sean Moore na bateria. Acabou que ele foi aceito como quarto membro da banda em 1988, e assumiu o posto de guitarrista, vocalista e principal compositor. Ele e o baixista Nick que componham a maioria das canções da banda. Richey tinha uma personalidade forte, marcante e criativa;suas canções vinham de questões politicas e emocionais, tanto que ele contribui com a direção musical da banda e ideias para gravações. Só que ele era um cara muito controverso também; sofria frequentemente com ataques de nervos, crises e depressão. Isso ficou mais visível para o grande publico, quando durante uma entrevista, onde o repórter questionou a seriedade da banda, Richey escreveu em seu próprio braço "4 real", usando uma navalha; ele foi parar no hospital com 18 pontos no braço. As pessoas mais próximas, diziam que ele se sentia diferente de todos, e que gostava se auto-mutilar se cortando e se queimando com cigarro; sendo ele, essa dor física o ajudava a se aliviar da depressão. Ele até chegou a se internar num clínica psiquiátrica, após o lançamento do álbum "The Holy Bible" em 1994, perdendo parte da turne e todo trabalho promocional do álbum. O ultimo show de Richey com a banda, foi no dia 21 de Dezembro de 1994, no London Astoria. O show terminou com a banda quebrando seus equipamentos e danificando o sistema de iluminação, após Richey ter um de seus ataques e quebrar seu violão. No dia 1 de Fevereiro Richey foi dado como desaparecido, após deixar o hotel que estava em Londres, deixando a maioria de seus pertences, passaporte e cartão de credito. Seu carro foi encontrado perto da Severn Bridge, ponte que liga o sudeste do País de Gales ao sudoeste da Inglaterra. O local é conhecido por um histórico grande de pessoas que se suicidaram por lá, então começou-se a cogitar a possibilidade de Richey ter se matado. Apesar que muitos acreditam que ele não chegaria a esse ponto; ele mesmo já havia dito que gostava de se machucar, mas que era forte para não pensar em suicídio. A banda deu um tempo em sua atividades, mas logo em seguida continuou sem Richey. As buscas pelo corpo dele seguiu durante anos, até que em Novembro de 2008, a própria família deu como morto Richey Edwards.


Agora está perto de terminar. Aguardem, porque em breve virá a ultima parte da matéria sobre os artistas que morreram aos 27 anos. Muito obrigado, como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário