domingo, 28 de janeiro de 2018

Ignorância: a ingenuidade dos burros e a prepotência dos intelectuais

Resolvi falar desse assunto, após algumas coisas que presenciei no Facebook, conversando com alguns amigos sobre isso e lembrando de fatos da minha vida. O ser humano não é perfeito e é um bicho estranho; com vários problemas, defeitos e costumes estranhos. Um dos problemas da humanidade que vejo, é a ignorância. Mas eu não digo "ignorância" somente se referindo a pessoas burras, desinformadas e desinteressadas em buscar conhecimento; mas também me referindo a pessoas que se intitulam "intelectuais", que só porque se acham mais espertas e inteligentes que os outros, acabam sendo grosseiras, mal-educadas e impaciente com quem sabe menos. Vou tentar explicar bem o que quero dizer.


Existem algumas pessoas nesse mundo, que realmente são muito burras, não iram entender as coisas mesmo que explique milhares de vezes e também, aquelas que fazem questão de não ir atrás de informações e mesmo que estejam errados, vão continuar afirmando que estão certos. Mas existe aquelas pessoas leigas, que não entendem de algum assunto, mas querem aprender e ter o conhecimento a mais sobre algo. Estar por dentro do assunto, adquirir mais conhecimento, dar sua opinião e saber o que está dizendo. E o que esse tipo de pessoa geralmente faz? Ou vão atrás por conta própria, buscando informações em sites, livros, videos, tudo que pode tirar suas duvidas e aumentar seus conhecimentos; ou perguntam diretamente à aqueles que são entendidos do assunto, pedindo explicações e mais detalhes daquilo que os interessa.

Do outro lado, temos o pessoal "pseudo intelectual", que podemos dividir em algumas categorias. Existem aqueles que só por saber mais que os outros, entender mais de algum assunto, são prepotentes e se acham superiores que os que sabem menos e gostam de menosprezar as pessoas mais leigas. Esses tipos de pessoas, geralmente não tem paciência com pessoas mais desinformadas, e acabam sendo muito mal-educados e intimidam essas pessoas. Outro tipo de pessoa sabichona, são aqueles que quando questionados sobre algo que não tem conhecimento ou não sabem a resposta; se negam a aceitar que não sabem responder e não conhecem aquilo que lhes foi perguntado. E para não dar o braço a torcer, inventam algo, falam besteira, só pra não admitir pouco conhecimento. Agora, tem aquelas pessoas de bom coração, pacientes e compreensíveis; que estão disposto a compartilhar conhecimento com os outros, tem toda a paciência do mundo para explicar algo para alguém e aceitam quando estão equivocados ou não sabem algo.

Eu me considero uma pessoa muito curiosa, com a necessidade do saber e do conhecimento; sempre fui de ir atrás de informações e de fazer muitas perguntas, até as minhas duvidas serem tiradas. Eu meio que sigo aquele ditado a risca: perguntar, não ofende. Ou então: se não perguntar, como é que vou aprender. E no caso, quando me perguntam de algo que eu tenho conhecimento, eu pacientemente, com toda atenção e boa vontade trato de explicar e passar o meu conhecimento.E logico, que quando perguntam algo que eu não sei responder ou explicar, eu sou sincero e digo: "isso eu não sei explicar direito; vou ficar devendo essa; vou procurar saber melhor e outra hora respondo/explico". Eu sou sincero, e admito quando não sei algo, não fico inventando coisas.

Agora, pelo meu lado mais de leigo, já passei justamente por esse lance com essas pessoas mais prepotentes. Muitas vezes perguntei na inocência sobre alguma coisa, e essas pessoas ditas inteligentes e conhecedores de tudo, me respondiam com ignorância, sendo mal-educados. Em vez de responder com calma, da maneira correta; essas pessoas vão e falam coisas como: "como você não sabe disso. Que pergunta mais idiota e sem sentido. O que você quer perguntando sobre isso. Você é muito burro." Eu hoje sou uma pessoa muito ressabiada, tímida e acoada; eu fico meio com medo de perguntar ou pedir as coisas para os outros, justo por causa da resposta que irei receber. Até mesmo de parentes e amigos já passei por isso. E até quando me fazem uma pergunta meio imbecil ou uma afirmação equivocado, eu fico com vontade de responder da mesma maneira que essas pessoas; mas daí eu paro e penso: eu gostaria de ouvir uma resposta dessas. Obvio que não. Esse tipo de atitude, pode afastar aqueles que tem interesse em algo. Imagina que alguém quer saber mais sobre uma banda, uma serie, um anime; e fandom desse assunto responde com grosseria. Isso vai fazer a pessoa pensar que o fandom é assim, e não vai mais querer saber aquilo.

Talvez esse texto não faça muito sentido, e não resolva nada; mas quis só passar um pensamento meu que vem à tempos pairando na minha cabeça. Não estou aqui pra trazer a verdade ou a paz pra todos; mas só uma dica e uma luz para as pessoas. Para esses tipo de pessoas, eu deixo algumas sugestões. Para os leigos e desinformados; não tenha medo de perguntar, vá atrás de respostas e informações. Para os mais espertos e sabidos; não se achem superiores que os outros, passem seus conhecimentos, e tentem ser mais paciente e atenciosos com quem pergunta e quer aprender. E pra ambos os lados; errar é humano, temos que aprender com nossos erros, alguém disse algo erro, vá lá e corrija a pessoa de forma educada.

E vocês, já presenciaram coisas assim? Se identificam com alguns desses casos e tipos de pessoas? Bem, aposto que ninguém quer se considerar burro, mas todos querem se considerar inteligentes.

Um comentário:

  1. Eu como bom conhecedor de certos assuntos quando vou e corrijo a pessoa de boa vontade com toda educação tem alguns que se incomodam bastante e se sentem atacados. Eu acho isso muito ruim e frustrante porque eu só estou querendo ajudar. Hoje em dia evito fazer isso muito e se a pessoa se irrita bom, paciência, me afasto e fico na minha.

    ResponderExcluir