sexta-feira, 19 de abril de 2019

A maldição dos 27 - Artistas da música que morreram nesta idade (Parte 1)

No mundo da musica, existe a chamada "Maldição dos 27". Criou-se isso, pelo fato do enorme numero de artistas da música que morreram aos 27 anos. E muitos deles, morreram de formar estranhas ou pouco esclarecidas. Eu resolvi fazer uma pesquisa, e cheguei em torno de 40 artistas musicais que morreram nesta idade. Então irei fazer uma seguencia de posts, listando todos esses artistas aqui no blog. Fiquem com a primeira parte agora da lista.


Alexandre Levy 
Nascido em São Paulo, dia 10 de Novembro de 1864; Alexandre Levy era um compositor, maestro, pianista e critico musical. Estreou em sua primeira apresentação publica aos 8 anos de idade; sendo comparado a Mozart por seu talento precoce. Seu pai e irmão mais velhos também eram musicos, foram seus primeiros estrutures na musica. Depois teve aulas com um professor russo chamado Louis Maurice e também com um professor frances chamado Gabriel Giraudon. Seu pai, Henrique Luiz Levy, era um experiente clarinetista com educação na França. Fundo a Casa Levy, um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais e musica dessa epoca; o que possibilitou que entrasse em contato com muitas figuras do cenario musical paulista e musicos viajantes. A partir de 1880, varias de suas obras para piano começaram a ser publicas e editadas na Europa. Em 1883, foi eleito diretor de concertos do Clube Haydn, importante sociedade paulista de concertos onde regeu seu primeiro concerto em 1885. Em 1887, viajou por diversos paises da Europa, até voltar a São Paulo no final deste mesmo ano; onde começou seu trabalho de critico musical. Suas principais composições:
- Música orquestral: Sinfonia em Mi Menor, Abertura dramática (1888); Comala - poema sinfonico (1890); Suite brasileira (1890).
- Música de Camara: Trio em Si Bemol; Quarteto de Cordas (1885); Réverie (1889).
- Música para piano solo: Shumanniana (1891); Tango brasileiro (1890); Variações sobre um tema popular brasileiro (1887 - depois orquestrado por Leopoldo Miguez e, em Portugal, pelo grande compositor Viana da Mota); Allegro Appassionato (1887).
- Musica Vocal: Aimons, para canto e piano (1887); De mãos postas, para canto e piano (1889), ambas com letra do poeta e jornalista  Horacio de Carvalho.
Sem nenhuma doença aparente, venho a falecer em sua cidade natal, no dia 17 de Janeiro de 1892. Até hoje, nunca foi explicado a causa de sua morte.


Robert Johnson

Nascido em Hazlehurst, Mississipi nos Estados Unidos, no dia 8 de Maio de 1911; Robert Leroy Johnson é um cantor e violonista de Blues. A data de seu nascimento é um pouco imprecisa; documentos escolares e certidões descrevem datas entre 1909 e 1912. Trabalhou como lavrador em sua pacata cidade até os 16 anos; até que resolveu largar tudo para viajar, tocando gaita e violão por todos os lugares que passava. Muitas lendas cercam esse artista; por conta de coisas mal contadas e peculiaridades de Robert. A maior lenda, conta que ele fez um pacto com o demonio para conseguir o talento que tinha. Acredita-se que ele ficou na encruzilhada das rodovias 61 e 49, numa noite de lua nova com seu violão na mão. Quando deu meia-noite, o diabo apareceu em forma de humano e afinou seu violão; a partir dali, todos que ouvissem suas canções ficariam encantadas por ela. Era comum no sul dos Estados Unidos e no começo do seculo 20, era comum esses mitos demoniacos. Ainda mais, que suas musicas tinham essa tematica presente em suas canções; que ajudou a alimentar essas lendas. A hipotese mais aceitável para esse caso; seria a inveja que as pessoas tinham de Robert e seu grande talento para o Blues. Outro caso, era o fato dele sempre tocar de costas em seus show. As pessoas diziam que ele fazia isso para esconder seus olhos, que mudavam de cor pelo fato do proprio diabo estar o auxiliando a tocar e cantar bem. Na verdade; ele fazia isso para não mostrar as notas que fazia no violão, para ninguem mais o copia-lo. Sua morte é cheio de misterios e fatos curiosos. A começar que não tem data certa na qual ela aconteceu; a possivel data é registrada em 16 de Agosto de 1938, na em Mississippi. As causas também são bem discutiveis, em seu obito diz apenas "No Doctor"(sem medico), como causa da morte. A possivel causa de sua morte, foi ter bebido wisky envenenado com estricnina; preparado por um cara que estava com ciumes dele ter dado em cima de sua mulher. Ele venho a falecer 3 dias depois disso, morrendo de dores no estomago. Essa era a razão, das pessoas terem visto ele andando de quatro e uivando como um cachorro pelos quartos do hotel que ele estava. Johnson teve uma carreira curta de dois anos (1936-1938), gravou apenas 29 canções e não obteve muito sucesso em vida. Ganhou mais notoriedade anos depois de sua morte, e varias artistas regravarão suas canções: Red Hot Chili Peppers, Rolling Stones, White Stripes e varios outros. Sua historia inspirou alguns livros, filmes e episodios de serie em geral. Suas musicas mais citadas são "Crossroads Blues", "Me and the Devil Blues" e "Hellhound on my Trail".


Jesse Belvin
Nascido na cidade de San Antonio, Texas, no dia 15 de Dezembro de 1932. Jesse Lorenzo Belvin foi um cantor, pianista e compositor americano de R&B. Se mudou para Los Angeles aos 5 anos e em 1950 se juntou ao quarteto vocal Three Dots and a Dash do saxofonista Big Jay McNeely. Em 1952, foi contratado pela Specialty  Records. Apesar de seus primeiros discos solo não terem sido bem-sucedidos, o quarto album intitulado "Dream Girl" chegou a posição das paradas de R&B em 1953. Passou por diversas outras gravadoras e gravou diversas musicas onde um de seus maiores sucessos, "Goodnight My Love", foi lançado pela Modern Records, alcançou a 7 posição das paradas de R&B. Em 1959, assinou com a RCA Records e imediatamente teve um sucesso no Top 40 com "Guess Who". Uma canção que começou como uma carta de amor de sua esposa; que o mesmo transformou nessa canção de sucesso. No final daquele mesmo ano, Jesse gravou uma serie de faixas que foram incluídas num álbum lançado em 1960 com o nome de "Mr. Easy". Esse nome, venho de um apelido que o mesmo tinha recebido.Infelizmente, um acidente ocorreu em 6 de Fevereiro de desse mesmo ano, e Jesse acobou falecendo antes do lançamento desse album. Jesse junto com sua esposa e motorista, sofreram um acidente de carro; uma colisão frontal, após um show naquele mesmo dia. Seu ultimo concerto teve uma certa importância, pois foi o primeiro que uma casa de shows, misturou o publico branco com o negro. Até houveram muitas ofensas raciais e brigas durante esse mesmo show; o próprio Jesse recebeu ameaças de morte. Isso foi o suficiente para acreditarem que o carro foi adulterado para provocar o acidente. Depois a perícia divulgo que a causa, foi o fato do motorista ter adormecido ao volante e perdido o controle do carro. Coincidentemente, esse motorista já havia sido demitido por outro musico, pelo motivo de ter adormecido ao volante. Jesse Belvin foi enterrado em Los Angeles.

Rudy Lewis (The Drifters)
Nascido em 23 de Agosto de 1936 na Philadelphia, Pennsylvania. Charles Rudolph Harrell, mais conhecido como Rudy Lewis, foi um cantor de Blues e R&B que fez parte da banda The Drifters. Os Drifters começaram em 1953 como um grupo de apoio para o vocalista Clyde McPhatter. A banda existe até hoje, tendo 62 membros já terem passado desde então. Rudy entrou na banda em 1960, após uma das melhores  fases da banda, com o vocalista Ben E. King. Apesar de não ter tido o mesmo sucesso que seu antecessor; a banda teve otimos sucessos como "Please Stay", "Some Kind of Wonderful", "Up On The Roof" e "On Broadway". Em Abril de 1963, ele gravou um single contendo as musicas "Baby I Dig Love" e "I've Loved You So Long". O single foi lançado no mes seguinte, mas nunca chegou as paradas de sucesso. Em 21 de Maio de 1964, a banda gravaria a musica "Under The Boardwalk", que foi escrita para Lewis; mas o mesmo foi encontrado morto em seu quarto de hotel, na noite anterior. Johnny Moore que já havia passado pela banda anteriormente, foi trazido de volta para gravar a canção e ser lançada como uma homenagem a Lewis. Nenhuma autopsia foi realizada no corpo dele, e as autoridades deram como uma possível overdose drogas como causa de sua morte. Alguns parentes e amigos proximos, também acreditam na possibilidade de um ataque cardiaco e asfixia. Anos mais tarde, Rudy Lewis foi incluido no Hall da fama do Rock and Roll, e algumas coisas da sua vida pessoal foram reveladas. Como o fato de ele ser homossexual, ter distúrbios alimentares e ter começado a usar drogas pesadas como heroina desde o começo da adolescência.




Dickie Pride
Nascido no dia 21 de Outubro de 194, em Thornton Heath, Croydon, no sul do Reino Unido. Richard Charles Kneller foi um canto de Rock n Roll britânico, que apesar do seu grande talento para cantar, não foi muito bem sucedido em sua curta carreira musical. Desde jovem, ele tinha taleto para cantar; aos 8 anos, já cantava em concertos para caridade. Anos depois, conseguiu uma bolsa de estudo no Royal College of Church Music em Croydon; por certo incentivo de sua mãe que regia o coral da igreja local. Seus professores diziam que ele tinha uma voz tão boa, que ele poderia ser cantor de opera; mas surpreendeu a todos quando resolveu formar uma banda de Skiffle (genero musical influenciado pelo Blues, Folk e Jazz) chamada Semi-Tones. Foi aos 16 anos, após um show em um pub; que o pianista Russ Conway lhe apresentou ao empresario Larry Parnes. Russ se impressionou com o talento dele, e o indicou a Larry que foi um dos primeiro empresario britanicos da musica. Quando Parnes o contratou, solicitou que trocasse seu nome, para algum que pudesse usar artisticamente. Então assim, ele começou a se apresentar com o nome de Dickie Pride. Sua primeira apresentação com este nome, foi Killburn Gaumont, no norte de Londres. Foi o suficiente para começar a se apresentar em programas de TV e começar a fazer suas primeiras gravações em estudio. Apesar de demonstrar um excelente talento nos shows; nunca conseguiu transferir esse talento todo para suas gravações em estudio. Seu melhor desempenho, foi com a canção "Primrose Lane", que ficou uma semana na posição 28 das paradas em Outubro de 1959. Em 1961; uma ultima tentativa de lançar Pride como um grande cantor, com o lançamento do album "Pride Without Prejudice". Infelizmente, o album não vendeu como planejado pela gravadora; fazendo com que seu empresario Larry o abandonasse de vez. Depois disso tudo, Pride começou a trabalhar em outros empregos e também formou outras bandas, incluindo The Guvnors e The Sidewinders. Durante esse periodo, começou a sofrer com problemas mentais e vicio em heroina; fazendo ele em 1967, ser internado numa clinica psiquiatra e passar por sessões de lobotomia. Em 1969, tentou voltar ao mercado da musica, mas em 26 de Março daquele ano; foi encontrado morto em sua cama. Sua causa da morte, foi por conta de overdose de pilulas para dormir.


Brian Jones (Rolling Stones)
Nascido no dia 28 de Fevereiro de 1942; na cidade de Cheltenham, destrito de Gloucestershire, Inglaterra. Lewis Brian Hopkin Jones, mais conhecido como Brian Jones, foi um musico ingles e membro-fundador da banda Rolling Stones. Brian era conhecido pela sua versatilidade musical, tocando muitos instrumentos (guitarra, gaita, acordeon, sitar, piano, saxofone, harpa, banjo, kazoo...), ainda que tenha ganhado notoriedade na banda tocando guitarra. Músico de origem clássica ( aprendeu a tocar com sua mãe que era ministrava aulas na igreja), era inicialmente o unico do grupo que sabia ler e escrever partituras. Foi na primavera de 1962, que Brian convidou Mick Jagger e Keith Richards para formar uma banda, na qual ele batizou de The Rolling Stones, por causa de um trecho de uma canção de Muddy Waters. Posteriormente o "The" do nome foi retirado, e ficou apenas Rolling Stones. Embora não tivesse a mesma facilidade para compor como Jagger e Richards, ele era um excelente instrumentista; chegou até a gravar saxofone em uma canção dos Beatles. Em Junho de 1969, foi dispensado da banda, por conta de seu abuso com alcool e drogas que estavam atrapalhando a banda. Mesmo fora da banda; Brian já tinha varias projetos solos e com outros artistas encaminhados para acontecer. Infelizmente, ele venho a falecer menos de um mes após a sua demissão dos Stones. Em 3 de Julho daquele mesmo ano, Brian foi encontrado morto em sua piscina; alguns dizem que ele ainda estava com vida, quando a ambulância chegou para socorre-lo.
Muito se fala sobre a real causa e culpados da morte. Na epoca, a pericia deu como morte acidental por afogamento; mas muitos estranharam isso, pelo fato de Brian ser um otimo nadador. Talvez isso possa se explicar pelo fato dele ter ingerido álcool e drogas, antes de ter ido nadar. Alguns acreditam na hipotese de suicidio ou assassinato. Na questão de suicídio, é pelo fato dele ter sido tirado da banda e também ter tido uma namorada "roubada" por um dos integrantes da banda. No caso de assassinato; a coisa fica mais complexa e tensa. Alguns dizem que Brian tinha tido um desentendimento com o construtor Frank Thorogood, na qual estava liderando uma reforma da casa de Brian. O mesmo chegou a mandar embora boa parte da equipe de pedreiros e estava se negando a pagar, por estar muito descontente com os funcionarios e a obra em si. No dia que foi encontrado morte; Brian estava com sua namora, Frank e a esposa do Frank; e havia alguns poucos pedreiros que ficaram para a obra. Contam que eles estavam tentando se entender, mas houve uma discussão, onde ficou apenas os dois na piscina da casa de Brian. Dizem que foi o proprio Frank que teria matado Brian afogado; o mesmo havia entrado nervoso dentro da casa, informando sua esposa e a namorada de Brian. Quando as duas se deram conta; o corpo dele estava no fundo da piscina. Até hoje, essa historia nunca foi confirma. Apesar de muitos contarem esses fatos e até ter uma lenda dizendo que no leito de morte de Frank, ele teria confessado o assassinato para sua filha.


Alan "Blind Owl" Wilson (Canned Heat)
Nascido no dia 4 de Julho de 1943, em Boston, Massachusetts. Alan Christie Wilson, conhecido também como Alan "Blind Owl" Wilson; foi um guitarrista, vocalista e principal compositor da banda americana de Blues Rock Canned Heat. Desde muito novo, ele já demonstrava uma inteligência excepcional. Começou a se interessar por jazz e aprender a tocar trombone quando jovem e até montou uma banda de jazz com seus amigos, chamada de Crescent City. Em 1961, entrou na universidade de Boston, e acabou descobrindo o Blues, graças a um LP de Muddy Waters. Além desse genero; Alan também tinha interesse pela musica asiatica, gospel, musica classica, rock e pop. Com isso, ele deixou de lado o trombone, e começou a aprender guitarra, gaita e canto. Parou de estudar; indo trabalhar de pedreiro junto de seu pai e também dava aulas de guitarra e gaita. Em 1965, ele venho a conhecer John Fahey, um guitarrista que se apresentou em sua cidade. Ambos ficaram muito amigos, e o mesmo convidou Alan para voltar a California com ele. Alan aceitou a oferta e decidiu se mudar para Los Angeles. Durante a mudança toda, Alan esqueceu seus oculos; e Fahey começou a chama-lo de "Blind Al". Mais tarde, devido as suas caracteristicas e historico academico, seu apelido foi mudado para "Blind Owl"(coruja cega). Em Los Angeles, Farey apresentou Alan a um gerente de loja de discos Bob Hite; que tinha um conhecimento enciclopedico em musica e uma grande coleção de discos. Apesar das personalidades distintas (Alan muito calado e introvertido, e Bob bem alerta e extrovertido), tinham similaridades na parte musical; a ponto de ficarem muito amigos e formarem uma banda. Ambos os dois, juntamente com outros musicos, formaram a banda Canned Heat. Hite era o principal vocalista e Alan tocava guitarra e dividia os vocais com seu amigo. O primeiro album da banda foi lançado em 1967, com estilo bem enraizado no Blues e no Rock. Incluía canções como "Big Road Blues", "Catfish Blues", e "Rollin e' Tumblin". Alan canta somente uma musica cover, chamada "Help me". Mais pra frente, a banda conseguiu alavancar sucessos como "On The Road Again" que atingiu o numero 16 da Billboard Hot 100 e no Reino Unido chegou ao numero 8 das paradas de single; pois a popularidade da banda na Europa era muito grande. E também teve a canção "Going Up Country", que chegou ao numero 11 das paradas e foi usada como tema não oficial do festival Woodstock (onde a banda chegou a tocar também). Apesar do grande sucesso da banda; Alan começou a ter grandes indicios de depressão. Ele sempre foi alguem mais tranquilo, muito sensivel e com dificuldades de interagir com as pessoas. Ele era um cara muito ligado a natureza; tento até criado uma fundação para ajudar na preservação do meio ambiente, a Music Mountain. A banda achou melhor ajuda-lo; Alan deu entrada num hospital psiquiatrico para fazer terapia. O mesmo já se automedicava com Babituricos obtidos ilicitamente, para lidar com seus problemas de sono. Tudo parecia bem, até que no dia 2 de Setembro de 1970; a banda se programava para sair em turne pela Europa. Alan não apareceu, o que não preocupou de primeiro os outros integrantes, pois ele se acostumava a atrasar. Só que ele acabou não aparecendo mesmo, e na manhã do dia 3 de Setembro, foram até a sua residencia e o encontraram morto. A causa da morte, foi dada como possivel "intoxicação acidental de barbitúricos", os tais remedios que mesmo usava para dormir. Mas seu colegas de banda, acreditam numa hipotese de suicidio, por conta de seu historico de depressão. A banda segue na ativa até hoje; tido passando por varias formações e fazendo show menores, para publicos pequenos e fieis.


