terça-feira, 19 de junho de 2018

E3 2018 - O olhar de quem não foi e ficou acompanhando a cobertura dos outros


Todo ano é a mesma coisa: chega Junho, e os aficionados por games ficam empolgados, cheios de hype e fé, pelo evento da E3. Pra quem não conhece ou não tá ligado, E3 (Electronic Entertainment Expo) é uma feira que acontece em Los Angeles, focado em conteúdo de games e entretenimento eletronico em geral. Igual a muitas feiras e eventos do seguimento que há pelo mundo; mas essa é considerada uma das mais importantes que tem. Apesar de muitos falarem que a feira está perdendo um pouco a sua importância, eu ainda fico na expectativa pra acompanhar; independente de qualquer coisa. Eu como um grande fã de games e eletronicos, acompanho desde 2012 essa feira, e tenho um sonho de um dia estar pessoalmente por lá...Mas enquanto isso não acontece, fico aqui mesmo, acompanhando através de lives de canais brasileiros que comentam as conferencias e também leio as resenhas que sai nos sites especializados. Aqui não vai ser nada muito profissional; é só um cara que gosta muito de videogames e acompanhou algumas conferencias pra saber o que vira no futuro.
Começando pela EA. Como sempre; bastante de jogos de esporte que eu não ligo: FIFA, Maddem NFL, NBA, essas coisas que tem todo ano e quase não se nota diferença. Um pouco a respeito de Battlefield V, que vai ser na segunda guerra mundial e vai ter uma protagonista mulher, com um braço mecânico. Voltamos a ter jogos a respeito da Segunda Guerra, após o ultimo COD lançado ano passado. E é claro, reclamações do pessoal sobre o fato de ter uma mulher soldado no fronte de guerra...Não conheço muito de historia, mas dizem que houveram mulheres na guerra; foram poucas mas tiveram. Eu não entro nessa discussão. Pra mim, não importa o genero ou opção sexual do personagem; eu quero saber de jogar. Também falaram de expansões de Star Wars Battlefront II ( a EA tentando salvar o jogo, depois de toda a merda que deu com o lance loot box e DLCs abusivas). Falando de Star Wars; um membro da da Respawn confirmou o desenvolvimento de um jogo desse universo, chamado Jedi Fallen Order. Nada de trailer, nada de imagens; só falatorio sobre o jogo. Tipo, apenas um informativo que o jogo existe e está sendo produzido. Falaram a respeito de um jogo que a Bioware está fazendo, chamado Anthem: um jogo futurista, com que parece ser batalhas usando armaduras e explorações planetárias; me parece um jogo interessante.
           

Mas a unica coisa da EA que me chamou e me surpreendeu muito, foi Unravel Two. Unravel foi um jogo anuncia e lançado há uns 2 anos atrás; ele é um jogo de plataforma e puzzle, em que o jogador controla um boneco de lã. O personagem tem que passar por diversos obstáculos e inimigos, se utilizando de sua própria lã na qual é feito; tendo que gerenciar isso, pois o boneco pode sofrer de falta de lã no corpo e ser impedido de prosseguir na fase. Sua lã é recomposta a cada checkpoint que passa. Não é um jogo muito difícil, nem muito complico; mas o conceito em si é interessante e seu gráfico impressiona bastante; principalmente por ser um jogo de uma desenvolvedora europeia indie. O anuncio de uma continuação me surpreendeu; não imaginava que aquele jogo poderia ter uma continuação, que estavam a desenvolver um novo jogo. Dessa vez vem com uma novidade; a possibilidade de jogar multiplayer. Agora são dois personagens, um boneco vermelho e um boneco azul; ambos tem que usar as suas habilidades e cooperar para passar os desafios de cada fase. Mostraram trailer, mostraram gameplay, e o mais impressionante de tudo; o jogo já estaria disponível pra compra logo após a conferencia...Caramba! Assim tão rápido! Foi o anuncio e lançamento mais rápido que já vi na vida. O jogo está 62 reais pra quem tem interesse.
             

Sabe aquela conferencia que você não dava nada e acabou se surpreendendo? Isso aconteceu comigo em relação a conferencia da Microsoft. Comecei a acompanhar sem muita pretensão, e terminei de boca aberta com o que vi. Eles chegaram falando que mostraria 50 jogos, 18 exclusivos e 15 jogos ainda não mostrados. Foi muita coisa, então vou falar daqueles que mais me chamaram a atenção. Com um trailer fantástico, finalmente definiram o lançamento de Kingdom Hearts 3; 29 de Janeiro de 2019. Pra quem não conhece; essa é uma serie feita pela Square Enix, em parceria com a Disney; onde mistura os dois universos das empresas em um jogo de RPG de ação. Demorei muito pra jogar essa serie, e hoje amo ela demais. Ver todos aqueles mundos do universo da Disney em um só, me faz ter lembranças de cada desenho que assisti durante a vida.
             

Vai ter uma DLC para o Cuphead de uma nova ilha de fases e uma personagem extra para jogar. O retorno de Battletoads; uma serie clássica feita pela Rare, responsável por Killer Instict e a trilogia Donkey Kong Country. Um trailer espetacular de Shadow of the Tomb Raider, que está incrível. Eu joguei apenas o reboot que saiu em 2013, não cheguei a jogar o ultimo que saiu, o Rise of the Tomb Raider.
              

A confirmação do futuro lançamento de Devil May Cry 5; que era o jogo que eu mais queria ver sendo anunciado; o jogo tem previsão para sair em 2019. Ele não é uma continuação do reboot que teve em 2013, e sim uma continuação direta do Devil May Cry 4. Tanto que o protagonista é o mesmo do 4, o Nero. Mas o principal personagem da serie, Dante, vai estar presente no jogo. Outra serie que eu sou muito fã, e estou ansioso pro seu lançamento.
              

Um jogo exclusivo para Xbox One de skate, chamado Session; só tivemos imagens em CGI, nada de gameplay, mas pode ser algo promissor. Digo promissor, porque hoje em dia não tem mais tanto jogos desse genero; está em falta ultimamente. Esse game vem com praticamente nenhuma concorrência.
             

Jump Force que é um jogo feito pela Bandai Namco, com varios personagens da Shonen Jump, uma publicadora de mangás que publica coisas como Dragon Ball, One Piece, Naruto e varios outros muito conhecidos do grande publico. Achei interessante a escolha do estilo grafico do jogo; geralmente esses jogos de anime tem um estilo pra se aproximar do anime. Nesse é diferente, é um estilo mais realista de certa forma.
              

E pra finalizar; finalmente mostraram um trailer do game Cyberpunk 2077. Um jogo da mesma produtora do The Witcher, que tinha sido anunciado a muitos anos atrás, e só tinha um video bem simples que não mostrava muita coisa do jogo. Não foi mostrado gameplay, mas as pessoas ficaram com um hype enorme; eu estou curioso e no aguardo de mais novidades. Esse ano a Microsoft mandou ver mesmo; considero essa a melhor conferencia da E3 desse ano.
              

A Bethesda eu não vou falar muito, porque são poucos os jogos da desenvolvedora que me interessam. Só pra resumir... Falaram dos diversos seguimentos que a serie The Elder Scrolls tem: do Legends que é um jogo de carta, da versão Online MMORPG, e de um novo que vai sair para dispositivos com VR, e bem no final da conferencia, eles resolveram deixar claro para as pessoas que The Elder Scrolls 6 está para vir. Na verdade, foi só um meio de dizer: "estamos trabalhando naquilo que todos querem; só não sabemos quando irá sair". Fora isso; também tivemos novidades e expansões de suas franquias: Prey, Wolfenstein, coisas relacionadas a Fallout também. As duas coisas que gostei de ver. Primeiro o anuncio da continuação de Doom, Doom Eternal. Só uma CGI, mas fico feliz que esse jogo terá uma continuação, porque o ultimo Doom eu joguei um pouco e gostei muito. Segundo, foi as brincadeiras que a própria produtora fez com ela mesma; na questão dos seus jogos saírem em sua maioria bugados, e o fato de Skirym rodar em tudo. De resto pra mim foi isso.
               