Jimi Hendrix
Nascido no dia 27 de Novembro de 1942, em Seattle, Washington. James Marshall Hendrix, mais conhecido como Jimi Hendrix, foi um cantor, guitarrista e compositor. Considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos, senão o melhor de todos, na maioria das listas que sites e revistas fazem dos maiores guitarristas de todos. Um grande artista e precursor de muitas coisas no mundo da musica. Ajudou a popularizar os modelos de guitarra Stratocaster e dos amplificadores Marshall; o uso de diversos efeitos, como o Wah-Wah; e performances no palco memoráveis, como destruir sua guitarra e por fogo nela. Seu interesse por música, venho quando num dia, ajudando seu pai no trabalho retirando sucata; encontrou um Okulele com apenas uma corda. Mesmo assim, aquilo foi o suficiente para Hendrix se encantar, e anos mais tarde com muito esforço, conseguiu sua primeira guitarra acustica por 5 dolares. Ele chegou a se alistar no exercito americano, mas serviu por menos de 1 ano, após receber dispensa medica por conta de um tornozelo fraturado. Não há registro medico de sua dispensa; isso fez criar outro motivo para sua dispensa. Segundo uma biografia lançada em 2005; durante uma consulta psiquiatrica, Hendrix teria alegado estar apaixonado por um colega do exercito. Aquilo foi só uma mentira, pois Hendrix sempre preferiu mulheres; isso foi só uma desculpa para ser liberado do exercito e seguir na carreira de musico. Por volta de 1966, ele forma a banda Jimmy James and the Blue Flames; e foi durante um show que o baixista da banda The Animals, Chas Chandler, se impressionou com ele. O convidou para viajar a Inglaterra e junto com seu empresario, firmaram um contrato com Hendrix, fazendo assim, nascer a banda The Jimi Hendrix Experience; com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell. Em 1967, a banda gravou e lançou seu primeiro album, "Are You Experienced". Ele só não chegou ao primeiro lugar das paradas, porque na mesma epoca havia saido o "Sgt Peppers" dos Beatles. Ele foi considerado o melhor album de estreia de um artista e está entre o Top 10 de albuns mais importantes do Rock. No ano seguinte em 1968, os problemas começaram a aparecer na carreira de Hendrix. Começou a ter muitas brigas com seus integrantes de banda; chegando a mudar varias vezes a formação e até mesmo o nome. Jimi começou a ter problemas com alcool, drogas, fadiga e temperamento. Chegou a ser preso em Estocolmo em Janeiro de 1968 por destruir um quarto de hotel, num ataque de furia causado pela embriaguez. Também em 1969, foi preso no Aeroporto de Toronto, por estar com heroina. Foi liberado após pagar fiança, e inocentado em tribunal, afirmando que as drogas foram colocados por um fã seu. Hendrix também era muito perfeccionista nas suas gravações; sempre gravando diversos takes e ainda sim, nunca ficava 100% satisfeito. Sua carreira estava indo muito bem; até que na madrugada do dia 18 de Setembro de 1970, foi encontrado morto num hotel com sua namorada. As circunstancias da morte nunca foram explicadas direito. A morte foi dada como asfixia pelo próprio vomito de Hendrix; pois o mesmo havia tomado muitas doses de vinho e de um remédio para dormir. Alguns dizem que ele morreu por conta de negligencias dos medicos; pois a namorada de Jimi, diz que ele ainda estava com vida, quando a ambulancia chegou para atende-lo. Outra lenda, diz que pessoas o forçaram a beber vinho e sonífero naquela noite. Hendrix  morreu deixando varias gravações que foram lançadas postumamente e os direitos de suas musicas, ficaram com seus irmãos. Suas canções mais famosas são "Purple Haze", "Foxy Lady", "Voodoo Child" e a regravação de "All Along the Watchtower" do cantor Bob Dylan.


Janis Joplin
Nascida no dia 19 de Janeiro de 1943; na cidade de Port Arthur, Texas. Janis Lyn Joplin foi uma cantora e compositora norte-americana de blues e rock. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", foi considera uma das melhores cantoras de blues e rock da sua geração. Desde nova, era uma pessoa bem rebelde, fugia varias vezes de casa. Cantava no coral e escutava os principais artistas de blues, jazz e folk da epoca. Durante o periodo que estava estudando na Universidade do Texas, na cidade de Austin, fez bicos trabalhando como garçonete, auxiliar de biblioteca e secretaria. Em 1963, resolveu ir morar no bairro de North Beach, São Francisco; onde começou a investir na carreira de cantora Folk. Nessa epoca, ela começou a intensificar seu consumo de alcool e drogas. Janis gostava muito de beber, e quando não estava bebendo, estava usando heroina. Ela chegou a volta para sua cidade natal, para tentar se recuperar do vicio em drogas. Retornando para San Francisco em 1966, se junto com sua primeira banda, Big Brother and the Holding Company; que estava ganhando destaque na comunidade hippie que estava se formando ali. Lançaram seu primeiro disco em 1967, que venho com uma otima recepção, junto a sua apresentação no Festival Pop de Monterey. Ainda lançaram o album "Cheap Thrills" em agosto de 1968, que também foi muito bem recebido; com a canção "Piece of my heart" atingindo o primeiro lugar da Billboard. Janis saiu da banda no ano seguinte e formou a Kozmic Blues Band, na qual lançou o album "I Got Dem Ol' Blues Again Mama!", em 1969, ganhando o premio de "Disco de Ouro". Apesar do sucesso, a banda se desfez, e Janis montou uma nova banda, chamada Full Tilt Boogie Band. Com sua nova banda, Janis começou a gravar seu quarto album de estudio, até que o pior aconteceu. No dia 3 de Outubro de 1970, Janis visitou o estudio Sunset Sound Recorders, em Los Angeles, para ouvir o a parte instrumental de algumas canções. A gravação dos vocais de Janis, estava marcada para o dia senguite, então a noite, ela retornou para seu hotel. No dia 4 de Outubro; Janis não apareceu no estudio. Seu empresario então foi até seu quarto, onde a encontrou morta; vitima de uma overdose de heroína, misturada com o efeito de alcool. Janis nunca conseguiu controlar seu vicio em heroina e alcool. Quando não estava usando um, consumia o outro. Seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas ao Oceano Pacifico. Em 1971, saiu o album "Pearl", com as ultimas gravações que Janis fez. Uma curiosidade; é que Janis Joplin venho ao Rio de Janeiro, em Fevereiro de 1970; como uma maneira de se distrair e se livrar do vicio em heroina.

Alester "Dyke" Christian (Dike and the Blazers)
Nascido dia 13 dia Junho de 1943; em Buffalo, Condado de Erie, Nova York. Alester Christian, apelidado de Dyke, foi um baixista e cantor americado de Soul Funk Dyke and the Blazers. Em 1960, começo a tocar baixo numa banda de sua cidade, chamada Carl LaRue and his Crew; que se apresentavam em bares e clubes locais. Chegaram a lançar um single por volta de 1963, chamado "Please Don't Drive me Away", pela gravadora KKC. Entre 1964 e 65, a banda serviu de apoio para o conjunto vocal The O'Jays, em shows em Phoenix, Arizona. No entanto, os O'Jays e seu empresario foram morar em outra cidade e a banda de LaRue se desfez. Sem recursos para voltar para Buffalo, Dyke e outros dois membros ficaram por lá mesmo e se juntaram com outros musicos para levantar um dinheiro. Mais tarde, se juntaram com uma banda local chamada "The Three Blazers"; fazendo assim nascer a banda "Dyke and the Blazers". Dyke largou o baixo, focando em cantar e elaborar coreografias em seus shows. Em 1966, a banda foi descoberta por empresarios conhecidos da cidade; gravaram no Audio Recorders Studio, seu primeiro album, com o sucesso "Funky Broadway". A canção alcanço o numero 64 do Top 100 da Billboard e numero 17 da Billboard R&B durante 24 semanas em 1967. A banda de Dyke conseguiu manter um sucesso consideravel durante os anos seguintes, mas passou por diversas formações diferentes, até acabar em 1971 com a morte de Dyke. Christina estava se preparando para uma turne pela Inglaterra e e gravar junto de Barry White, quando foi fatalmente baleado nas ruas de Phoenix, no dia 13 de Março de 1971. Segundo relatos da epoca, o assassinato pode ter haver com trafico de drogas; apesar de relatorios legistas não terem achado vestigio de alcool ou qualquer tipo de droga. O caso do suposto assassino, Clarence Daniels, foi rejeitado por causa de "evidencias indicando autodefesa". O corpo de Christian foi enterrado na sua cidade natal, Buffalo.

Está foi a primeira parte sobre os artistas que morreram aos 27 anos. Em breve teremos mais partes; fiquem no aguardo.

Um comentário:

  1. Gostei muito da leitura, realmente alguns casos são bem musteriosos, no aguardo das próximas partes.

    ResponderExcluir