Ubisoft e Square Enix eu nem vou falar nada, porque não acompanhei essas direito e não vi nada de interessante nas duas... Então vamos pular para a da Sony.
Eu sou um pouco Sonysta as vezes, mas a conferencia deles o ano passado deixou muito a desejar; e esse ano, também não foi das melhores. Começaram com The last of us 2, mostrando uma cena da Ellie dançando e beijando uma garota (uma cena que deu o que falar por aí, o pessoal mais conservador pira mesmo); e logo depois mostrava uma gameplay do jogo com a Ellie. Fica a pergunta do que aconteceu com o Joel; muitos acham que o protagonista do jogo anterior possa ter morrido, mas nada foi confirmado ainda.
               

Eles mostraram algumas coisas do novo COD: Black Ops 4... Não tenho muito o que comentar; só que eles aproveitaram e colocaram o Black Ops 3 de graça pra quem for assinante da Plus por um determinado tempo (eu já aproveitei e tratei de baixar). Tivemos o Ghost of Tsushima; um jogo de samurais que se passa no Japão Feudal, desenvolvido pela Sucker Punch ( mesma produtora de Infamous).
               

O tão aguardado primeiro trailer do remake de Resident Evil 2, com data de lançamento para dia 25 de Janeiro de 2019. Não joguei o Resident Evil 2 original; mas estou curioso pra jogar este; pois sou mais fã do 4, e este remake está puxando bastante pro estilo desse.
               

Mais um trailer de Kingdom Hearts 3; agora com um foco no universo de Piratas do Caribe que haverá no jogo. Confesso que a parte gráfica desse seguimento me impressionou bastante. Continuamos sem entender o que será o jogo Death Stranding, jogo feito por Hideo Kojima. Esse jogo já está sendo mostrado há anos em vários eventos, e até agora não consegui entender qual a ideia e lógica desse jogo.
              

A surpresa do anuncio de uma continuação de Nioh; um jogo da Tecmo Koei, que fez muito sucesso e terá uma sequência futura. E terminamos com um belo gameplay do jogo do Spider-man que já está para sair. Vou dizer uma coisa; esse jogo tá muito espetacular, esse sim é um que boto muita fé. No geral, foi uma conferencia mediana mesmo; ainda preferi a da Microsoft mesmo.
              

Da Nintendo, eu não tenho muito do que falar; porque acabei não acompanhando e hoje em dia, são poucas as coisas da Nintendo que me interessa. Tivemos novidades sobre suas series frequentes: um novo Mario Party para Switch, utilizando das funcionalidades do console mais recente da empresa; um novo Xenoblade também, um novo Fire Emblem; ambos esses são jogos de RPG bem populares da Nintendo nos seus consoles e portáteis. Vários jogos indies e ports de jogos já lançados; como Fortnite e DragonBall FighterZ.
                

E muito, mais muito sobre Smash Bros Ultimate; o jogo de luta entre personagens da Nintendo e outros convidados. Desta vez, a Nintendo prometeu por TODOS os personagens que já passaram pela serie; incluindo alguns novo como a Ridley, vilão da serie Metroid.
               

Agora quero falar de algumas coisas que eu queria ter visto na E3 e não mostraram. O remake do Final Fantasy 7 ainda é um mistério referente a sua produção e data de lançamento. Tivemos apenas alguns trailers em E3 passadas, e mais nada. Até eu que não joguei esse jogo e nem sou tão fã da serie, to curioso a respeito dele. A Square também não mostrou nada a respeito do jogo que está desenvolvendo juntamente com a Crystal Dynamics sobre Vingadores. O jogo já estava pra ter alguma noticia ainda esse ano, mas na E3 não foi falado nada. Eu espera muito que fosse anunciado já um novo Mortal Kombat, mas ainda vou ter que aguardar mais um pouco. Ubisoft não mostrou Rayman e nem Prince of Persia novos; tantas franquias boas largadas as traças e eles só nas mesmas.
É isso então; desculpe o post meio corrido e meio raso. Eu queria aproveitar que estamos no momento certo pra falar da E3; e eu também com meu tempo curto, não consegui acompanhar tudo o que eu queria. Mas como disse, falei mais daquilo que acompanhei e o que mais curti. Se tem algo que eu não comentei, que deixei passar; comenta por aqui e diga o que vocês curtiram nessa E3. Agora eu fico no aguardo dos próximos lançamentos que viram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário